John Eaves e a criação de Vulcano em Star Trek

John Eaves é um ilustrado de Jornada de longa data. Trabalhou nas séries Deep Space Nine e Enterprise, além de vários filmes. Um dos seus feitos foi transformar a USS Excelsior na USS Enterprise-B do filme Star Trek VII: Generations, além de criar as naves Breens, a USS Enterprise-E, a Scimitar e as naves romulanas de Nemesis. Ele fala, no blogger do Star Trek.com, da influência do ilustrador Ron Coob em seus trabalhos e como criou a paisagem de Vulcano no filme Star Trek.

Ron Cobb é um artista que começou fazendo animação, quadrinhos, capas de discos no final dos anos 50 e ingressou no cinema por meio de Dan O’Bannon e John Carpenter. Seu primeiro filme foi Dark Star (1973), onde foi contratado para desenhar a nave Estrela Negra. Alguns dos seus trabalhos incluem Star Wars, Alien, O Vingador do Futuro e Conan, o Bárbaro. Ele foi fonte de inspiração para inúmeros outros ilustradores, como John Eaves.

Eaves disse que, no início de sua carreira, passava horas e horas estudando todos os detalhes e tentava usar o que aprendeu estudando o estilo de Ron Cobb. “Ele sempre teve uma linha pesada, escura em torno de seus temas e que na verdade é algo que eu ainda faço hoje. Na sequência dos meus sonhos distantes de trabalhar no cinema, sempre invoquei a influência de Ron para me guiar através de um projeto na faculdade e também em peças de meu portfólio”, disse Eaves.

 O ilustrador lembrou que teve a oportunidade de trabalhar na mesma empresa em que Coob estava, a VFX, e o que chamou sua atenção foram os esboços das espadas em Conan (1982). Anos depois, Eaves foi para Jornada, um mundo em que Ron não havia ainda se aventurado.

Para Eaves, Ron inspirou tanto naves espaciais quanto paisagens concebidas por ele nas produções da franquia, principalmente as do filme Star Trek  de J. J. Abrams. “Os desenhos, eu diria, mais fortemente influenciados por Ron foram aqueles que representam a arquitetura do planeta Vulcano, que os fãs de Jornada viram na série Enteprise“, disse Eaves. “Então, muitas paisagens foram tão lindamente renderizadas (em imagens digitais) para Star Wars e Star Trek que nós, no departamento de arte, queríamos que Vulcano fosse um elemento especial, reconhecível que faz este mundo destacar-se do resto. Aqui é onde Ron Cobb surge. Lembrando suas belas espadas de Conan, nós pensamos: “não seria legal desenhar uma cidade onde os arranha-céus lembrem espadas em pé, com suas lâminas voltadas para o céu?” Depois de alguns esboços e aprovação dos produtores, Vulcano teve sua base de arquitectura estabelecida e, a partir daí, as cidades  refletiriamm essas espadas de estilo monolíticor oxo e vermelho.”

“Muitos artistas incrivelmente talentosos chegaram antes de todos nós no departamento de arte de Jornada, e sem dúvida o nosso departamento era um lugar onde as influências e inspirações de outros brilhavam. Então, obrigado, Ron.”