TAS 1×04: More Tribbles, More Troubles

História traz de volta elementos de sucesso da Série Clássica de Jornada

Sinopse

Data estelar: 5392.4

A Enterprise escolta dois cargueiros carregando suprimentos do grão quadrotriticale com destino ao planeta Sherman, para combater uma escassez de alimentos. No meio do caminho, eles detectam um cruzador de batalha Klingon atacando uma pequena nave.

Eles salvam o único tripulante da nave sob ataque, o comerciante Cyrano Jones. A nave Klingon, sob o comando de Koloth, ataca a Enterprise e exige a devolução de Jones, acusando-o de ser um sabotador ecológico por vender alguns Pingos em um planeta Klingon.

Graças a uma nova arma, os Klingons conseguem imobilizar a Enterprise, após explodir o sistema de propulsão das naves cargueiras. O quadrotriticale é transportado para a nave de Kirk, mas com os ataques dos Klingons os grãos acabam vazando de seus tonéis de armazenamento e são vorazmente consumido pelos Pingos, que graças a uma modificação genética não se reproduzem normalmente — eles formam “Pingos gigantes” (na verdade uma colônia de Pingos), em vez de vários animais individuais.

Spock sugere que eles transportem os Pingos para a nave de Koloth, a fim de imobilizar os Klingons. O plano faz com que o capitão Klingon desista de levar Jones e se contente apenas com o Glommer — uma criatura sob posse do comerciante que nada mais é que um predador natural dos Pingos.

Mas nem o Glommer é capaz de lidar com os Pingos gigantes, deixando mais uma vez os Klingons em maus lençóis com as dóceis criaturas.

Comentários

“More Tribbles, More Troubles” é um episódio definitivamente divertido. Embora fique claro que algumas adaptações foram feitas e algumas preocupações, deixadas de lado com o propósito de manter a história adequada ao público infantil, isso não faz com que ele deixe de ser um clássico, assim como os outros episódios que envolvem os pingos.

No mesmo tom de seu predecessor (“The Trouble With Tribbles”), o episódio aproveita a popularidade do episódio da Série Original, responsável por misturar de forma perfeita uma história relevante envolvendo interesses da Federação e uma grande dose de humor.

Mais uma vez, os klingons acabam com as mãos cheias de pingos. Também é destaque a figura simpática e trapaceira de Cyrano Jones, um elemento agradável e familiar inserido no episódio.

Interessante o uso aplicado à nova arma klingon, capaz de manter uma nave sem ação durante uma batalha. Este equipamento jamais foi visto ou mencionado novamente na história de Jornada.

Aliás, há outros dados que depõem contra a “canonicidade” do episódio (a incorporação da história na cronologia oficial de Jornada nas Estrelas) –um dos maiores fantasmas que paira sobre a Série Animada.

Durante o episódio de Deep Space Nine “Trials and Tribble-ations”, Jadzia Dax conversa com Sisko sobre Koloth. Ela diz que o comandante klingon lamentou nunca ter enfrentado Kirk em batalha.

Só que isso acontece neste episódio animado! Parece que os roteiristas de DS9 optaram por contrariar este episódio, propositalmente ou por desconhecimento.

Por outro lado, podemos salvar a história toda supondo que a segunda complicação de Koloth com os pingos tenha sido tão embaraçosa que ele tenha preferido nem mencionar a Dax o ocorrido. Neste caso, como em todos os outros episódios da Série Animada, considerar “apócrifo” ou “canônico” fica ao gosto do espectador.

Avaliação

Citações

“There’s no such a thing as a safe tribble.”
(Esse papo de Pingo seguro não existe.)
McCoy

“We’ve tribbles on the ship, quadrotriticale in the corridors, Klingons in the quadrant… it can ruin your whole day, sir!”
(Temos Pingos na nave, quadrotriticale nos corredores, Klingons no quadrante… isso pode arruinar o seu dia, senhor!)
Scotty

Trivia

  • Esse foi o primeiro episódio produzido para A Série Animada e o quinto exibido.
  • Esse episódio foi uma sequência ao episódio da Série Original “The Trouble With Tribbles”, também escrito por David Gerrold.
  • Ao contrário do que vimos na Série Clássica, os pingos neste episódio são todos da mesma cor: rosa.
  • O autor deste episódio, David Gerrold, também escreveu outro episódio da Série Animada (“Bem”). Ele também escreveu o roteiro do episódio clássico “The Cloudminders”. Gerrold declarou que tanto “Bem” quanto “More Troubles, More Tribbles” foram escritos originalmente como possíveis episódios para a terceira temporada da Série Original. Ele disse que Gene Roddenberry havia pedido a ele para escrever uma sequência com os pingos, que foi descartada quando Fred Freiberger assumiu a produção da série.
  • Gerrold também fez a voz do personagem Korax no episódio animado. Korax havia aparecido pela primeira vez em Jornada no episódio “The Trouble With Tribbles”, quando foi interpretado por Michael Pataki.
  • O ator Stanley Adams reprisou seu papel como Cyrano Jones, ao dublar este episódio.
  • O capitão klingon Koloth foi visto pela primeira vez em “The Trouble With Tribbles”, quando foi interpretado por William Campbell (o mesmo ator que encarnou Trelane na Série Original). O klingon foi dublado na Série Animada por James Doohan, mas Campbell voltaria a Jornada em Deep Space Nine, interpretando novamente Koloth.
  • Há dois bloopers neste episódio: em uma cena, as portas do turboelevador na ponte estão posicionadas mais a direita do que deveriam. Em uma outra sequência, Koloth é colocado por engano na ponte da Enterprise, em vez de na tela principal.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Four publicado pela Ballantine Books em fevereiro de 1975.

Ficha Técnica

Escrito por David Gerrold
Dirigido por Hal Sutherland

Exibido em 06 de outubro de 1973

Título em português: “Mais Pingos, Mais Problemas”

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura
Majel Barrett como Christine Chapel
James Doohan como Montgomery Scott/Koloth

Elenco convidado

Stanley Adams como Cyrano Jones
David Gerrold como Korax

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin

Episódio anterior | Próximo episódio