Veja telas de navegação no Blu-ray do filme

navegação star trekAproveitando a oportunidade da presença de J. J. Abrams na coletiva de imprensa em Los Angeles, a Paramount apresentou alguns detalhes das telas de navegação para o DVD e Blu-ray do filme Star Trek, cuja venda ocorrerá em novembro próximo. Detalhes a seguir.

O site TrekMovie acompanhou o evento e assistiu a um demo de acesso ao conteúdo do Blu-ray, além de conseguir algumas imagens, via iPhone, das telas para o menu de navegação.

De acordo com o site, a Paramount mostrou a navegação para o disco 2 do conjunto de discos em Blu-ray, que será muito semelhante ao disco 2 para o DVD, mas tendo alguns recursos adicionais. Os menus contem um diagrama da USS Enterprise em segundo plano e um estilo de árvore de expansão das opções de navegação. Veja a figura abaixo, que pode ser ampliada.

menu navegação

Os curta-metragens do Blu-ray e DVD são os mesmos, mas o Blu-ray tem outras ramificações, que podem ser acessadas enquanto você estiver assistindo o recurso (quando um pequeno logo aparecer), ou a partir do menu principal.

menu navegação 1

Curta metragens.

Há muitos novos curtas, feitos em alta definição. Todos eles são preenchidos com entrevistas dos atores principais do filme. Muitas imagens da série original foram intercaladas com essas produções, especialmente no segmento “Elenco”. Nesta seção as entrevistas são muito sérias e ao mesmo tempo divertidas, dando boas pistas de como andavam as coisas por detrás dos bastidores. Por exemplo, na abertura do segmento “Corajosamente Indo”, há uma ramificação dedicada à “Questão Shatner”, onde a equipe (principalmente JJ Abrams, Roberto Orci) falam abertamente sobre a polêmica e sobre como eles tentaram encontrar uma maneira para colocar Shatner no filme. 

Cenas deletadas.

O conjunto contém um grande número de cenas cortadas (tanto no DVD quanto no Blu-ray), e você pode vê-los, com ou sem comentário de áudio de JJ Abrams, Bryan Burk, Alex Kurtzman e Damon Lindelof. No demo aparecem dois curtas especiais sobre os Klingons (Klingons tomam Narada e Interrogatório e Fuga da Prisão). Os Klingons parecem fantásticos, embora os efeitos especiais para as naves Klingon em torno da Narada nunca foram concluídas. A cena de interrogatório é aquela que segue um longo caminho de exposição a respeito de quem é Nero, e porque os Klingons querem o seu conhecimento do futuro, mas a cena é vista como se pudesse confundir a audiência que iria querer saber quem são aqueles aliens.

menu navegação 2

A Seção do Simulador.

Uma das características mais legais disponível somente no Blu-ray é o simulador da nave. Você pode optar por obter um close-up tanto da Enterprise quanto da Narada, que mostra uma imagem renderizada da nave, com base nos modelos da ILM. Você pode aplicar zoom em várias partes dela (phasers, lançadores de torpedos, pontes, etc.) Algumas áreas permitem que você mesmo possa fazer coisas como disparar phasers. Todas as seções têm informações adicionais (como a blindagem Borg na Narada, tirados da história em quadrinhos “Countdown” ). Esses recursos permitem que você realmente comece a olhar para estas naves de uma forma que nunca viu no cinema. Você pode até ver as coisas que você não viu antes no filme, como a forma como as aletas da parte de trás das nasceles da Enterprise levantam e brilham quando ela entra em dobra.

Para mais detalhes sobre o conteúdo dos discos em Blu-ray e DVD veja artigo do TrekBrasilis.