Foster vai produzir livro sequel de Star Trek

Alan Dean FosterO conhecido escritor de ficção científica, Alan Dean Foster, pretende continuar a escrever para o universo de Jornada nas Estrelas. Pelo menos com relação a produção de J. J. Abrams. Foster anunciou em seu site que vai produzir uma adaptação para o filme Star Trek. O novo romance se chamará Star Trek: Refugiados. Ele também falou sobre o livro numa entrevista ao Wired.

O novaiorquino Alan Dean Foster é muito conhecido por suas inúmeras novelizações para longametragens como O Abismo Negro, O Homem das Estrelas, Alien – O Oitavo Passageiro, O Último Guerreiro do Espaço, Invasão Alien, KrullEnigma do Outro Mundo (de John Carpenter), As Crônicas de RiddickTransformers, Exterminador: A Salvação, além de co-autor da saga de Star Wars, embora os créditos tenham ficado para George Lucas. Com relação a Jornada, seu nome é creditado como autor da história que foi aproveitada por Gene Roddenberry e Harold Livingston para o primeiro filme da franquia no cinema. Ele também escreveu a coleção Star Trek Logs pela Ballantine Books, cuja novelização foi usada em alguns episódios da Série Animada.   

Em seu site pessoal o escritor revelou sua intenção de continuar escrevendo para Jornada.

Espero terminar o esboço do segundo livro da trilogia The Tipping Point, SICK, Inc., quem sabe no próximo mês. Então, eu vou fazer o livro sequel para o filme Star Trek … ainda aguardo por um ok final sobre o esboço pela Pocket Books.

Em entrevista ao Wired Foster deu mais detalhes sobre o livro.

Eu assinei o contrato, de modo que é um começo. Pelo menos, o primeiro passo é esse. O segundo passo é com a Pocket Books e a Paramount aprovarem o esboço. Eles queriam um esboço. Às vezes, quando era convidado para fazer um livro, apenas fazia um contrato de dois ou três livros ou o que seja. Às vezes, eles pediam uma breve sinopse do que seria a ideia geral. Nem tanto pelo editor. Os editores ficam, geralmente, satisfeitos neste ponto, em que eu vou fazer o que eu digo o que irei fazer. Mas eles (Pocket Books e Paramount) tem de apresentar algo ao mercado a fim de que tenham alguma coisa para comercialização. Então, o mercado irá querer uma descrição. É obviamente diferente de uma novelização, onde você tem um filme de estúdio envolvido, por vezes com alguém a mais, como neste caso, a Hasbro (empresa americana de brinquedos e jogos, que possui a linha Transformers). Eles querem saber o que você vai fazer com as suas franquias. Há muito mais do que apenas andar sobre um livro que vai ser publicado. Então, eu fiz um esquema bastante amplo para o livro que tem o título temporário de Star Trek: Refugiados, que eu não posso explicar sem revelar nenhum segredo. Quero dizer, eu só assinei o contrato. Mas espero que o esquema seja aprovado, uma vez que o livro é esperado para outubro.

A respeito de seu livro ser base para o próximo filme, escrito por Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof, comentou.

Nunca acontece. Eu quero dizer, tudo é possível, mas geralmente eles gostam de ter a história escrita diretamente para a tela. E algumas das críticas, e há sempre críticas, você sabe, Guerra e Paz foi criticado, a Bíblia recebe críticas, tudo é criticado. Uma das críticas que foi ouvida sobre o filme Star Trek, foi que que não havia lá muito tempo para reflexão sobre a parte dos personagens ou para conhecer mais profundamente os personagens. Como eu expliquei, é apenas uma questão de tempo. Lá não há tempo para isso. Mas você tem tempo para fazer num livro. Portanto, em Star Trek: Refugiados, a história realmente é projetada em torno desse fato. Haverá muita ação, mas eu deliberadamente deixarei o tempo para a discussão de outras coisas, além de pessoas atirando entre si. Então, isso é um modo indireto de dizer que, assim como qualquer autor, em geral, gostaria de ver o seu livro transformado em um longa, talvez este livro não seja o mais adequado para o enredo de um filme. É difícil filmar Jean Paul Sartre II. Lá não há muito tiroteio acontecendo.

O site TrekMovie apurou que o livro sequel Star Trek de Foster será um dos anunciados na próxima semana pela Pocket Books na convenção Shore Leave em Baltimore. Esse livro seria o primeiro romance estabelecido no novo universo alternativo criado pelos acontecimentos do filme Star Trek, bem como a primeira história no novo universo fixado após a longa-metragem. Em agosto a editora IDW estará lançando uma história em quadrinhos sobre Nero, preenchendo os vinte e cinco anos de intervalo dentro da história do filme. O escritores Roberto Orci e Alex Kurtzman ainda não começaram a escrever o script do próximo Star Trek, cujo rascunho, a princípio, está programado para ser entregue a Paramount até o Natal.