Star Trek Magazine fala dos “Bad Boys” de Jornada

A revista Star Trek Magazine, em sua 30ª edição, trás um artigo de interesse daqueles que apreciam os conhecidos “bad boys” do universo de Jornada. Quando se trata da Frota Estelar os “bad boys” fazem os meios justificar os fins? Esta parte do artigo faz referência, em especial, ao comportamento de dois capitães que comandaram a USS Enterprise, em tempos distintos. Na mesma edição, o ator Robert Duncan McNeill, fala dos seus “bad boys” Nick Locarno (A Nova Geração) e Tom Paris (Voyager). Cortesia do TrekToday.

“A operação bem sucedida da Frota Estelar depende de um estrito cumprimento das regras e regulamentos, uma compreensão e respeito a estrutura de comando e à obediência das ordens dos oficiais superiores. Exceto, é claro, quando isso não acontece”. Este artigo nos leva a uma comparação entre dois capitães bem sucedidos e populares de Jornada, James T. Kirk e Jean-Luc Picard.

“Várias figuras da mais alta qualidade da Frota Estelar, mesmo lendárias, ficaram conhecidas por ignorar as regras ao longo do tempo. James Kirk certamente se enquadra nessa categoria, com uma reputação de longa data por desrespeito a autoridade e tomando ação ousada até mesmo agressiva à menor provocação, independentemente das conseqüências. No entanto, um exame cuidadoso de sua carreira mostra que mesmo quando Kirk ignora a lei suprema da Frota Estelar, a Primeira Diretriz, nunca é para o engrandecimento. Seja o resgate de uma civilização estagnada pega nas garras do regime opressivo (The Return of the Archons, A Taste of Armageddon, A Piece of the Action, Bread and Circuses, ou The Apple), ou agindo para frustrar as tentativas do inimigo de prejudicar um sociedade nascente (Friday’s Child ou A Private Little War), Kirk sempre age pelo o que ele acredita ser um bem maior. Aos olhos de alguns, isso faz dele um rebelde amoral, enquanto outros o vêem simplesmente como não convencional”, diz o artigo.

“Ao contrário, Jean-Luc Picard, muitas vezes é considerado como aquele que sempre segue as regras, ou pelo menos é mais pensativo e comedido no que diz respeito a sair dos parâmetros do protocolo e do dever. Claro que, como homem mais jovem, Picard foi mais despreocupado, mais notadamente, abstendo-se da tradição, deixando a família e seguindo para uma carreira na Frota Estelar. Foi assim até o venerável zelador da Academia, Boothby, levar o jovem cadete dentro de seu gerenciamento que Picard realmente começou a seguir pelo caminho da maturidade. Mesmo assim, a imprudência e o excesso de confiança mesmo veio à tona na ocasião, quando ele não teve medo de ficar em desvantagem em uma briga com Nausicaans (“Tapestry”), uma ação que terminou com ele sendo esfaqueado no coração, e exigindo um substituto artificial. Esse acontecimento é visto por muitos – incluindo a avaliação do próprio Picard – como um ponto de virada na sua vida, depois que ele desenvolveu um carácter mais introspectivo”.

Continuando o artigo do Star Trek Magazine, “A reputação depois de Picard, para julgamento e ação deliberada frequentemente serviram bem para ele, especialmente nas ocasiões em que se viu forçado a anular as regras para cumprir a sua missão, proteger sua nave e tripulação. Mostrando que o primitivo Edo que os aliens adoravam não eram deuses (“Justice”), ajudando alguém em perigo, em desafio as diretivas de não-interferência (“Pen Pals”, “Homeward”), ou desafiando a Frota e até mesmo a própria Federação em defesa do aparentemente indefeso povo Ba “ku (Star Trek: Insurreição) Picard demonstra a vontade de desafiar a letra da lei, a fim de defender o seu espírito. Embora certamente não tão impulsivo ou arrogante como Jim Kirk talvez tenha sido em situações semelhantes, Picard ainda assim mostra-se  – na ocasião – um pouco trapaceiro quando exigido pelas circunstâncias”.

Em outra parte da revista temos uma entrevista com Robert Duncan McNeill que falou dos dois personagens que fez na franquia: o cadete Nick Locarno, que foi expulso da Academia da Frota, depois de causar a morte de outro cadete e forçando aqueles sob seu comando a encobrir o acidente (“The First Duty”) e o tenente Tom Paris que foi preso por passar para o lado dos Maquis e readquiriu seu posto na Frota, mais tarde, através da capitã Janeway (“Caretaker”).

“Segundo McNeill, há uma diferença importante entre os dois personagens problemáticos: – “Fundamentalmente, há uma enorme diferença entre os dois”, disse McNeill- “Nick Locarno era alguém que parecia ser um cara muito bom para os professores da Frota Estelar, setor acadêmico e funcionários, mas no fundo era um cara podre. Acho que Tom Paris foi completamente o oposto disso. Ele parecia ser um pouco podre pelo lado de fora, mas era realmente um bom rapaz. Inicialmente, os criadores da Voyager poderiam ter concebido o personagem ser muito parecido com Nick Locarno, mas tornou-se claro para mim muito cedo que tinha de ser muito diferente”, disse o ator.

“Nick Locarno era alguém que estava lá para uma história e para servir a um propósito muito breve”, explicou McNeill. “Mas, para Tom Paris para durar, bem como ser relevante, ele tinha que ser um verdadeiro herói e um personagem que, debaixo todas as suas imperfeições, falhas e fraquezas, era alguém que os espectadores gostariam de voltar a ver cada semana. É por isso que eu senti que era necessário trazer um sentido de humor para Paris. Para mim, Jornada teria muito sucesso, sempre que tivesse um pouco de ironia e humor de qualidade, juntamente com um senso de diversão e aventura. Então, eu tentei trazer esse espírito de tudo o que fiz, mesmo que não estivesse no script.”

Para Tom Paris, sendo preso em Voyager no Quadrante Delta significou uma segunda chance, mas ele tinha que provar a si mesmo, para seu capitão e tripulantes companheiros. “O que foi realmente importante para nossa série foi que esse grupo de pessoas descasadas veio junto com suas forças e se tornarem um time”, disse McNeill. “Isso foi um desafio, com Tom Paris, porque ele foi inicialmente concebido para ser um lobo solitário. Então eu olhei para as oportunidades de mostrar seu valor como jogador de equipe”.

“Isso começou no piloto com Harry Kim [Garrett Wang], onde eu queria mostrar Tom como sendo espécie de irmão mais sábio, irmão mais velho para o personagem. Mesmo que estivesse levemente colocado no script, eu tentei o meu melhor para enfatizar que, enquanto Tom podia parecer que não se importava com ninguém, ele realmente se preocupava com Harry, que era um pouco menos experiente e precisava de um pouco de ajuda. Quanto mais eu fiz isso, mais, penso eu, os nossos escritores começaram a escrever para ele.

“Outra coisa que eu sinto que foi único sobre o Tom era o fato de que ele era uma espécie de pessoa que falava simples e honestamente. Com todo o technobabble, papo sci-fi e histórias e situações complicadas, eu tentei ser o único que tinha um sentido simples de falar e ser um pouco sociável com o meu personagem”.