Impressões de Abrams sobre o filme e a franquia

jjabrams.jpgO site TrekMovie publicou alguns comentários do diretor e produtor J.J. Abrams sobre o filme de Jornada nas Estrelas. A entrevista foi apresentada na última edição da revista Empire. Ele deu sua opinião a respeito da franquia, do filme, dos personagens e fez uma comparação com outras franquias Guerra nas Estrelas e Batman. Aqui estão alguns trechos dessa entrevista.

No artigo do Empire, J.J. Abrams lembra do período, quando criança, em que visitou a Paramount com o seu pai (produtor Gerald W. Abrams). E aquilo que ele mais se lembra foi de Jornada (da série original). Abrams considera que, desde esse tempo, e com os muitos spin-offs, a franquia perdeu o que ela havia conseguido, conquistar o público, “A certa altura, a franquia tornou-se algo totalmente diferente, apenas com o nome Jornada nas Estelas estampado nelas. Eu aprecio algumas das séries que vieram depois do original, especialmente A Nova Geração, mas a Série Clássica é para mim tudo aquilo que se refere a Jornada“.

Abrams falou mais sobre o spin-offs, dizendo, “Quando você diz Jornada nas Estrelas, para algumas pessoas, isso significa Deep Space Nine, para outros ela é A Nova Geração ou Enterprise ou A Série Original, ou os filmes. Acabou tornando-se esse tipo de coisa difusa, um pouco confuso o título, e não creio que as pessoas realmente saibam mais o que é Jornada. O que esse filme está fazendo, eu espero, é centrar o conceito, não repensar isso. Ao mesmo tempo, porém, quem acha que já viu isso antes, quem acha que sabe o que é Jornada, haverá uma surpresa reservada quando ver este filme”.

Uma coisa que Abrams especificamente rejeita é a atual tendência de se criar histórias sombrias, como o reinício da franquia Batman. Em vez disso, o diretor observa que “Se você vai fazer um filme de Jornada, então você tem que abraçá-la”. E uma das coisas que ele está abraçando é o otimismo no futuro, “O que Roddenberry estava fazendo na série original, e um dos aspectos que me atraiu muito, era mostrar que esta humanidade poderia sobreviver, que iria prosperar. Gostaría que um dia não somente fôssemos capazes de viajar para além do nosso sistema solar, como também as pessoas de todas as raças e espécies trabalhassem juntas. O que este filme está fazendo é abraçar esse otimismo, ele é centrado sobre o núcleo dos personagens, mais notavelmente Kirk e Spock e está contando uma história de como esse grupo, essa família se juntou. Não estamos simplesmente mostrando as cenas que ocorreram antes da série começar. É muito mais profundo do que isso”.

Tem sido largamente noticiado que, embora Abrams goste Jornada, ele se considera mais fã de Guerra nas Estrelas. Em entrevista à Empire, o diretor deixou claro que não planeja fazer Jornada, como foi feito com a saga de George Lucas, “Guerra nas Estrelas era tudo para mim, quando criança. Este espírito em expansão, visualmente uma maravilhosa direção emocional. Mas assim como Jornada, acho que os filmes originais são o que Guerra nas Estrelas realmente é. Com o prequels, os vídeo-games, os incontáveis livros e agora as séries de televisão, diluíu-se Guerra nas Estrelas da mesma maneira como aconteceu a Jornada“.

No entanto, existe uma característica de Guerra nas Estrelas  que ele pretende pôr mais em evidência para Jornada, “Guerra nas Estrelas  sempre foi cheia de ação. Se eu tivesse uma crítica a fazer para a Jornada original, seria que ela mostrava o que era muitas vezes uma enorme discussão acerca de coisas que estavam acontecendo e não um monte de ação. Isso precisava mudar. Então, nós analisamos as naves, o sentimento de batalha, de ação, de lutas e de todas as coisas que fazem um filme como esse tão excitante. Tudo precisava ser feito de uma forma que as pessoas nunca tinham visto antes, e certamente nunca em um filme de Jornada“.

Fonte: TrekMovie