Conheça a primeira aparição dos Cardassianos em Jornada

A Nova Geração é o grande destaque do fim-de-semana no USA, com o excelente episódio “The Wounded”, o primeiro a mostrar os Cardassianos no universo de Jornada nas Estrelas.

Confira tudo sobre os novos episódios em nosso suplemento semanal.

 

“The Wounded”
(“Feridas”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 086
Exibição nos EUA: 28/01/1991
Data Estelar: 44429.6

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Picard fica chocado quando descobre que uma nave da Federação renegada, sob o comando do capitão Benjamin Maxwell, está destruindo naves Cardassianas, o que ameaça seriamente a frágil paz da Federação com o Império Cardassiano após anos de conflitos.

Com o Cardassiano Gul Macet a bordo, a Enterprise vai de encontro à USS Phoenix, a nave renegada, e testemunha através de uma monitoração de longo alcance a destruição de mais duas naves Cardassianas pelo capitão Maxwell.

O’Brien, antigo oficial tático de Maxwell, acha os atos de seu antigo comandante difíceis de acreditar, pois o capitão da Phoenix sempre foi um exemplo de oficial. Maxwell, segundo ele, deve ter uma razão muito forte para fazer tais ataques.

Cabe agora a Picard e a O’Brien deter Maxwell e descobrir o porquê desses atos de terrorismo.

Notas:

Neste episódio é citado o código para baixar os escudos de outra nave da Frota, como visto em Jornada nas Estrelas II.

A música irlandesa que O’Brien e Maxwell cantam neste episódio, chama-se “The Minstrel Boy”, de autoria de Thomas Moore. Esta música é notória do filme “The Man Who Would Be King”.

Marc Alaimo, que interpreta o primeiro Cardassiano visto emJornada nas Estrelas, Gul Macet, é mais conhecido como outro Cardassiano: Gul Dukat, da série Deep Space Nine. Marc Alaimo já interpretou na Nova Geração outros dois alienígenas: um Antican em “Lonely Among Us” e um Romulano em “The Neutral Zone”. Ele ainda interpreta um humano no episódio do 6º ano“Time’s Arrow”. Antes de Marc Alaimo, apenas um ator havia interpretado três alienígenas diferentes em Jornada: Mark Lenard, que fez o Vulcano “Sarek”, um capitão Klingon no primeiro filme deJornada nas Estrelas para o cinema e um comandante Romulano na Série Clássica.

O estranho capacete dos Cardassianos visto aqui não voltará a aparecer.

Elenco convidado:

Bob Gunton como o capitão Benjamin Maxwell
Rosalind Chao como Keiko Ishikawa O’Brien
Marc Alaimo como Gul Macet
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Marco Rodriguez como Glinn Telle
Time Winters como Glinn Daro
John Hancock como almirante Haden

Dirigido por Chip Chalmers
História de Stuart Charno, Sara Charno Cy Chermak
Roteiro de Jeri Taylor

 

“Sanctuary”
(“Santuário”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 030
Exibição nos EUA: 29/11/1993
Data Estelar: 47391.2.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Três milhões de refugiados, de uma raça do quadrante Gama chamada de “Skrreeans”, atravessam a Fenda Espacial, acreditando que Bajor seja o paraíso perdido de suas lendas. Mas o número de refugiados é tão grande que pode afetar as mais básicas condições de vida do tão sofrido planeta Bajor.

Notas:

Presença de Nog.

Participação de Andrew Koenig (filho de Walter Koenig, o Chekov da série original de Jornada) como Tumak.

Presença de Kitty Swink (esposa de Armin Shimerman, o Quark de DS9) como a Ministra Rozahn. Swink participaria novamente da série em “Tacking Into The Wind”, da sétima temporada, como a Vorta Luaran.

Participação de William Schallert, o Nilz Barris do episódio da segunda temporada da série original “The Trouble With Tribbles”.

É citado novamente o nome DOMINION como uma importante força político-econômica-militar do quadrante Gama.

A frota de naves dos “Skrreeans” foi construída por Glenn Neufeld e David Takemura, após várias visitas a lojas de modelos, inclusive utilizando miniaturas de carros e tanques de guerra.

O modelo da nave principal dos “Skrreeans” foi construído por Steven Berg (“The Abyss”) e por Ron Thorton (Foudation Imaging) e foi utilizado anteriormente em Jornada no episódio da terceira temporada da Nova Geração “The Booby Trap”.

Elenco convidado:

William Schallert como Varani
Andrew Koenig como Tumak
Aron Eisenberg como Nog
Michael Durrell como General Hazar
Betty McGuire como Vayna
Robert Curtis-Brown como Vedek Sorad
Kitty Swink como Minister Rozahn
Deborah May como Haneek
Leland Orser como Gai
Nicholas Shaffer como Cowl

Dirigido por Les Landau
História de Gabe Essoe Kelley Miles
Roteiro de Frederick Rappaport

 

“Learning Curve”
(“Curva de Aprendizagem”)

Voyager
1ª temporada

Episódio 016
Exibição nos EUA: 22/05/1995
Data Estelar: 48846.5.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

Quando um engenheiro Maquis de nome Dalby interrompe a força do grid de energia de Voyager por fazer um conserto sem autorização, Janeway percebe que não pode esperar comportamento de oficiais da Frota de tripulantes Maquis que nunca frequentaram a Academia. Para trazer o protocolo da Frota à eles, Janeway pede que Tuvok treine um grupo de quatro recrutas, inclusive Dalby.

Notas:

Esse episódio foi escrito pela dupla Ron Wilkerson e Jean Matthias. Os dois também escreveram o elogiado episódio da última temporada da Nova Geração, “Lower Decks”. Os dois episódios introduzem um novo quarteto de jovens tripulantes que observam o alto escalão da nave (neste caso, Tuvok) sob a ótica de uma tripulante novato e comum.

Após este episódio, estava previsto que faltariam mais quatro episódios para completar a temporada. Porém, a UPN resolveu deixar os quatro restantes para a abertura da segunda temporada, esperando assim, como sairia na frente das outras emissoras na volta das reprises, conseguir mais audiência. Os episódios já filmados que foram atrasados são: “The 37’s”“Elogium”,“Twisted” e “Projections”, este último com a presença do personagem recorrente da Nova Geração, tenente Reginald Barclay (Dwight Schultz).

Elenco convidado:

Armand Shultz como Dalby
Derek McGrath como Chell
Kenny Morrison como Geron
Catherine MacNeal como Henley
Thomas Alexander Dekker como Henry
Lindsey Haun como Beatrice

Dirigido por David Livingston
Escrito por Ronald Wilkerson e Jean Louise Matthias