Trills, Kazons e Maquis no Sci-Fi Weekend do USA

Os inéditos do fim de semana também prometem. Em A Nova Geração, teremos a primeira aparição de um Trill, espécie a qual pertence Jadzia Dax. Em Deep Space Nine, continua a saga Maquis, com a conclusão do episódio “The Maquis”. Em Voyager, os Kazons estão de volta e junto com eles, a traidora preferida de Janeway: Seska! E se não for Sci-Fi suficiente, fica um destaque especial também para a série “Earth: Final Conflict”, que inicia amanhã a exibição dos episódios da quarta temporada, inédita no Brasil.

 

 

“The Host”
(“Hospedeiro”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 097
Exibição nos EUA: 13/05/1991
Data Estelar: 44821.3.

sábado, 16h; domingo, 12h

Sinopse:

A dra. Crusher se apaixonae por Odan, um mediador Trill a caminho de mediar uma disputa entre os Peliar. Porém, a caminho da mediação, Odan é seriamente ferido e trazido a bordo da Enterprise-D para uma cirurgia de emergência.

A doutora fica extremamente surpresa ao descobrir um ser parasita vivendo dentro do corpo de Odan. Sua surpresa aumenta quando ela descobre que o parasita é um ser simbionte vivendo dentro de um corpo humanóide, e que a interação entre os dois faz com que exista o Odan que ela conhece –e que se apaixonou.

Mas a disputa em Peliar prossegue, e a única maneira de Odan poder ir fazer a mediação é transferir o simbionte para um outro corpo. Riker se voluntaria, mas existem duas dúvidas: o simbionte Odan conseguiria viver dentro do corpo de um outro ser que não um Trill? E a dra. Crusher, ainda amaria Odan, mesmo em simbiose com Riker, seu colega da Enterprise?

Notas:

Este episódio apresenta os Trills, uma raça de seres que vive em simbiose com outro ser hospedeiro. Em Deep Space Nine, com a presença da Trill Jadzia (depois Ezri) Dax, essa raça seria plenamente desenvolvida para o público. A maquiagem dos Trills foi mudada em DS9, passando de uma testa estranha para agradáveis pintas ao longo da lateral do corpo.

O diretor deste episódio, Marvin V. Rush, é o diretor de fotografia da série desde a terceira temporada. Ele trabalhou na Nova Geração até o episódio 128, “Realm of Fear”, do sexto ano, sendo depois substituído por Jonathan West. Segundo Marvin Rush, o maior problema que ele encontrou para dirigir este episódio foi o de disfarçar a gravidez de sete meses de Gates McFadden (Dra. Crusher). James Cleveland McFadden-Talbot nasceu alguns meses depois, no dia 10/06/1991, durante o período de intervalo entre as temporadas.

Elenco convidado:

Barbara Tarbuck como a governadora Leka Trion
Nicole Orth-Pallavicini como Kareel
Wiliam Newman como Kalin Trose
Patti Yasutake como a enfermeira Alyssa Ogawa
Franc Luz como Odan

Escrito por Michel Horvat
Direção de Marvin V. Rush

 

“The Maquis, Part II”
(“Os Maquis, Parte II”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 041
Exibição nos EUA: 02/05/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 13h

Sinopse:

Com a enorme pressão do comando da Frota Estelar e as suspeitas de contrabando de armas por parte do Comando Central Cardassiano, o comandante Benjamin Sisko tem de resgatar gul Dukat e se unir ao Cardassiano para impedir um ataque Maquis, liderado por seu velho amigo Cal Hudson, que poderá dar origem a uma terrível guerra entre os governos da Federação e de Cardássia.

Notas:

Presença de gul Dukat.

Participação de Tony Plana como Amaros. Tony Plana (nascida em 1953, em Cuba), já participou de séries como “Resurrection Blvd.”, “Total Security”, “Bakersfield P.D.”, “Hill Street Blues” e “Miami Vice” e em filmes como “An Officer and a Gentleman”, “Nixon” e “JFK”, entre outros.

Participação de Natalija Nogulich como a almirante Necheyev. Natalija Nogulich já participou de filmes como, “Hoffa” e séries como “The Practice”, “Frasier”, “L.A. Law” e “Picket Fences”. Participou, como a almirante, dos seguintes episódios de Jornada:“The Search, Part II”“Preemptive Strike”“The Maquis, Part II”“Journey’s End”“Descent, Part I” e “Chain of Command, Part I”.

Participação de Bernie Casey como Cal Hudson.

Participação de John Schuck como legado Parn. John Schuck (nascido a 04/02/1940 em Boston, Massachusetts, EUA), já participou de filmes como os filmes IV e VI de Jornada nas Estrelas, no papel do embaixador Klingon, e o filme “Dick Tracy”, como um repórter. Também trabalhou em TV, em séries como “Babylon 5” (personagem Draal), “Roots”, “Mash”, “Bonanza”, “Gunsmoke” e muitas outras, até o recente episódio da sexta temporada de Voyager“Muse”.

Participação de Michael Bell como um Xepolita. Michael Bell é uma verdadeira lenda no que se refere a emprestar a sua voz a personagens de animação. Os créditos são muito numerosos, mas aqui vai uma amostra: “Scooby and Scrappy-Doo”, “Devlin”, “Speed Buggy”, “The Smurfs”, “The Snorks”, “Transformers”, “G.I.Joe”, “Challenge of the GoBots”, “The Pryde Of the X-Men”, “Superman”, “Spiral Zone”, “Jonny Quest”, “Galtar and the Golden Lance”, “the Incredible Hulk”, “Alladin”, “The Rugrats”, “Tom and Jerry”, “The Jetsons”, “Darkwing Duck”, “InHumanoids”, “Saber Rider and the Star Sheriffs”, “My Little Pony”, “The World’s Greatest Superfriends”, “Gargoyles”, “Batman: The Animated Series”, “Duckman”, “Tiny Toon Adventures”, “Tale Spin”, entre muitos outros. Também trabalhou como ator em inúmeras séries famosas como: “Dallas”, “Fame”, “Chips”, “MASH”, “Charlie’s Angels”, “The Mary Tyler Moore Show”, “Mission: Impossible” e “The Monkees”. Participou dos seguintes episódios de Jornada“Encounter At Farpoint”, como Groppler Zorn, “The Homecoming”, como Borum, e “The Maquis, Part II”, como um Xepolita.

Somente Ira Steven Behr foi listado no “press release” da Paramount como tendo escrito este episódio.

Elenco convidado:

Tony Plana como Amaros
John Schuck como o legado Parn
Natalija Nogulich como a almirante Alynna Necheyev
Bertila Damas como Sakonna
Michael Bell como o Xepolita
Amanda Carlin como Kobb
Marc Alaimo como gul Dukat
Bernie Casey como Cal Hudson
Michael Rose como Niles

História de Rick Berman & Michael Piller & Jeri Taylor e Ira Steven Behr
Roteiro de Ira Steven Behr
Direção de Corey Allen

 

“Maneuvers”
(“Manobras”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 027
Exibição nos EUA: 20/11/1995
Data Estelar: 49423.0.

sábado, 18h; domingo, 14h

Sinopse:

A tripulação se surpreende ao detectar um sinal da Federação nas proximidades e traça um curso para o local. Ao chegar, a Voyager é atacada por uma nave Kazon, que parece penetrar com facilidade seus escudos. Intrusos vêm a bordo, conseguem roubar um módulo de transporte e, em seguida, transportam-se de volta à sua nave, que está sob o comando de Culluh, o líder da facção Nistrim.

Tentando impedir que tecnologia da Frota caia em mãos alheias, a capitã abre contato com o inimigo e tem uma revelação bombástica: Seska, a alferes que traiu a Voyager poucos meses antes, está por trás do ataque. Agora, é missão de Janeway recuperar o módulo roubado para preservar o equilíbrio do poder na região, e também resgatar Chakotay, refém de Culluh e sua poderosa aliada…

Notas:

Martha Hackett retorna como Seska. A atriz interpretou o papel durante grande parte do primeiro ano sob maquiagem de Bajoriana.

Antes de embarcar na Voyager, Hackett já havia encarnado outras personagens em Jornada: fez uma Tareliana em “All Good Things…”, episódio final de A Nova Geração, mas a cena foi cortada para a versão final. Além disso, interpretou a Romulana T’Rul em “The Search, Parts I & II”, da terceira temporada deDeep Space Nine. Também cedeu seus talentos para o jogo “Star Trek: Klingon”.

Em entrevista dada em junho de 1996), Martha disse: “Tem sido uma ótima experiência. As séries de Jornada não são como os outros shows –fazem parte da história da televisão. Significam algo especial para muitas pessoas e realmente dão aos telespectadores muito o que pensar. Então, para mim, é muito bom fazer parte deVoyagerJornada é um fenômeno e sempre tive bons momentos com a equipe e elenco durante as filmagens da série –e não dá para pedir mais que isso!”

Mantendo uma continuidade no seriado, também retorna o ator Anthony DeLongis como o Maje Culluh dos Kazon-Nistrim, personagem introduzido em “State of Flux”, do primeiro ano.

Elenco convidado:

Martha Hackett como Seska
Anthony De Longis como Culluh
Terry Lester como Haron
John Gegenhuber como Kelat

Escrito por Kenneth Biller
Direção de David Livingston