Entrevista com John Cho

O ator John Cho foi entrevistado pelo StarTrek.com, onde partilha a sua emoção sobre ter participado em Star Trek, revelando o que gostaria de ver em Sulu na sequência, e seus projetos futuros. Ele esteve na Convenção em Las Vegas para o 45º aniversário da franquia na companhia de George Takei.

Você posou para fotos com George Takei e centenas de fãs na convenção, e também dividiu o palco com ele na frente de milhares de pessoas muito empolgadas. Como foram essas experiências para você?

“Ah, aquelas foram divertidas. Primeiro de tudo, eu amo George e eu adoro vê-lo, ponto final. Por isso é sempre legal quando nossos caminhos se cruzam. Estes foram meus primeiros eventos de convenção, e é muito apropriado que George conduza-me a este mundo. Eu estava nervoso, quando o dia começou, ficando na frente de tantas pessoas, mas agora estou animado. É engraçado, mas eu sou realmente um pouco tímido diante da câmera. Eu sei que é estranho, mas é algo que eu tenho de lidar e, meu Deus, as pessoas eram todas muito calorosas. Fiquei realmente impressionado pelas boas-vindas de todos, e eu senti como se estivessem cuidando de mim.”

O que significou para você conhecer um pouco George?

“Ele sempre foi um herói para mim. Ele é o único que me trouxe para Jornada, quando criança. Acho que toda pessoa de cor na América sabe o que eu estou falando. Quando você está alternando os canais e vê alguém que se parece com você, você  fica histérico. Especialmente nos anos 60 e 70 e até a década de 80, não havia tantos pessoas de cor na televisão como existem hoje. Assim, George é alguém que foi um herói e ficou no meu radar desde que vim para este país. Assim sendo ligado a ele dessa maneira é uma verdadeira honra.”

Se você pode ser objetivo, o quanto satisfeito você ficou com o primeiro filme e com o papel de Sulu nele?

“É impossível eu ser objetivo. Mas eu só posso dizer sobre minha reação. Eu estava gritando na primeira vez que exibimos o filme. Foi na Paramount. O elenco principal foi lá e todo mundo estava enlouquecendo, como eu. Eu meio que esqueci que estava no filme. Muitos atores assistem filmes, assistem a si mesmos, de uma forma muito crítica eles começam a procurar defeitos. O filme foi tão emocionante que eu realmente esqueci de me criticar. E eu achei que o cara fazendo Sulu foi OK.”

Será que você teve bastante a ver no filme?

“Sim. Eu fiquei feliz. Quando fiz o papel eu não tinha lido o roteiro, mesmo. Eu só sabia que queria ser uma parte dele. Eu não tinha certeza de como iria fazer malabarismos fora. Havia apenas um monte de personagens para chegar, que era uma grande história para contar, e eu não estava esperando um arco enorme. Mas aquela cena, a luta, foi espetacular. Era algo que eu não tinha feito antes. Era um território novo para mim. Então, eu fiquei muito feliz com o que eu fiz, para responder sua pergunta.”

O que você espera ver de Sulu no segundo filme?

“A batalha de Sulu foi externa no primeiro filme, e eu acho que seria interessante vê-lo ter uma batalha interna de algum tipo. Isso seria divertido para mim, para ele lutar com uma decisão.”

Você tem um A Very Harold & Kumar 3D Christmas saindo em 4 de novembro. Foram cinco ou seis anos desde o último filme de Harold & Kumar, por que você e Kal Penn voltaram aos personagens?

“Foi um tempo, e acho que todos nós estávamos começando a duvidar de que iria realmente acontecer. Particularmente com o trabalho de Kal, trabalhando em Casa Branca, eu não sabia se iria ou não se materializar. Quão rápido chegamos de volta? Muito rapidamente, eu acho. Foi muito confortável. Kal e eu temos uma ligação especial. Somos como dois Beatles, e ninguém mais sabe como é ser um Beatle. Assim, só ele e eu voltamos.”

Você tem outro reboot chegando com Total Recall. Você colocou a sua parte nisso, certo?

“Sim, eu já terminei. Foi uma boa filmagem. Eu estive muito no início das gravações. Ouvi dizer que está indo muito bem. Eu vi um clipe dele na Comic-Con e pareceu ótimo para mim. Foi um prazer trabalhar. Estou fazendo McClane, então eu executo o programa. Eu acho que preparei ele em sua viagem. É uma peça muito divertida.”

Na verdade, você diria que é um reboot no estilo de Star Trek ou mais que um remake tradicional?

“É um remake. Eu o descreveria como um remake. É muito fiel, eu acho. O primeiro (filme) não foi muito fiel à história. Eu vi muita coisa de volta para o material de origem. Pelo que tenho lido, os elementos são bastante semelhantes. É apenas em um tom diferente, mais que qualquer outra coisa, porque o original era uma expressão de personalidade do (diretor Paul) Verhoeven, para mim, e seu senso de humor. Portanto, este está se concentrando mais na história e menos em sua opinião.”

O que você tem mais engatilhado para começar a produção?

“Eu terminei de filmar American Reunion, que seria o quarto filme de American Pie. Isso foi divertido. É por isso que eu tenho esse bigode. É a minha cara mais engraçada, com um bigode. É a mais engraçada versão do meu rosto. Mas este filme traz de volta todos, desde o original.”

E o próximo?

“Eu não sei ainda. Nós deveríamos filmar Star Trek 2 ou XII, neste inverno, mas eu realmente não estou certo quando isso vai acontecer. Então, eu sou do tipo que está em modo de espera.”

Voltando a Star Trek, você sente que o seu desempenho como Sulu está de algum modo algum construindo um retrato de George Takei, ou eles são personagens realmente separados e caracterizações separadas?

“Você sabe o que? Deixe-me voltar a você depois de fazer o segundo filme, porque eu estarei interessado em saber. Para mim, a direção que eu peguei no primeiro foi “Conecte esses pontos, mas não ligue muito”. Então, eu vou estar interessado em saber para onde estamos indo . Há uma série de decisões a tomar.”