Rick Sternbach está de volta à família!

Rick Sternbach estava realmente chateado de ter de deixar Jornada, após 20 anos projetando naves e apetrechos para o franchise. Mas quando John Eaves, Doug Drexler e Herman Zimmerman foram confirmados como os designers de Enterprise, parecia que era mesmo hora de partir.

Agora, felizmente, a sorte voltou a sorrir para o artista. Rick Berman e a Paramount resolveram trazê-lo de volta, com uma incumbência das mais importantes: cuidar do visual de “Nêmesis”, o décimo filme da saga de Jornada para cinema.

“No momento atual estou trabalhando em Jornada X, o último filme de cinema”, disse Sternbach ao site Ex Astris Scientia. “Estamos em pré-produção, e minha tarefa específica envolve principalmente gráficos no departamento de arte do filme”, conta.

“Faremos o trabalho do filme até a metade de março, depois do qual estarei procurando qualquer outro trabalho de ilustrador de ficção científica que aparecer.”

Sternbach teve de responder se “Nêmesis”, que envolve o Império Romulano, teria novos apetrechos e naves para essa cultura. “Não sei exatamente o que veremos nessa área, porque estamos apenas começando”, foi tudo que o designer revelou.

“Os diferentes departamentos estão trabalhando duro em vários designs; estive em contato principalmente com gráficos, e não posso contar o que estamos desenvolvendo!”

Sternbach não recebeu nenhum trabalho com relação a Enterprise, a nova série, mas deu sua opinião sobre como ele teria projetado a nave. “Eu definitivamente teria feito a Enterprise diferente do que vemos na tela; várias circunstâncias levaram a equipe de produção a escolher a classe Akira como uma forma inicial, mesmo sabendo de sua existência como uma nave do ‘futuro’. O raciocínio para as similaridades de forma poderiam ser facilmente explicadas em um sentido de ficção, embora eu duvide que a questão irá aparecer em uma história.”

Sternbach deu um insight sobre o que pode ter levado a equipe a optar por esse design. “Uma história que ouvi é a de que os produtores pensaram que os rascunhos originais da NX-01 estavam muito parecidos com a Enterprise clássica, então um deles mostrou uma foto da Akira e ofereceu como uma nave que não havia sido muito vista, fazendo dela uma possível escolha. Eles foram informados de que a Akira era uma nave conhecida, então instruíram os designers para se manter ao formato básico mas mudar para uma nave que parecesse mais velha.”

O Trek Brasilis já teve a chance de fazer uma entrevista com Sternbach (leia aqui) e conhece o amor do designer pela série. Só resta portanto desejar felicidades e sucesso ao designer, e que ele esteja por perto para trabalhar, quem sabe, na eventual sexta série televisiva do franchise ou no 11º filme para cinema.