Conheça diálogo final com os Klingons

Um editorial, escrito por Fred Shedian para o TrekNation, site ligado ao TrekToday, questionou a validade do review de “Broken Bow”, episódio-piloto de Enterprise, publicado no início da semana pelo site Dark Horizons.

O autor do review e editor do Dark Horizons, Garth Franklin, escreveu uma resposta ao editorial, em que incluiu vários spoilers detalhados de algumas cenas do episódio, revelando inclusive o final. Se você quiser guardar surpresa do que está por vir, não leia mais. Se a curiosidade for muita, siga em frente.

A respeito do final do episódio, Franklin revela que nessa versão antiga do roteiro (de novembro de 2000), a chegada da Enterprise em Quo’noS (o planeta natal Klingon) ocorre apenas nas últimas cinco páginas.

“O Klingon que eles estão entregando está carregando, mapas, cartas e informação detalhada sobre os Suliban codificada biologicamente em seu sangue. Após de recuperar as informações, o chanceler Klingon vai até Archer.”

Chanceler – ChugDah hegh …volcha vay

Archer – (discretamente, para Hoshi) Vou aceitar isso como um ‘obrigado’.

Hoshi – Eu não acho que eles tenham uma palavra para ‘obrigado’.

Archer – O que ele disse?

Hoshi – Você não quer saber isso.

Franklin também oferece mais detalhes sobre a “câmara temporal”. Ele diz: “O roteiro do piloto não contém referências sobre a ‘Federação’ ou de que século a misteriosa figura pertence. De fato, o aspecto ‘viagem no tempo’ é extremamente limitado –apenas a uma cena, que parece com o papo entre Vader e o Imperador em ‘O Império Contra-Ataca’. A cena é na Câmara Temporal da Hélice Suliban –uma sala separada por uma barreira de energia. Silik fica de um lado, uma figura humanóite que mal podemos ver fica do outro, ambos em pódiuns high tech banhados por uma luz verde. Está escrito de um modo que, a menos que você leia o texto descritivo no roteiro, você provavelmente não teria qualquer idéia de que envolve viagem no tempo. De fato, não há referência de que a pessoa seja do futuro, além do fato de a sala ser onde “pessoas de dois diferentes momentos do tempo podem brevemente coexistir”. A única real dica é o efeito “pré-eco” (o som se move mais rápido que a ação). A figura humanóide é descrita como “um macho de idade indeterminada; mal podemos definir sua aparência ou suas palavras”.