Berman começa a entregar o ouro sobre futuro de Jornada

Uma entrevista com Rick Berman, o “cacique” de Jornada nas Estrelas, feita pelo jornalista Ian Spelling e divulgada na última sexta-feira pela Cinescape conseguiu valiosas informações sobre o futuro de Jornada nas Estrelas.

Berman pela primeira vez comentou de forma mais consistente a premissa da nova série, que ele atualmente chama de Série V, para não entregar o nome escolhido.

“Ela terá um tom mais próximo da Nova Geração e da Série Clássica que Deep Space Nine ou Voyager tiveram”, disse. “Ela se passa em uma época diferente de qualquer outra série de Jornada já feita. Teremos sete personagens regulares, cinco deles humanos, dois deles não. Também teremos uma nave espetacular. Gostaria de poder dizer mais, mas não posso.”

Curiosamente, as declarações de Berman quanto aos personagens se encaixam perfeitamente na lista divulgada há algumas semanas pelo site TrekToday, que contava as aventuras do capitão Jackson Archer a bordo de uma Enterprise do século 22. Naquela lista haviam exatamente cinco humanos e dois alienígenas. Clique aqui para ver a lista original.

Berman disse que a meta e estrear a série em setembro de 2001, na rede UPN. Segundo ele, será possível filmar o piloto (duplo) e mais um episódio antes das greves de atores e escritores que devem acontecer em Hollywood no segundo semestre.

O produtor-executivo também fez questão de realçar que pretende trazer uma cara nova para Jornada. “O que Brannon (Braga) e eu estaremos fazendo na Série V é tentar trazer o maior número de novas vozes possível, em termos de diretores, novos roteirirstas e novos elementos de design, seja em figurino, maquiagem, cenários ou música”, disse. “Estamos tentando reunir uma equipe mais nova e com menos experiência em Jornada para dar a esse show uma cara e um estilo completamente novos. Queremos que esse não seja a Jornada nas Estrelas do seu pai, por assim dizer.”

Estranhamente, a equipe anunciada até agora para o novo programa é composta totalmente por veteranos. Os artistas visuais anunciados até agora são Michael Okuda, Herman Zimmerman e John Eaves.

E as curiosidades liberadas por Berman não se limitaram à Série V. O produtor também comentou o próximo filme de Jornada e o final de Voyager.

Sobre o décimo filme, “tudo que posso dizer agora sobre a história é que lidará com um supremo e, esperamos, memorável vilão”. “Há um lance de clonagem envolvido, e também há uma porção de Romulanos envolvidos. Mas não direi mais.”

A história do décimo filme foi criada por Berman, John Logan e Brent Spiner (Data), e Logan, que está roteirizando, já concluiu sua segunda versão. O filme deve chegar aos cinemas em 2002, mas não tem data exata marcada.

Finalmente, sobre o final de Voyager, Berman explicou porque a equipe não optou por um arco de episódios para fechar a série. “Em Deep Space Nine tínhamos tantos laços para amarrar, porque tínhamos tantos personagens secundários e uma guerra pra resolver. Precisávamos de um número de episódios serializados levando até o final para responder a tudo. Esse não é o caso com Voyager.”

Segundo ele, “haverá algumas surpresas conforme nos encaminhemos para o fim, no último par de horas antes do episódio final duplo, mas essas duas últimas horas serão onde a maior parte da empolgação e da resolução vão acontecer”.

Do jeito que Rick fala, parece até que Jornada vai entrar com tudo no século 21. Resta saber se tudo é realmente tão bonito quanto ele faz parecer em suas palavras…