Barclay está de volta à Nova Geração no fim-de-semana

Mais uma aparição do tenente Reginald Barclay, um dos personagens recorrentes favoritos da Nova Geração, está garantida para quem vai assistir aos inéditos do fim-de-semana no USA Network. De quebra, Jadzia Dax vira instrutora e Neelix e Paris saem pra briga e começam a tradição de destruir naves auxiliares em Voyager. Esteja preparado para o fim-de-semana, com nosso suplemento Jornadas Inéditas.

 

 

“The Nth Degree”
(“Menino Prodígio”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 093
Exibição nos EUA: 01/04/1991
Data Estelar: 44704.2.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Enviada para reparar o telescópio de Argus Array, a Enterprise descobre uma sonda alienígena perto da instalação. Uma onda de energia disparada da sonda atinge La Forge e o tenente Reginald Barclay, que haviam sido enviados ao telescópio em uma nave auxiliar.

Ao voltarem a si, ambos se apresentam sem ferimentos, porém Barclay começa a demonstrar habilidades que ele antes não tinha, inclusive uma inteligência acima do normal. Esse é o início dos problemas a bordo da Enterprise-D quando Barclay, um tímido e confuso engenheiro, começa a se transformar no ser humano mais evoluído que já foi visto.

Notas:

Após “Hollow Pursuits”, os produtores estavam atrás de uma forma de trazer de volta à série um dos personagens recorrentes mais queridos do público, Reginald Barclay, interpretado por Dwight Schultz. Quando Joe Menosky surgiu com um roteiro que abordava um ser humano superinteligente, rapidamente ele foi reescrito para que Barclay reaparecesse na Nova Geração.

Após este episódio, Barclay retornará apenas no episódio “Realm of Fear”, do sexto ano.

A nave auxiliar de La Forge e Barclay mostrada neste episódio tem o nome de “Feynman”, em homenagem ao físico Richard P. Feynman, ganhador do prêmio Nobel em 1965.

Após mostrar que tem afinidades com dança (“Data’s Day”), desta vez a dra. Crusher nos mostra sua afinidade com teatro, na sequência “Cyrano de Bergerac” do episódio. Essas demostrações de que a dra. Crusher tem hobbies e talentos foram idéia da própria Gates McFadden, prontamente aprovada pelos produtores.

Jim Norton, que aqui interpreta “Einstein”, volta a interpretar o físico em “Descent, Part I”.

Robert Legato, que dirigiu este episódio, foi o diretor de apenas dois episódios da Nova Geração. Seu outro trabalho foi em“Ménage à Troi”.

Elenco convidado:

Dwight Schultz como tenente-júnior Reginald Barclay
Jim Norton como Einstein
Kay E. Kuter como Citeriano
Saxon Trainor como tenente Linda Larson
Page Leong como alferes April Anaya
David Coburn como alferes Brower

Escrito por Joe Menosky
Direção de Robert Legato

 

“Playing God”
(“Brincando de Deus”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 037
Exibição nos EUA: 28/02/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Um jovem Trill, de nome Arjin, chega à estação para dar continuidade em seus treinamentos, visando uma futura união com um simbionte. Nesta parte de seus estudos ele deve interagir com um instrutor Trill (no caso de Arjin, Jadzia Dax) já unido, que lhe oferecerá uma perspectiva sobre como é a vida de um Trill unido.

Ao mesmo tempo, tal instrutor deve se assegurar de que o candidato poderá um dia ter a honra também de se unir a um simbionte. Arjin está muito nervoso e inseguro, pois o simbionte Dax é famoso por eliminar sumariamente candidatos do programa de seleção.

Para complicar a história, Arjin e Jadzia trazem por engano um “protouniverso” para Deep Space Nine. Tal microuniverso está se expandindo e logo destruirá toda a estação. E não irá parar por aí.

Notas:

Participação de Richard Poe como Gul Evek (ver mais sobre ele no episódio duplo “The Maquis”, mais à frente nesta segunda temporada).

A história original de Jim Trombetta enfatizava muito mais o aspecto envolvendo o “protouniverso” no episódio. Ainda que seja mais ou menos óbvio que Ben Sisko não iria decidir destruir um “protouniverso” contendo vida, Trombetta enfatiza que a versão filmada levou isso a um outro extremo, onde nem mesmo a discussão ética chega a atingir o público em nenhum momento. Foi Michel Piller que acabou escrevendo a versão final do roteiro e foi também de sua responsabilidade a mudança do foco do episódio para a relação entre Jadzia e Arjin. Ira Behr disse que o episódio foi extremamente problemático pois a idéia original do “protouniverso” parecia nascida já como um fracasso.

Foi por insistência do diretor David Livingston que acabamos por ver os voles Cardassiano bem de perto. Michael Westmore é que desenhou o conceito dos roedores.

Foi construído, sob a supervisão do especialista em efeitos visuais Gary Hutzel, um modelo físico adicional para a parte do anel de atracação da estação, para ser utilizado nas cenas em que o “protouniverso” vai abrindo seu caminho através do casco exterior da Deep Space Nine.

Elenco convidado:

Geoffrey Blake como Arjin
Ron Taylor como o chefe Klingon
Richard Poe como Gul Evek
Chris Nelson Norris como o homem alienígena
Majel Barrett como a voz do computador

História de Jim Trombetta
Roteiro de Jim Trombetta e Michael Piller
Direção de David Livingston

 

“Parturition”
(“Nascimentos”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 023
Exibição nos EUA: 09/10/1995
Data Estelar: 49068.5.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

Quando Kes pede a Tom Paris que seja seu instrutor de vôo, ele descobre que está apaixonado por ela. O ciumento Neelix toma conhecimento desse interesse e briga com Tom na frente da tripulação. Intencionalmente ou não, Janeway envia ambos em uma missão para coletar suprimentos para a Voyager. Resta saber se eles serão capazes de colocar suas diferenças de lado para executar as ordens da capitã…

Notas:

Este episódio, mais um dirigido por Jonathan Frakes (William T. Riker), havia sido originalmente chamado de “The Fog”, antes de ganhar seu nome final.

Neste episódio ocorre pela primeira vez a destruição de uma das naves auxiliares de Voyager. Ocorrências como essa acabaram se tornando um dos maiores problemas de continuidade da série: as naves auxiliares não acabavam nunca, embora fossem destruídas continuamente durante a série e não pudessem ser substituídas por outras em razão do isolamento da Voyager no quadrante Delta.

Aqui há uma boa chance de ver a capitã Janeway com um novo penteado. Os trabalhados modelos de penteado de Voyagergarantiram à série vários prêmios Emmy na categoria. O cabelo da capitã só iria se “estabilizar” na quarta temporada.

Elenco convidado:

George Spelvin como Gleknar

Escrito por Tom Szollosi
Direção de Jonathan Frakes