TV Globo registra domínio jornadanasestrelas.com.br

Dois dias atrás, o Trek Brasilis recebeu um e-mail reportando que a Globo teria registrado junto à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), órgão responsável pelo cadastro de endereços de Internet no Brasil, o domínio www.jornadanasestrelas.com.br, desviando-o diretamente para o site globo.com.

De posse das informações fornecidas pela Fapesp, o Trek Brasilis foi a campo investigar. A primeira hipótese estudada foi a de ligar o movimento ao canal USA Network, que atualmente exibe as quatro séries de Jornada. O USA é uma joint-venture da Universal Studios e da Globosat –empresa pertencente ao grupo Globo.

Franklin Costa, do departamento de marketing do USA, negou a ligação. “Realmente eu não sei de nada a respeito e acredito que ninguém aqui o saiba. Nossos laços com a TV Globo são muito curtos. De comum, temos apenas o mesmo chefe (e isto fica apenas por 50%, porque os outros estão com o Universal Studios). Enfim, não sabemos nada a respeito, nem fomos comunicados”, disse.

Depois, o único passo lógico seria entrar em contato com a Globo. Utilizando o telefone e o nome fornecidos pela Fapesp, entramos em contato com a pessoa responsável pelo registro do domínio, a advogada Regina Sampaio, do departamento jurídico da empresa.

Ela confirmou que o registro realmente foi feito, em 8 de fevereiro de 2001, mas que não passou de um engano. “O registro foi feito de forma incorreta, mas não houve nenhuma intenção de infringir copyrights”, afirmou Sampaio. A marca Jornada nas Estrelas é registrada pela Paramount Pictures.

Segundo ela, a Globo não tem nenhum interesse ou vínculo com Jornada nas Estrelas, nem deve vir a ter em um futuro próximo. Ela também garantiu que um pedido de cancelamento já havia sido enviado à Fapesp para o cancelamento.

“O domínio só ainda não foi cancelado porque a Fapesp só faz isso quando há o não-pagamento da taxa de registro”, disse Sampaio. Por ora, ao visitar www.jornadanasestrelas.com.br, o internauta continua caindo no globo.com.

Desfeito o suposto equívoco, resta agora continuar visitando o domínio, até que a situação esteja normalizada. De qualquer forma, é sempre bom dar uma prensa na Globo… e os trekkers que temiam uma associação entre o bom nome de seu seriado favorito com a megaempresa de comunicação de Roberto Marinho podem respirar aliviados.