Q está de volta e Picard é Robin Hood, no USA Network

Quem é fã da entidade Q não pode perder os inéditos deste fim-de-semana no USA, mesmo que a Vash seja meio enjoadinha e um Robin Hood careca seja difícil de engolir… saiba o que você pode esperar da Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager, em mais uma edição de Jornadas Inéditas. E não deixe de conferir o clipe do USA para o inédito “QPid”, na seção de Vídeos da Nova Geração.

 

 

“QPid”
(“Qupido”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 094
Exibição nos EUA: 22/04/1991
Data Estelar: 44741.9.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Enquanto prepara-se para fazer um discurso para o Conselho Arqueológico da Federação, Picard é visitado por Vash, uma linda e intrigante arqueóloga que ele conheceu durante suas férias em Risa (“Captain’s Holiday”). Uma desavença ocorre entre o capitão e Vash quando Picard descobre que ela foi enviada para fazer uma escavação ilegal, e Vash descobre que Picard jamais a mencionou (e o envolvimento dele com ela em Risa) para seus amigos.

Subitamente a entidade Q que estava assistindo tudo aparece, e resolve pagar o favor que Picard fez à ele em “Deja Q”, levando toda a tripulação para uma simulação da floresta de Sherwood, onde Picard seria “Robin Hood” e Vash “Maid Mary”, fazendo assim com que Picard conquiste Vash. Não é preciso dizer que ninguém gostou da idéia de Q, e agora Picard e sua tripulação tem de achar uma maneira de voltar a realidade.

Notas:

Ira Steven Behr, criador de Vash e produtor da terceira temporada da Nova Geração, sugeriu que a Camelot do Rei Arthur fosse utlizada como palco para o triângulo formado por Picard-Vash-Q. Mas Michael Piller quis que a história se passasse na floresta de Sherwood, que, graças ao filme de Kevin Costner, estava na moda naquela época.

Durante as filmagens de uma luta com espadas, Jonathan Frakes, que dispensou o uso de um dublê, se feriu no olho quando sua espada quebrou durante a seqüência.

O destino da dupla formada por Q e Vash seria revelado apenas no episódio de Deep Space Nine “Q-Less”, da primeira temporada.

Após este episódio, Q retorna apenas na sexta temporada, em“True Q”. E Vash não será mais vista na Nova Geração.

Elenco convidado:

John de Lancie como Q
Jennifer Hetrick como Vash
Clive Revill como Sir Guy
Joi Staton como Servant

Roteiro de Ira Steven Behr
História de Ira Steven Behr e Randee Russell
Direção de Cliff Bole

 

“Profit and Loss”
(“Lucros e Perdas”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 038
Exibição nos EUA: 21/03/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Fugindo do seu próprio governo, três Cardassianos procuram abrigo em DS9. Dentre tais fugitivos, temos uma mulher de nome Natima Lang, que sete anos atrás teve um caso com Quark, um que não acabou de uma forma muito amigável.

Acontece que o casal de acompanhantes de Natima, a princípio apresentados apenas como seus alunos, são dois importantes líderes de um movimento de resistência Cardassiano, o qual se opôem a ditadura militar reinante naquele mundo. Para complicar a situação, Garak informa ao Comando Central Cardassiano sobre o paradeiro dos fugitivos.

Notas:

O segundo dia de filmagem do episódio coincidiu com o terremoto de 17 de janeiro de 1994 na Califórnia. Os atores que usariam maquiagem no dia (Ferengis e Cardassianos, entre outros) chegaram aos trailers de maquiagem lá pelas duas da manhã. Às 4h31, com o início dos tremores, a imensa maioria dos atores entrou nos seus carros, com maquiagem mesmo, e foi para casa. O diretor do episódio Robert Wiemer, veterano da Nova Geração e em sua estréia em DS9, lembra com um sorriso das faces dos pedestres (e mesmo dos outros motoristas) ao ver aquelas “criaturas” dirigindo carros pelas trepidantes ruas da Califórnia. Após o estúdio ser liberado para o reinício das filmagens, dois dias depois, o terremoto ainda continuou provocando atrasos, ora pelas intermináveis conversas entre os envolvidos, ora pelos pequenos tremores que se repetiram ainda por algum tempo.

Presença de Garak. Todos os produtores concordam que Garak foi a melhor coisa do episódio. Robert Wolfe mesmo destacou o fato de que aparentemente Garak não conhece a opção de tonteio em seu feiser.

Participação de Mary Crosby (parente de Denise Crosby, a Tasha Yar da Nova Geração).

Este episódio foi originalmente chamado de “Here’s Looking at You”, com um roteiro ABSURDAMENTE similar a “Casablanca”. O medo de uma ação legal e um pouco de “vergonha na cara” dos produtores levou a uma rescrita. Ira Behr ficou muito descontente com o produto final e ele detestou a caracterização de Quark como uma figura nobre e romântica no estilo de personagem que popularizou Humphrey Bogart, protagonista de “Casablanca”.

Armim Shimerman gostou muito de trabalhar com Mary Crosby, a quem ele definiu como extremamente profissional e linda. Ele mesmo confessou uma certa queda por ela durante as filmagens. Após cada beijo entre os dois as maquiagens tinham que ser retocadas pois as cores se misturavam e ambas as faces ficavam horríveis.

Aqui temos o primeiro uso do termo Comando Central para caracterizar o comando militar (e governamental) Cardassiano.

Elenco convidado:

Mary Crosby como Natima
Andrew Robinson como Garak
Michael Reilly Burke como Hogue
Heidi Swedberg como Rekelen
Edward Wiley como Gul Toran

Escrito por Flip Kobler & Cindy Marcus
Direção de Robert Wiemer

 

“Persistence of Vision”
(“Simulacros”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 024
Exibição nos EUA: 30/10/1995
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

À medida que a Voyager se aproxima do misterioso espaço Botha, uma cansada capitã Janeway recebe ordens do Doutor para tirar algumas horas de relaxamento no holodeck. Porém, sua diversão é interrompida por um chamado à ponte. Os donos da região agendam um encontro com a nave, para decidir se permitirão ou não sua passagem pelo território. Nesse meio tempo, Janeway, ainda agitada, começa a ver personagens de sua holonovela vagando pelos corredores da Voyager e descobre que pode se tratar de algo muito mais sério do que estresse do dia-a-dia no quadrante Delta…

Notas:

Nesse episódio temos a volta do ator Stan Ivar como Mark, o noivo que a capitã deixou na Terra. Sua primeira aparição foi no piloto da série, “Caretaker”. Também volta Michael Cumsty como o Lorde Burleigh e toda sua família, que já haviam estrelado no primeiro ano, em “Cathexis” e “Eye of the Needle”.

Em entrevista, Kate Mulgrew disse: “Um telepata toma a nave e se apresenta como meu noivo, o cara que deixei na Terra. Assombroso. E outras pessoas tomam forma na minha frente e começo a temer que estou perdendo o controle, o que significaria o fim da missão. Portanto, é uma coisa bem diabólica para Janeway –e deliciosa de atuar.”

Elenco convidado:

Stan Ivar como Mark
Michael Cumpsty como Lorde Burleigh
Carolyn Seymour como sra. Templeton
Thomas Alexander Dekker como Henry
Lindsey Haun como Beatrice
Warren Munson como almirante Paris
Patrick Kerr como Bothan
Marva Hicks como T’Pel

Escrito por Jeri Taylor
Direção de James L. Conway