Elenco dá entrevistas ao Startrek.com

A nova seção do Startrek.com, site oficial de Jornada, dedicada a Enterprise começou com o pé direito. Além das já mencionadas entrevistas com Peter Lauritson e Michael Westmore, da equipe de produção, o site disponibilizou seis vídeos com pequenas entrevistas com o elenco da série, além dos produtores-executivos Rick Berman e Brannon Braga. O material foi obtido em julho, durante a cerimônia de lançamento da nova série.

Scott Bakula (Jonathan Archer) tem uma opinião clara sobre as filmagens do piloto, “Broken Bow”: “Acho que foram ótimas”, afirmou. “Acho que o melhor barômetro de como foi é que as pessoas que estiveram por aqui nos últimos 14 anos e trabalharam nas séries estão empolgadas. Eles estão pulando sem parar e não sabemos por que eles estão pulando metade das vezes. Mas eles estão muito empolgados sobre começar de novo e ter alguns novos designs e algumas novas abordagens para o que estão fazendo, e isso meio que deu um novo entusiasmo a todo mundo. Por isso nós somos meio como os felizes recipientes do novo entusiasmo deles.”

Bakula, que estrelou a série de ficção científica “Quantum Leap”, não está muito assustado em entrar para a lenda Jornada nas Estrelas. “Eu já estive em parte de uma pequena lenda no passado, então meio que entendo o que é tudo isso”, disse. “Sei que é uma coisa diferente, e certamente 35 anos são um incrível feito. Então estou ansioso para ser parte disso e espero que todo mundo vá trabalhar junto e que seja uma boa jornada para todo mundo.”

Já Jolene Blalock comentou sobre qual Vulcano ela gostaria de ter como professor de atuação. “Se eu tivesse minha chance de falar com algum deles, seria definitivamente, sem dúvida, Leonard Nimoy [Spock]”, disse. “E se pudesse perguntar qualquer pergunta, seria ‘Como se sente como se fosse viver para sempre, muito além da sua época?'”

A atriz estava muito satisfeita com o modo como Enterprise se saiu até ali –comparando ao melhor que Jornada tem para oferecer. “Estou tão orgulhosa dos roteiristas, Rick Berman e Brannon Braga, o modo como eles se mantiveram tão fiéis à idéia de Gene Roddenberry. Seu conceito original não era apenas de o bem contra o mal, era sobre levar a humanidade aos perigos da ilusão ou nutrir a imaginação. É sobre algo maior que todos nós. Humanos são mais capazes do que conseguem entender e não há limites. Há algo maior envolvido nisso e ser uma parte disso –ser uma parte que amplia essa história, amplia essa lenda, é incrível.”

Dominic Keating vibrou quando perguntado sobre sua reação ao conseguir o papel de Malcolm Reed, oficial de armas da Enterprise. “Yessss!”, ele vibrou, erguendo os punhos em comemoração. “Bem assim. Eu fiquei surpresso inicialmente porque é aquela coisa de ator velho –eu não achei que fosse particularmente certo para o papel quando eu li a lista. Mas Rick [Berman] disse que ele viu algo. Eu tinha disputado um papel deles uns dois anos atrás –ele se lembrou de mim e estava brincando em sua cabeça com a idéia de eu ler para o papel por um bom tempo, então eu não fiz muita bagunça quando fui fazer a audição.”

O ator se lembra do dia em que recebeu a notícia de que havia conseguido o papel. “Eu estava muito empolgado para pegá-lo”, ele disse. “Eu estava andando ali embaixo [nos estúdios da Paramount], eram cinco da tarde e o Sol estava nas minhas costas e eu sai da última audição com Ron Surma, o diretor de elenco. Rick Berman havia dito algo bem sinuoso, como ‘Então, está pronto para os próximos sete anos, Dominic?’ E então saiu e desceu as escadas e foi embora. Lá estava eu com Ron Surma, e eu disse, ‘Eu peguei o papel ou não?’, e ele respondeu, ‘Você não ouviu isso de mim, Dominic, mas…'” Dominic então levantou seu polegar no ar, rindo.

Keating não foi o único a comemorar após ganha um papel na série –Anthony Montgomery (Travis Mayweather) teve uma reação bem similar. “Eu estava no escritório do meu agente e ele disse ‘Estamos ligando para confirmar Anthony Montgomery para o papel de Travis Mayweather'”, disse. “Eu não sabia que isso estava acontecendo –eu estou olhando para outro roteiro– então parecia ser apenas outra audição. Eu não disse, ‘Ok, vou entrar e fazer audição para Jornada nas Estrelas’ –eu apenas entrei e quando meu teste terminou, eu sai para pegar outro roteiro. Eu penso, ‘Ok, sim, eu posso fazer esse papel, para um filme de baixo orçamento’, e então enquanto penso isso minha agente chega e diz ‘Pode repetir isso? Você está confirmando Anthony Montgomery? Ele pegou o papel?’ e eu disse ‘Ahhhh!’. Eu só gritei, porque, convenhamos, isso é Jornada nas Estrelas, é tão divertido que é ridículo!”

John Billingsley (Phlox) foi outro que reagiu muito bem ao piloto “Broken Bow”. “Foi ótimo para mim”, disse. “Eu também tive uma agenda sossegada. Trabalhei apenas cinco dias em cinco semanas. Então foram águas calmas. Nem fiz nenhuma cena na ponte, que eu acho que são as mais complicadas do mundo, onde é alguém no funto dizendo, ‘E agora, sacuda”‘ e você sacode e finge que vê alienígenas quando são na verdade cartazes. Então foi uma brisa para mim. Dez horas na cadeira de maquiagem, alguns dias, enquanto eles tentavam diferentes peças, diferentes olhos, diferentes testas, aquilo foi um pouco pesado, mas nada que eu não pudesse aguentar.”

Rick Berman e Brannon Braga também foram entrevistados. Berman, que trabalha em Jornada desde A Nova Geração, não sabe dizer qual das séries foi o maior desafio. “Bem, eu acho que é como ter um grupo de filhos e dizer ‘Qual deles você gosta mais?'”, disse. “Todas foram grandes desafios. Essa tem sido mais divertida, até aqui, do que qualquer outra com que tenha me envolvido. Trabalhar com esse cara aqui [Braga] foi incrível para mim e acho que o fato de estarmos criando esse universo inteiro cem anos antes do capitão Kirk faz disso um grande desafio para nós.”

“Com certeza”, concordou Braga. “A chave é fazer essencialmente Jornada nas Estrelas, mas ainda assim diferente o suficiente para mostrar que há novos modos de contar histórias de Jornada, e espero que tenha sido isso que tenhamos feito.”

Berman não deu certeza da duração da nova série, mas, usando estatísticas, fez uma boa estimativa. “Bem, se olharmos as médias, as últimas três tiveram sete anos, seria bom pensar que essa vá também.”

Os vídeos, em formato .mov (Quicktime), estão disponíveis no Startrek.com. Em breve, nos servidores do TB, haverá versões em .avi (Divx).