Série de Pike terá episódios com finais inesperados

A mais nova série da franquia, Star Trek: Strange New Worlds, encerrou suas filmagens principais e está na fase de gravações adicionais e de efeitos VFX.

Akiva Goldsman é o produtor executivo e co-showrunner da série, além de diretor do episódio piloto. Ele concedeu uma entrevista aos sites TrekMovie e TrekCore, juntamente com dois membros do elenco, Ethan Peck (Spock) e Rebecca Romijn (Una Chin-Riley), para falar um pouco mais sobre esta série tão aguardada pelos fãs.

A partir do vídeo de revelação dos personagens, podemos ver que houve algumas mudanças visuais nos uniformes e nos cenários. Akiva Goldsman, que escreveu e dirigiu o piloto, diz se a intenção é chegar ainda mais perto do visual da Série Clássica.

Sim, eu diria que repetimos mais uma vez. Acho que o princípio organizador de nossa iteração foi nossa visão do cânone. Mas tendo dito isso, nós fizemos uma reviravolta de algumas coisas, a fim de fazê-lo funcionar.

Um dos questionamentos sobre a tonalidade da série refere-se a tentativa de equilíbrio entre o antigo e o novo.

Bem, eu posso responder desta forma. Estamos voltando fundamentalmente para a narrativa episódica. E o que é único sobre este programa específico, no atual Universo de Star Trek, é que ele é totalmente episódico. Agora, quando digo “totalmente”, estou exagerando um pouco, pois os arcos dos personagens ainda são serializados. Não é como se Jim Kirk fosse ver Edith Keeler morrer em uma semana e ficar bem na semana seguinte como era na Série Clássica.

Nossos personagens carregarão consigo o que sofrem, ou o que aprenderam, episódio a episódio. Mas as histórias são episódicas. E isso nos permite fazer algo em que a série original é muito boa, para fornecer tons ligeiramente diferentes. E para dar a você – na falta de uma palavra melhor – a moral oculta da história. Como a reviravolta de O. Henry (escritor conhecido por escrever histórias com finais surpreendentes), como uma em Twilight Zone que dá a você um tipo de procedimento que realmente é o domínio da narrativa episódica.

Embora, em Strange New Worlds, a trinca Pike, Spock e Número Um seja a mais importante da série, outros personagens também terão suas histórias contadas durante os episódios.

Este Star Trek é realmente uma peça de conjunto. Mas o que fazemos, o que é um pouco diferente das outras peças do conjunto que estão atualmente em execução, é não tentarmos contar a história de todos toda semana. Nós meio que mudamos nosso foco um pouco. Então, você pode facilmente olhar para um episódio e dizer: ‘Oh, esse foi realmente um episódio de Pike’ ou ‘Aquele foi realmente um episódio de M’Benga.’ 

Nova tecnologia substituindo a tela verde

Assim como em todas as séries, Strange New Worlds enfrentou problemas de filmagem e logística, durante a pandemia, mas um novo equipamento utilizado ajudou a atenuar o atraso e dar mais ferramentas aos atores durante as gravações. Goldsman, assim Romijn e Peck, comentaram sobre como foi a adaptação ao novo equipamento.

(Goldsman) Não houve muito tempo extra como se poderia esperar quando se tratava de Strange New Worlds – mas temos essa parede AR agora em Toronto, e isso tem uma curva de aprendizado. Então, tendo mais tempo trabalhando com isso foi realmente útil.

(Romijn) Sim! É realmente interessante. É uma sala enorme com telas de TV nas paredes e no teto, por isso é quente e é novo, por isso é um pouco problemático – eles paravam as coisas de vez em quando e diziam: “há um gremlin na parede!” era hora de uma reinicialização total do sistema. Isso levava cerca de 20 minutos para reiniciar.

Havia algumas coisas técnicas para se acostumar, mas é melhor do que trabalhar em um cenário de tela verde, onde você tem que tentar imaginar o que deveria estar olhando – porque com a parede AR é quase como se você estivesse trabalhando com a prática de efeitos, como se você estivesse naquele mundo, e você pudesse ver como isso se parece.

(Peck) Você compartilha essa imagem com seus companheiros de atuação também, e isso é realmente uma grande ajuda.

Mas os atores observaram que foram capazes de ir em algumas locações externas (como na Universidade de York e no vilarejo de Black Creek Pioneer), embora não saibam se isso ocorreu com todo o elenco.

Akiva Goldsman fez um comparativo entre a produção de Picard (na qual também é produtor) com Strange New Worlds durante o período de pandemia.

Eu acho que a única diferença entre os dois programas, quando se trata de COVID, é que Toronto esteve em um bloqueio total por quase toda a duração da 1ª temporada.

Então, dirigi o primeiro episódio de Strange New Worlds, certo? E tive que sentar em uma sala por 14 dias [depois de viajar para o Canadá]. Quer dizer, 14 dias sozinho. Eu nem gosto tanto de mim em um dia bom! Mas essa foi a verdade de como todos nós superamos isso.

E mesmo que as pessoas pudessem se encontrar [fora das filmagens], ninguém podia ir a um restaurante, não havia compras, nada estava aberto. Era muito diferente em Los Angeles, onde tudo havia reaberto – havia um mundo inteiro acontecendo. Mas mesmo lá, você ainda está sempre nos protocolos de teste COVID, e eles estão sempre atrasados.

Portanto, está um pouco mais no fluxo, fazer coisas em uma cidade grande como LA que cancelou alguns desses regulamentos, onde provavelmente era muito mais solitário para todos em Toronto.

Acrescentaram ainda Romijn e Peck.

(Romjin) Foi uma loucura. Começamos a filmar, realmente, no auge da pandemia em Toronto. Os números de infecção eram terríveis e todas as cidades estavam fechadas, tudo estava fechado. Nosso elenco não tinha permissão para sair junto fora do trabalho de forma alguma, e mesmo quando estávamos no set, podíamos trabalhar juntos quando estávamos filmando – mas assim que a cena acabava, tínhamos que voltar para nossas cadeiras, espalhadas por 3 metros de distância, e não podíamos conversar um com o outro. Não podíamos nem nos ver nos fins de semana. Tipo, sempre vai haver alguma camaradagem – porque todos são tão talentosos – mas no início, eu ficava pensando, “Nós não nos conhecemos!”

Anson [Mount], Ethan e eu já tínhamos trabalhado juntos em Discovery e nos Short Treks, então passamos mais tempo juntos. Mas Strange New Worlds tem um grande elenco, e demorou muito para começarmos a nos conhecer.

(Peck) Estava muito sombrio. As únicas partes boas foram interagir na câmera, porque não poderíamos fazer muito de outra forma.

Quase nunca vi Babs [Olusanmokun, que interpreta M’Benga]. Eu o vi no set por talvez, tipo, três dias? É louco. Ele é como uma pessoa misteriosa que estou muito animado para conhecer. Estou muito interessado em ver como essa temporada vai acabar, em comparação com outras; esperançosamente conseguiremos mais temporadas.

Um pouco mais sobre Número Um e Spock

Os atores Ethan Peck e Rebecca Romijn comentaram a respeito de como veremos os personagens clássicos neste novo tom da série

(Romjin) Bem, há uma grande revelação que me deixou muito animado – não posso dizer o que é, mas Akiva me contou antes de começarmos a filmar, e acho que realmente informa muito sobre quem é a Número Um, seu personagem, e isso realmente afeta tudo para a temporada.

(Peck)É muito diferente para mim, pelo menos, o processo de preparação [para interpretar Spock] é muito diferente. Parece uma responsabilidade muito maior, porque há muito mais nuances que preciso trazer – porque o tempo literal gasto com esse personagem aumentou dez vezes, em comparação com o tempo que eu estava em Discovery.

E veremos sim, um Spock, absolutamente, sem a barba, o personagem se sente meio cru e vulnerável; não há barreira entre minha interpretação de Spock e o público. Acho que ter a barba me deu uma espécie de ‘aterrissagem suave’ no papel … então espero que funcione!