Atores e produtores fecham acordo nos EUA

Após mais de um mês de negociações, o Sindicato de Atores dos EUA, o SAG, e a Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), finalmente chegaram a um acordo, na noite de ontem.

O novo contrato, com duração de três anos, foi aprovado por todos os membros das equipes de negociação do SAG e da Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão. “Tenho de dizer que estou feliz”, disse o presidente do SAG, William Daniels. “Os dois lados se concentraram em resolver os problemas e finalmente chegaram a um acordo que é justo para os dois lados.”

Embora os detalhes exatos do novo acordo ainda não tenham sido divulgados (eles só serão quando forem aprovados por votação dentro dos sindicatos), os negociadores revelaram os principais pontos.

Entre eles, um aumento de salário para atores de classe média (sálario inferior a US$ 70 mil anuais). O aumento foi entre 3% e 3,5% a cada ano, durante os três próximos anos. Os aumentos também se aplicam a dublês. A taxa que os canais a cabo, estrangeiros e a rede Fox terão de pagar aos atores por reexibição de programas aumentaram. A da Fox era antes 66% da paga pelas três outras grandes redes (NBC, CBS e ABC). Agora, as quatro pagam taxas iguais.

Mais contribuições para o plano de saúde coordenado pelo SAG e rendas obtidas a partir do veículo “internet” também fazem parte do acordo.

Com o fim da crise, as produções de cinema e TV podem prosseguir suas atividades sem mais complicações. O fantasma da greve ameaçava interromper os trabalhos em Hollywood durante o segundo semestre, mas os temores acabaram não se realizando.

Trocando em miúdos, isso quer dizer que a nova série de Jornada, Enterprise, chega mesmo em setembro deste ano, e o novo filme do franchise com o elenco da Nova Geração deve começar a ser rodado em outubro, para um lançamento no primeiro semestre de 2002.

Fonte: TrekToday