Cenários de Voyager já começam a ser desmontados

Daniel Sasaki
Editor de Voyager

A menos de uma semana para o fim das filmagens de Voyager, foi divulgada a notícia de que alguns dos cenários já foram destruídos. Segundo os atores, a engenharia e o ‘Mess Hall’ (refeitório) não mais existem. Outras partes da nave ainda estão de pé, mas serão demolidas esta semana, ou após as filmagens da segunda-feira. De acordo com o elenco, o último dia de gravações se passará em local fechado, sob guarda pesada.

Os cenários foram projetados por Richard James e construídos em 1994, após o término das filmagens de “Generations”, o sétimo filme do franchise. Foram erigidos nas Plataformas 8 e 9 do estúdio da Paramount, o mesmo local usado para as gravações de Nova Geração (1987-1994) e, anteriormente, para alguns dos filmes apresentando a tripulação da Série Clássica.

Circula a notícia de que os interiores para a Série V estão sendo construídos em outro local, o que implica que o fim de Voyager marca também o término de longos anos de uso dessas plataformas para produções de Jornada. Dos cenários, praticamente nada é aproveitado. Tratores incumbem-se de demolir os espaços que durante sete anos trouxeram magia à televisão.

Sobre o fim do seriado, aparentemente nem mesmo os atores sabem ao certo o que de fato acontecerá. Em entrevista ao site BreakTV.com, Kate Mulgrew (Janeway) disse que há boas razões para a equipe de produção manter o roteiro um segredo. Segundo a atriz, se o elenco soubesse o que está por vir, poderia antecipar o final e não o interpretar com o elemento da surpresa e imprevisibilidade que a história merece.

E dando sequência à série de retrospectivas da Voyager, o site oficial de Jornada, Startrek.com, postou uma entrevista com Brian Fuller (produtor e roteirista) e Alan Sims (“property master”). Fuller descreve as últimas horas do seriado como “dolorosas”, pois Voyager foi sua primeira experiência como roteirista em Hollywood e, segundo ele, uma experiência memorável. “Encontrei pessoas fantásticas e fiz muitos amigos. É uma série muito bem produzida e sentirei falta dela. Mas estou muito ansioso por seguir em frente e escrever algo novo”, diz.

Por outro lado, Alan Sims já está no franchise desde a Nova Geração. Ele lembra: “Em A Nova Geração, muitos eventos se destacaram. Mas o elenco e turma de Voyager têm sido tão afáveis, praticamente não houve controvérsias com essa equipe. Esse elenco foi muito especial”.

O episódio final de Voyager vai ao ar no dia 23 de maio.