Nimoy, um fã da exploração espacial

Explorar o espaço não é algo que Leonard Nimoy queira ver limitado apenas em filmes de ficção científica. Com o anuncio do Presidente americano Barak Obama a respeito da nova postura dos EUA quanto a exploração espacial, muitos manifestaram suas opiniões. Durante o evento 2010 Douglas S. Morrow Public Outreach Award, Nimoy compartilhou suas idéias sobre o assunto.

O Douglas S. Morrow Public Outreach Award é um evento criado pela Space Fundation como forma de premiar aqueles que deram sua contribuição para a sensibilização do público pelos programas espaciais e Nimoy foi honrado com essa homenagem por ter inspirado pessoas ao redor do mundo para explorar as maravilhas da ciência, do espaço e da tecnologia através de uma série de televisão.

“A televisão e o cinema desempenham um papel enorme na formação da opinião pública – especialmente na indústria espacial, que cresceu em paralelo com a televisão”, disse Elliot Pulham, diretor executivo da  Space Foundation. “Leonard Nimoy criou um modelo de persoangem positivo que inspirou um número incontável de telespectadores a saber mais sobre o universo. Muitas dessas pessoas são adeptas fervorosas do espaço e os líderes da indústria hoje”.

Com o programa dos ônibus espaciais chegando ao fim, Nimoy reconhece que o fim da era dos ônibus espacial será de tristeza para os fãs da exploração do espaço. “Está começando a ficar claro na mente das pessoas que a era do ônibus espacial está acabando”, disse ele. “Eu acho que elas estarão de luto. Eu vou ficar triste ao vê-lo ir. Foi uma parte muito importante da nossa imagem da NASA e do espaço por vários anos”.

Nimoy enfatizou que a exploração do espaço na vida real ajudou a tornar Jornada popular, após um começo duvidoso para a série original. “Em 1969, Neil Armstrong pisou na Lua, e acho que teve um grande impacto sobre as reprises de Jornada”, disse o ator. “A série começou a encontrar uma audiência tremenda de novo”.

E o futuro? O presidente Obama falou sobre o futuro do programa espacial: adiamento de novas explorações na Lua, aumentar parceria com empresas privadas na construção de naves e vôos até a Estação Espacial Internacional, projeto de ida do homem a Marte, passando primeiro por um asteróide .

Ao opinar sobre o novo caminho a ser seguido pelo governo americano, Nimoy está convencido de que Obama é um fã da exploração do espaço e de Jornada. “Eu acredito nas intenções do presidente quando diz que é cem por cento interessado no espaço”, disse Nimoy. “Eu tenho certeza de que ele é um fã de Jornada”, disse o ator, acrescentando que já chegou a ter um encontro com o até então candidato a presidente, quando Obama lhe fez uma saudação Vulcana.

Fonte: TrekToday e TrekWeb