Sites disputam a tapa posse da verdade sobre Série V

De um lado Estadão. De outro, Folha. Quem conhece a briga desses dois jornais brasileiros sabe até que ponto vai a rivalidade jornalística. O que é difícil de imaginar é que isso tome conta do ambiente trekker norte-americano com igual, ou até maior, intensidade.

Lá, os dois gigantes em combate são o TrekWeb e o TrekToday. Enquanto o segundo foi a fonte inicial do incrível rumor sobre os novos personagens da Série V, obtidos a partir de um suposto documento enviado a agências de talentos para a escolha do elenco, o primeiro está fazendo questão de tentar derrubar o “furo” tomado a qualquer custo.

Ontem mesmo, no relato publicado pelo Trek Brasilis, foi possível notar a disputa entre os dois –com o TrekToday publicando a bomba e o TrekWeb desmentindo, a partir do relato de um diretor de elencos britânico (essa história completa, incluindo os supostos detalhes sobre a nova série de Jornada podem ser encontrados aqui, no Arquivo do Trek Brasilis).

Pois saibam que a disputa continua séria. O TrekWeb passou o dia reforçando sua tese de que as informações divulgadas pelo TrekToday eram falsas. O site (que tem por política não publicar rumores não-fundamentados) chegou ao cúmulo de abrir uma manchete com o depoimento de um sujeito que não se identificou a ninguém, mas diz trabalhar em uma agência de Nova York, que teria ouvido os detalhes sobre a nova série, que nada teriam a ver com o documento divulgado no dia anterior.

O “informante”, usando uma linguagem bastante popularesca, disse não estar se aguentando para não contar do que se trata, apesar de ser obrigado a manter segredo. Entretanto, ele acaba optando por entregar o jogo. “Bem, apenas para que a maioria dos fãs de Jornada não sofram com os recentes (falsos) rumores, eu decidi quebrar meu silêncio e deixar escapar uma coisa que irá atiçar muitos fãs aí fora até o anúncio oficial: estejam prontos para aprender MUITO sobre o século 29 e os cinco séculos precedentes”, disse o anônimo.

Apesar de ter credibilidade quase zero, o relato ganhou manchete própria no TrekWeb, em vez de ser incorporado como uma atualização da notícia anterior, em que o executivo britânico dizia serem falsos os rumores.

Para completar a cutucada no TrekToday, o TrekWeb questionou o fato de Christian Sparborth, editor do site rival, não ter publicado nenhuma das declarações que contradizem o rumor sobre o capitão Archer e a Enterprise do século 22. Além disso, publicaram um terceiro depoimento anônimo, vindo de um suposto funcionário de outra agência, desta vez em Seattle.

Veja o que Steve Krutzler, editor do TrekWeb, diz da declaração:

“O TrekWeb recebeu um e-mail de alguém de uma agência de elencos em Seattle, WA, que diz ter passado os olhos por sobre um fax da Paramount na sexta-feira pedindo à agência para parar de mandar submissões para uma personagem chamada ‘Jazan Laan’, descrita como uma ‘mulher alta, dark e sexy, com poder, graça, mas ainda com um ambiente de misticismo na superfície de seu corpo Trill’. A fonte diz que a atriz Alicia Coppola, que apareceu em ‘Caretaker’ como a tenente Stadi e no filme de 1997 ‘Velocity Trap’ havia sido escolhida para o papel.

“Permita-me enfatizar que o TrekWeb não foi capaz de confirmar se um pedido de elenco já foi liberado de qualquer das fontes estabelecidas. Neste momento, esses e-mails estão chegando aleatoriamente, mas isso também caracterizaria o relato original que começou tudo isso, então deixe voar!”, alfineta Krutzler.

Apesar da clara tentativa de intencionalmente descredenciar o relato do TrekToday, o TrekWeb estava ganhando a parada. Até o fim da noite, quando Christian Sparborth resolveu atacar.

Em um novo relato, o editor do TrekToday acumula tantos relatos quanto possíveis, fazendo um compreensivo mapeamento das reações à publicação da matéria. Isso incluiu trechos mais completos do e-mail do suposto informante de Nova York, uma história não-publicada pelo TrekWeb, mas sim pelo site SyFy World. Veja o que Christian publicou:

“A notícia sobre a lista de personagens da Série V foi aparentemente um sinal para os insiders do franchise de Jornada aparecerem, já que recebemos várias negações da notícia. A maioria delas veio de pessoas anônimas, dizendo que a Série V seria a bordo da Enterprise-E, da Prometheus e de uma variedade de outras naves, mas duas delas também foram escolhidas por outros sites de notícias, e estão apresentadas abaixo.”

De quebra, o editor do TrekToday traz rumores publicados pelo site da revista britânica SFX, dizendo que a nova série está sendo chamada de “Enterprise” nos bastidores da Paramount. De acordo com a SFX, o novo programa terá que mostrar sua qualidade na primeira temporada para garantir um segundo ano, algo que há muito não é requerido de uma série de Jornada.

A insegurança viria do futuro incerto da UPN, rede de televisão que deve transmitir o primeiro ano da série a partir de setembro de 2001.

Além disso, o TrekToday colocou casualmente, em meio a este saco de gatos, a notícia de que sua lista de personagens foi parar na CNN. A agência publicou uma matéria sobre o assunto, citando o próprio Christian e seu site e afirmando que o departamento de publicidade da Paramount Television se recusou a comentar a história.

O interesse da CNN e essa reação da Paramount dá a entender que pode haver algo de verdade sobre a lista original. Ademais, ela conta com um trunfo interessante: o fax original contém o número correto do fax da Paramount, inclusive com a precisão da sala que está marcada no documento. Se a lista é uma farsa, foi muito bem elaborada –por alguém que conhecia o número da Paramount para colocar em seu documento falsificado.

Mesmo assim, a história continua muito pouco cercada de informações reais. A essa altura, ninguém sabe mais em quem acreditar. Se isso foi uma tentativa de descredenciar os sites mais populares de notícias para camuflar a verdade dos fãs, foi muito bem-sucedida.

Se não foi, a verdade deve emergir em breve. Enquanto isso, vale a pena acompanhar o duelo dos dois sites que disputam a hegemonia frente ao público internacional. Pode ser pouco informativo, mas é divertido.