Chabon homenageia autoras e fãs de Star Trek

Em seu Instagram, Michael Chabom fez uma homenagem muito bonita às mulheres autoras e fãs de Star Trek. Esse é o texto que ele publicou:

“Com o retorno, no último episódio de #startrekpicard, do personagem de #melindamsnodgrass #BruceMaddox (visto pelo primeira e última vez no episódio “Measure of a Man” (s02e09), quero expressar o quanto nós, de #Picard, honramos e agradecemos a ela e a todas as criadoras, sustentadoras, inventoras, re-inventoras e todas as que ousadamente foram em #StarTrek, de Snodgrass (1), à nossa amada #KirstenBeyer (2 – autora do episódio “Stardust City Rag”, com Maddox); da seminal #DCFontana (3, TOS, TAS, TNG) a #JeriTaylor (4, TNG, VOY). Sem essas mulheres, #StarTrek não seria o universo vasto, complexo, multicamadas e infinitamente recompensador em que se tornou. Vamos também ajoelhar e homenagear, enquanto estamos nisso, o papel crítico – indispensável – desempenhado por fãs heroicas de Trek como #BjoTrimble (5), #JoanWinston (6), #JacquelineLichtenberg (7), # DevraLangsam (8) e #SondraMarshak (não consegui encontrar uma imagem!), cujo trabalho incansável e alegre, em grande parte não remunerado ou mal remunerado, manteve Trek vivo e florescendo durante a “idade das trevas” entre o cancelamento de #TOS (1969) e o primeiro longa-metragem (1979), e além. #kraith”

Alguns detalhes sobre as mulheres homenageadas (as fotos constam da publicação de Chabon no Instagram)

Melinda M. Snodgrass (nascida em 27 de novembro de 1951) é uma escritora que trabalhou em várias histórias de A Nova Geração, além de ter sido editora, durante a segunda temporada da série e consultora de roteiro executivo na terceira temporada. Um dos primeiros episódios que ela escreveu foi “Measure of a Man”, onde aparece pela primeira e única vez o personagem Bruce Maddox, que retorna em Star Trek: Picard.

 

Kirsten Beyer é autora de uma série de livros, principalmente novelas sobre a série Star Trek: Voyager. Desde 2016, faz parte da equipe de escritores de Discovery, escrevendo os episódios “Si Vis Pacem, Para Bellum” e “Saints of Imperfection”. É também produtora executiva de Star Trek: Picard. Escreveu as três revistas em quadrinhos “Countdown”, o Short Trek “Children of Mars” e o episódio “Stardust City Rag”.

 

D.C.Fontana (Dorothy Catherine Fontana – 25 de março de 1939 – 2 de dezembro de 2019) escreveu 10 episódios da Série Clássica, bem como foi editora de histórias deste seriado; foi produtora associada e escreveu um episódio da Série Animada; foi produtora associada e escreveu cinco episódios para A Nova Geração e também escreveu um episódio de Deep Space Nine.

 

Jeri Taylor (nascida em 30 de junho de 1938) juntou-se à equipe de A Nova Geração no início da quarta temporada, como supervisora de produção, escrevendo dois episódios “The Drumhead” e “The Outcast”. Depois de dois anos, tornou-se co-produtora executiva com Rick Berman e Michael Piller e atuou como produtora executiva e showrunner na sétima e última temporada de A Nova Geração. Quando a produção desta série terminou, Taylor se transferiu para a equipe de produção de Voyager, atuando como produtora executiva, escrevendo também nove episódios. No início da terceira temporada, tornou-se showrunner e permaneceu nesse papel até o final da quarta temporada em 1998, quando se aposentou. Apesar da aposentadoria, ela continuou a trabalhar com a equipe de Voyager, como consultora criativa,  durante as últimas três temporadas da série.

 

Bjo Trimble (Betty JoAnne Trimble – nascida em 15 de agosto de 1933) e seu marido fizeram parte da bem-sucedida campanha “Save Star Trek” (Salve Star Trek), creditada como responsável pela 3ª temporada da série original, que estava para ser cancelada após a 2ª temporada.

 

Joan Winston (19 de junho de 1931 – 11 de setembro de 2008) foi uma americana trekker que ajudou a organizar a primeira convenção de fãs de Star Trek e se tornou uma figura-chave na cultura de fãs da franquia.

 

Jacqueline Lichtenberg (nascida em 25 de março de 1942) é autora de muitos livros, sendo o mais notável “Star Trek Lives”, um relato e análise da cultura de fãs de Star Trek, co-escrita com Sondra Marshak e Joan Winston, e também das histórias iniciais de “Kraith”, série de ficção escrita por fãs.

 

Devra Langsam é uma das primeiras fãs de Star Trek a editar fanzines, como Spockanalia e outros e organizadora da primeira conveção de Star Trek em Nova York, em 1972.

 

Sondra Marshak e Myrna Culbreath

Sondra Marshak (nascida em 15 de junho de 1942) é autora e editora de vários romances iniciais de Star Trek e uma das biógrafas de William Shatner. Ela frequentemente trabalhava com sua parceira Myrna Culbreath, onde foram editoras da antologia “Star Trek: The New Voyages”.