TAS 1×05: The Survivor

Uma famosa figura da Federação guarda um grande segredo

Sinopse

Data Estelar: 5143.3: Durante uma missão de patrulha da Zona Neutra Romulana, a USS Enterprise altera seu curso para auxiliar uma nave, vítima de uma nuvem de meteoros, registrada em nome de Carter Winston, desaparecido há mais de cinco anos. Winston é um grande conhecido na Federação por suas ações filantrópicas em diversas colônias. O Dr. McCoy demonstra especial gratidão, pois, dez anos antes em Cerberus, quando sua filha ainda estava na escola, Carter utilizou sua fortuna pessoal para salvar a população do planeta da fome quando uma safra foi perdida. Spock informa a Winston que sua noiva, a tenente Anne Nored da segurança, está a bordo e a notificará assim que as fitas de identidade com as credenciais do filantropo forem verificadas.

A identidade de Winston é confirmada e ele se submete a um exame médico. O Dr. McCoy nota que as leituras estão um pouco fora do normal e talvez seu equipamento necessite uma nova calibragem. Terminado o exame, Winston recebe Anne na enfermaria e conta-lhe que sua nave foi danificada e caiu no planeta Vendor. Após o acidente ele foi submetido a uma cirurgia, implante de pele e renovação óssea. Ele diz estar mudado e portanto nunca poderão se casar, para tristeza de Anne.

O capitão Kirk recebe Winston em sua cabine. A nave de Carter foi colocada no hangar da Enterprise e está bastante danificada. Segundo o relatório do engenheiro Scott, está além de qualquer reparo. Enquanto Kirk informa sobre o estado da pequena nave, Winston sofre uma transformação e revela, sem que o capitão note, sua verdadeira aparência: ele é uma criatura com seis tentáculos. Winston faz Kirk perder a consciência com um simples toque e assume sua aparência.

A enfermeira Chapel informa o Dr. McCoy que os equipamentos médicos estão funcionando normalmente e as leituras continuam apresentando variações. O doutor determina que sejam feitos novos exames. Na ponte, Winston, com a aparência de Kirk, ordena um novo curso para Rator III, atravessando a Zona Neutra. Sulu adverte sobre a violação do tratado com os romulanos, o que lhes dá direito de confiscar a Enterprise, mas o capitão mantém sua ordem. Spock informa que os sensores de longo alcance detectam a presença de um objeto não identificado na Zona Neutra. Poderia ser uma nave de carga, mas não é prudente violar o acordo e entrar na região. Kirk revela que, segundo informações de Winston, a missão a Rator III é de vital importância para a sobrevivência de sua população.

O verdadeiro Kirk desperta e dirige-se à ponte. Ele revela a Spock que adormeceu enquanto elaborava o relatório sobre o encontro com a nave de Winston, algo que nunca lhe ocorreu. Ao ser informado sobre a alteração de curso, o capitão não se lembra de ter dados tais ordens. Spock mostra-lhe então os registros em vídeo da nave. Kirk determina que Scott assuma o comando e a saída da Zona Neutra em dobra 8. No caminho para a enfermaria, confessa a Spock não se lembrar de ordenar a entrada em território romulano.

Winston visita o Dr. McCoy na enfermaria e mais uma vez assume sua forma real deixando o médico inconsciente. A tenente Nored encontra o estranho alienígena na forma do doutor. Ela desabafa sobre sua situação com seu antigo noivo. Kirk e Spock chegam à enfermaria e o capitão solicita exames para avaliar sua condição, mas o falso McCoy informa-lhes estar ocupado no momento. O capitão e seu primeiro oficial desconfiam do comportamento estranhamente amigável do doutor e retornam à enfermaria, onde encontram o verdadeiro McCoy desacordado no chão e algo fora do normal: há uma terceira mesa de exames na sala. Kirk ameaça Winston em seu disfarce de equipamento médico com ácido orientino caso ele não revele sua presença. O vendoriano assume sua aparência real e consegue escapar. Sua espécie tem a capacidade de rearranjar sua estrutura molecular.

A Enterprise é colocada em estado de alerta. O alienígena reassume a forma de Winston e logo é confrontado por Anne Nored, armada com um feiser, mas ele foge. Kirk confronta a tenente por não ter disparado, garantindo a segurança da nave. Dois cruzadores de batalha se aproximam da Enterprise. O comandante romulano exige que o tratado seja cumprido e a nave da Federação lhe seja entregue. Kirk solicita cinco minutos para informar sua tripulação.

Porque as naves romulanas já pareciam estar de prontidão, Kirk deduz que o pedido de socorro de Winston foi uma armadilha para implantar um espião a bordo da Enterprise. O capitão confronta o comandante romulano informando que o estratagema de atrair sua nave e o uso de um agente vendoriano são também violações do tratado, mas o romulano nega as acusações e ameaça atacar a Enterprise.

Na engenharia, Winston sabota os escudos defletores e tenta fugir da Enterprise mas Sulu detecta a abertura das portas do hangar e impede sua escapada. Segundo Scott, o reparo dos escudos levará duas horas, tempo que a Enterprise não tem.

Uma segunda vez, a tenente Nored encontra Winston. Ele a informa como o verdadeiro Carter morreu: sua nave sofreu uma queda e ele foi cuidado pelo impostor. Quanto mais tempo um vendoriano passa em uma determinada forma, mais assume suas memórias, emoções e atitudes. O alienígena revela sua verdadeira aparência para Anne e consegue escapar quando a Enterprise é atingida por um torpedo romulano.

O comandante adversário exige a rendição da Enterprise, que sem seus defletores não é páreo para uma batalha. Mas algo inesperado acontece: os escudos dianteiros voltam a operar. Kirk ordena o disparo dos feisers e torpedos fotônicos em conjunto nos propulsores da nave romulana líder. O segundo cruzador responde ao fogo e a Enterprise revida.

Mesmo sem sofrer danos severos, a nave romulana parte em retirada por suspeitar que o espião foi capturado. Kirk cumprimenta Scott pelo reparo dos escudos a tempo, mas o engenheiro nega tê-lo feito. A conclusão lógica é que Winston rearranjou sua estrutura molecular e assumiu a forma do escudo defletor. Ele lamenta ter colocado a Enterprise em perigo. Um pária em sua sociedade, recebeu a oferta de trabalhar para os romulanos, mas as memórias de Carter, seu amor pela vida e por Anne o fizeram mudar de opinião. Ele irá a julgamento, mas sua conduta ao salvar a nave será levada em consideração.

Comentários

O verdadeiro Carter Winston era um milionário filantropo. A aquisição de fortunas seria posteriormente descartada como uma motivação pessoal no universo de Jornada nas Estrelas. Deep Space Nine difundiu o latinum como uma forma de realizar transações comerciais com outras espécies, utilizado principalmente pelos ferengis.

O Dr. McCoy menciona sua filha, habitante de Cerberus. Dorothy Fontana escreveu o episódio “Joanna” para a terceira temporada da Série Clássica onde a personagem título, Joanna McCoy, seria a filha do médico. O roteiro foi reescrito e se tornou “The Way to Eden”e Joanna foi substituída por Irina Galliulin. Insatisfeita com as alterações, Fontana solicitou para ser creditada como Michael Richards.

Alguns elementos do episódio parecem um tanto anacrônicos para o espectador de hoje. Para confirmar a identidade de Winston, Spock solicita suas fitas – no plural – de identificação. Tais fitas contêm registros de voz e digitais. Não faz muito sentido, pois todos esses elementos, e outros como a análise do DNA, poderiam ser extraídos do próprio Winston.

Quando perseguido, o vendoriano assume a forma de Winston, mesmo sabendo esse ser o único estranho abordo da Enterprise. E ele comete o mesmo erro duas vezes! Anne Nored, oficial de segurança, mostra uma fraqueza erroneamente associada a mulheres ao deixar seus sentimentos por Carter interferirem na execução de seu dever. Ted Knight, a voz de Carter Winston, possui mais de cem créditos no cinema e televisão. Entre eles estão a versão animada de Viagem Fantástica, James West e O Tenente, outra criação de Gene Roddenberry. Seu nome não aparece nos créditos.

Essa foi a única contribuição do roteirista James Schmerer para Jornada nas Estrelas. Ele escreveu episódios para A Ilha da Fantasia – com Ricardo Montalban (Khan) –, a série de ficção científica Fuga das Estrelas e Carro Comando, protagonizada por William Shatner.

Avaliação

Citações

“We will notify her as soon as we’ve verified your credentials, Mr. Winston. If you have your identity tapes with you…”
“Spock! Of all the cold-blooded, inhospitable request I’ve ever heard!”
(Vamos avisá-la assim que verificarmos suas credenciais, Sr. Winston. Se estiver com suas fitas de identidade…)
“Spock! Essa é a requisição mais inóspita e cruel que já ouvi!”
Spock e McCoy

“Is there some problem, Doctor?”
“This instrument seems a little of. I’ve never gotten quite this reading from a human before.”
“Are you suggesting I’m not quite human, Doctor?”
(Algum problema, Doutor?)
(Este instrumento parece meio impreciso. Nunca vi esta leitura antes num humano.)
(Está sugerindo que não sou totalmente humano, Doutor?)
Winston e McCoy

“Captain, did you notice Dr. McCoy’s reaction when I asked him if there was any possibility he might have made an error?”
“He said there’s always that possibility. And that’s not like Bones at all. Come on.”
(Capitão, notou a reação do Doutor McCoy quando perguntei se havia alguma possibilidade de ele ter cometido um erro?)
(Ele disse que isso é sempre possível. O Magro não é assim. Vamos.)
Spock e Kirk

“Doctor, you are a man of curious habits, but I have never known you to nap on the laboratory floor.”
“Did you say I’m a man of curious habits? Jim’s talking to a table.”
(Doutor, é um homem de hábitos curiosos, mas nunca soube que cochilasse no chão do laboratório.)
(Falou que sou um homem de hábitos curiosos? Jim está falando com uma mesa.)
Spock

“Anne, this is what I am. Can you love this?”
(Anne, eu sou assim. Pode amar isso?)
Winston

“What manner of beastie is that?”
“Your deflector shield, Mr. Scott.”
(Que tipo de criatura é esta?)
(Seu escudo defletor. Sr. Scott.)
Scott e Spock

Trivia

  • Esse foi o quinto episódio produzido para A Série Animada, e o sexto exibido.
  • A tenente Uhura aparece na ponte, contudo não possui falas no episódio. Nichelle Nichols empresta sua voz para Anne Nored.
  • A Nova Geração possui um episódio de nome semelhante na terceira temporada: “The Survivors”.
  • M’Ress e Gabler fazem sua primeira aparição nesse episódio. M’Ress é uma oficial caitiana da ponte de aparência felina e Gabler é um humano que atua na engenharia e na divisão de segurança.
  • Os romulanos fazem sua primeira aparição na Série Animada nesse episódio, e utilizam cruzadores de batalha klingon. Curiosamente, não usam o dispositivo de camuflagem.
  • Cerberus é o nome do cão de três cabeças da mitologia grega.
  • O episódio foi adaptado por Alan Dean Foster no livro Star Trek Log Two publicado pela Ballantine Books em agosto de 1974.

Ficha técnica

Escrito por James Schmerer
Direção de Hal Sutherland

Exibido em 13 de outubro de 1973

Título em português: “O Sobrevivente”

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura/Anne Nored
Majel Barret como Christine Chapel/M’Ress/Voz do Computador
James Doohan como Montgomery Scott/Gabler/comandante Romulano

Elenco convidado

Ted Knight como Carter Winston/Vendoriano

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição e Revisão Ricardo Delfin

Episódio anterior | Próximo episódio