Michael Westmore, o maquiador de Jornada – Parte I

É impossível contemplar as maquiagens de Jornada sem Michael Westmore. Westmore passou quase 20 anos na elaboração, supervisão e, em muitos casos, na aplicação pessoal da maquiagem e próteses, que transformou os atores humanos e figurantes numa vasta coleção de alienígenas desde A Nova Geração a Enterprise, bem como nos quatro filmes de A Nova Geração e projetos paralelos que incluiam vários jogos de vídeo game de Jornada. o StarTrek.com entrevistou esse artista que falou sobre sua carreira e seu trabalho na franquia.

Westmore já ganhou prêmios Emmy em maquiagem pelo trabalho nos episódios de Deep Space NineCaptive Pursuit, Rules of Acquisition e Distant Voices. Ele também foi indicado ao Emmy pela composição em The Visitor, Apocalypse Rising, The Dogs of War, e para a maquiagem de Krit e Nahsk em Who Mourns for Morn? No cinema chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem em Star Trek VIII: First Contact.

Você já encontrou alguém usando uma máscara ou maquiagem (no Halloween, por exemplo) com base em um projeto que você criou?

“Você sabe, eu me divirto  – e não muito no Halloween, mas apenas nas convenções de Jornada. Quando eu vou para as convenções, os vejo em toda parte. Uma vez, minha esposa Marion e eu estávamos no Las Vegas Hilton, onde eu estava em uma convenção, e havia essa garota que tinha uns 15 anos de idade. Ela tinha as pintas de Dax (Terry Farrell) no rosto. Ela estava algumas fileiras à frente de nós quando estávamos na fila para o buffet. Estendi a mão e me apresentei a ela e lhe disse que eu tinha criado esse projeto. Eu disse: – “Se você tem um lápis na mão vou te mostrar como eu fiz” – Então eu mostrei-lhe como eu fiz os pontos em Terry. Então, Marion e eu sentamos em nossos lugares e esta menina veio correndo e disse: “Quer almoçar com a gente?” Marion e eu nos sentamos com esta menina e sua mãe, e nós conversamos com elas. Elas eram do Centro-Oeste. A mãe era um grande fã e ela levou sua filha para que ela pudesse ver o que era uma convenção. Tenho certeza de que fiz o dia delas sentado ali com elas, e elas eram simplesmente pessoas encantadoras. Eu gostei de fazer isso ao longo dos anos, atendendo aos fãs. E algumas pessoas conseguiram reunir fatos Borg que são tão boas – Eu não posso dizer que são melhores – como o que estávamos fazendo.

O que você lembra do dia em que pegou o primeiro trabalho como supervisor de maquiagem em A Nova Geração?

“Eu me lembro de cada detalhe disso. Gene Roddenberry, Rick Berman e David Livingston foram os que me aprovaram. David me ligou numa quarta-feira e me perguntou se eu tinha ido para uma entrevista no estúdio. Entrei, levei o meu livro comigo e fomos para um quarto. Nos sentamos e conversamos. Por estranho que pareça, eu tinha um compromisso com Whoopi Goldberg na mesma tarde. Ela costumava fazer um show no palco com uma personagem chamada  Moms Mabley, que era uma negra velha, sem dentes. Eu tinha feito as gengivas que encobriam os dentes da Whoopi, e eu tinha de vê-la na parte da tarde para colocar as gengivas nela. Eu estava interessado em A Nova Geração, mas não estava acabrunhado por causa de Jornada, porque eu estava fazendo filmes e viajando pelo mundo, literalmente. Mas estava ficando um pouco cansado das viagens e, na verdade queria ficar em casa porque meus filhos ainda eram jovens. Eu pensei: “Se esta Jornada vai ser como a antiga série, eu posso ficar em casa por um ano ou dois e vai ficar bem”. Então, para mim, era um outro projeto, criativo, diferente, que eu pensei que poderia ser interessante e também uma oportunidade de estar em casa com esposa e família.”

Terminou a reunião na Paramount, fez a montagem das gengivas em Goldberg e voltou para sua casa. E depois …

“No momento em que cheguei à porta de casa havia uma mensagem na máquina. Ela dizia que eles estavam interessados em mim para fazer Jornada e que eu deveria dar-lhes uma ligada. Basicamente, o trabalho foi meu. Liguei para David Livingston e disse-lhe: – “O trabalho parece muito interessante, mas eu poderia ter alguns dias para pensar nisso?” – Eu não me lembro agora se eu tinha um filme na época, também, ou não. Davi falou: – “Bem, você não tem muito tempo porque é sexta-feira e queremos começar a fazer os testes de maquiagem em Data (Brent Spiner) na segunda-feira” – O que eu descobri foi que eles esperaram um longo tempo. Eles haviam chamado um grande número de maquiadores e foram entrevistá-los em poucas semanas. Mas, nas conversas com esses caras, todos eram bons artistas de maquiagem e bons amigos meus, David, Gene e Rick perceberam que eles não fizeram o trabalho de laboratório. A questão veio à tona, a todos eles foi: “Se você começar o trabalho, quem você usará para fazer suas próteses?” Meu nome apareceu tantas vezes que David teve a brilhante idéia, “Ei, se Westmore vai fazer as próteses, por que nós não apenas o chamamos e vemos se ele está interessado em dirigir o depertamento na série? “Isso foi como tudo funcionou”.

Você acabou na Paramount por quase duas décadas, trabalhando em todos as séries de Jornada e nos filmes até 2005. Esse tipo de longevidade não poderia ter sido em sua mente só por que no dia você disse, “Sim”, certo?

“De jeito nenhum. Isso não é como você pensa. Na verdade, nunca houve qualquer ponto ao longo do caminho que eu assumisse que haveria uma outra série que duraria. Eu me lembro que, quando Rick finalmente ligou e disse: – “Enterprise está terminando. Acabou”. Eu fiquei triste, mas eu não fiquei muito decepcionado. Nós deveríamos ir mais três anos, mas eu não fiquei chocado com isso porque eu nunca tinha como certo que eu estaria ali para sempre. Assim, a cada ano em que foram prorrogadas as séries era algo que eu considerava uma bênção, porque era um trabalho constante e eu não tinha que caminhar ao redor do mundo, sem lugar próprio para ficar. Além disso, olhe para o que temos feito. Eu tive que contratar as melhores pessoas disponíveis. Nós tivemos as séries, os filmes, as exposições itinerantes, a atração de Las Vegas, os CD-ROMs e jogos de vídeo game. E havia um pequeno núcleo de nós – o departamento de maquiagem, Herman Zimmerman e sua equipe de design de produção, Bob Blackman e sua equipe de figurino – que estavam envolvidos em tudo o que o franquia tocou ao longo dos 18 anos. Foi uma grande corrida, e provavelmente algo que nenhum de nós terá que fazer novamente.”

Em breve a parte II.