Novas imagens do DVD de Jornada I aparecem na rede

Com a polêmica galopante sobre a Série V, a turma da Paramount nem se incomodou em trazer novas imagens do esperado DVD de “Jornada nas Estrelas – O Filme”, que terá uma nova edição, feita pelo diretor original, o incrível Robert Wise (“O Dia em que a Terra Parou”, “A Noviça Rebelde”).

Além da nova edição, que dará novo ritmo ao filme, haverá também novos efeitos especiais. Ao longo do projeto, a equipe fez questão de enfatizar que esta não era uma tentativa de apenas colocar mais imagens espetaculares de efeitos visuais, apenas para chamar a atenção do público.

Ao contrário do que George Lucas fez com sua trilogia original de “Star Wars”, a idéia aqui era apenas fazer retoques e facilitar a narrativa –sem grandes alterações.

Pois bem. As imagens divulgadas agora provam exatamente isso. Pequenos detalhes, mas que trazem grande riqueza de detalhes ao filme, sem dar a impressão de que há uma mistura de elementos antigos e novos, como fica claro na nova edição da saga da Lucasfilm.

As novas imagens, cortesia do site IGN Filmforce, mostram mais uma vez a magia sutil e realista da empresa Foundation Imaging, que atualmente é responsável pelos maravilhosos efeitos de Voyager. Todo o trabalho atualmente feito em Voyager e na nova versão do filme conta apenas com CGI (imagens geradas por computador). Confira abaixo o novo material e decida por si mesmo se vale a pena ou não estar ansioso pelo novo DVD, que deve chegar ao mercado norte-americano no segundo semestre.

O escopo de “Jornada nas Estrelas: O Filme” foi expandido justamente para a incorporação de novas tomadas como essa, criada pela Foundation Imaging. Essa figura mostra uma das várias novas cenas “cortadas” que não foram concluídas para o lançamento em 1979, mas agora trazem mais fluidez e amplitude ao modo de contar a história.

Originalmente, Kirk, Spock e McCoy só podia ver estrelas na janela atrás deles. Na Edição do Diretor de Wise, a sequência agora mostra um ângulo que mostra a traseira da Enterprise, permitindo ver uma de suas naceles.

Kirk se aproxima da Enterprise na doca. O filme original mostrava apenas uma reação em close de Kirk (William Shatner). A nova versão adiciona um reflexo da Enterprise na janela da nave auxiliar que leva o almirante.

A sequência entre Decker (Stephen Collins) e Ilya (Persis Khambatta) antes mostrava o diálogo com um fundo freto, porque os efeitos planejados não haviam sido concluídos. Agora o plano original foi completado, com novos efeitos, que mostram pela janela o interior de V’Ger.

Uma nova tomada mostra a sonda de energia de V’Ger invadindo a ponta de Enterprise e a envolvendo com tentáculos de luz, depositando a coluna de energia que iria estudar a ponte e sua tripulação. Na versão original, nunca chegamos a ver essa cena, apenas a sonda já na ponte.

Tomada retocada pela Foundation mostra com muito mais beleza a chegada de Kirk ao quartel-general da Frota Estelar, em San Francisco. A cena já existia na versão original, mas ganhou muito mais vida na nova versão.