Equipe de roteiristas sofre mudanças

A dança das cadeiras entre roteiristas e produtores de Enterprise continua. O editor-executivo de histórias, Stephen Beck, deixou a série. Em compensação, o veterano Andre Bormanis acaba de ser promovido a editor de histórias, valendo a partir do episódio “Detained”.

Beck se juntou a Enterprise depois do cancelamento da série da UPN “Seven Days”, na temporada passada. Ele escreveu o bom episódio “Cold Front”, juntamente com o ex-co-produtor da série, Tim Finch. Beck depois trabalhou com Rick Berman e Brannon Braga em “Oasis”, episódio em que Rene Auberjonois fez sua aparição em Enterprise.

O recém-promovido Bormanis trabalhou em dois roteiros nesta temporada. O bem recebido “Silent Enemy” e o ainda não exibido “Desert Crossing”. Ele também serve como consultor científico da série, e só a partir de “Detained” tornou-se editor de histórias.

O cargo não é elevado, mas já foi o ponto de partida de muitos que já passaram pelo alto escalão de Jornada. Ron Moore, Robert Hewitt Wolfe e Brannon Braga já estiveram um dia nessa situação.

Não é a primeira vez que Enterprise sofre mudanças em seu staff, algo que, diga-se de passagem, é comum em séries recém-iniciadas. Chris Black, atualmente produtor-supervisor, só assumiu seu emprego na série a partir de “The Andorian Incident”, e seu primeiro roteiro só veio com “Rogue Planet”. A produtora Antoinette Stella estava na série desde o início e escreveu o roteiro para “Terra Nova”, mas deixou a série depois de “Dear Doctor”. Da mesma forma, Tim Finch só teve uma chance, com “Cold Front”, antes de deixar a série, depois de “Shadows of P’Jem”.

Os roteiristas normalmente avançam rumo ao topo para se tornar produtores com base em seus contratos e na influência criativa que exercem sobre a série. No próximo ano, Chris Black deve se tornar co-produtor-executivo, posição com o qual John Shiban (ex-“Arquivo-X”) deve iniciar seu trabalho em Enterprise.

Atualmente, a equipe de roteiristas consiste de Berman e Braga, Black, o produtor-consultor Fred Dekker, os editores-executivos de história Phyllis Strong e Mike Sussman, os editores de história Maria e Andre Jacquemetton e Andre Bormanis.

Fonte: TrekToday