Star Trek XII: Filmagens encerradas

O diretor J.J. Abrams já terminou as gravações de Star Trek XII (ainda sem título). Ontem foi o último dia de filmagens, que passará agora para a pós-produção, com edição, trilha sonora, efeitos especiais e tudo o mais. Por conicidência, isso aconteceu no aniversário de três anos de lançamento do primeiro filme, Star Trek.

08 de maio de 2012 foi o último dia de produção de Star Trek XII, próximo filme da franquia e foi nessa data, em 2009, que Star Trek estreou nos cinemas.

O co-produtor e escritor Roberto Orci tornou isso oficial quando comentou no site TrekMovie, ontem a tarde.

boborci: “E … Isso está encerrado!”

As filmagens finais ocorreram no norte da Califórnia. A produção começou no dia 12 de janeiro de 2012 e levou um pouco menos de quatro meses. Para efeito de comparação, Abrams foi capaz de filmar a sequência duas semanas a menos que o primeiro filme, no entanto a anterior produção se estendeu através dos feriados de Natal e houve uma interrupção no meio.

Orci não foi o único a comentar. Ontem de manhã, Simon Pegg, Sr. Scott, parecia um pouco melancólico quando mandou a seguinte mensagem no twitter e a foto de seu uniforme da Frota para última filmagem.

Simon Pegg: “Hora de vestir as velhas roupas de trabalho e ir a luta uma vez mais.”

Zachary Quinto apenas enviou uma imagem pelo twitter de sua cadeira cativa.

Na noite de terça (presumivelmente depois de ter terminado o trabalho), Pegg enviou a seguinte mensagem.

Simon Pegg: “Encerrado. A contagem para maio de 2013 começou”.

 Na cidade de Livermore, próximo a San Francisco, o canal de notícias local fez um relatório sobre as filmagens de Star Trek XII, inclusive conversando com as pessoas e alguns fãs que já viram parte do elenco ao redor da cidade e nos hoosters.

Agora começa o longo processo de pós-produção, que terá um tempo extra, mesmo para um filme blockbuster. Devido a mudança da data de lançamento, a Paramount deu mais de quatro meses extras para uma pós-produção sem atropelos.

Vale a pena ressaltar que muitos aspectos que são consideradas em uma pós-produção já estavam curso para esta sequência. Alguns dos efeitos da ILM tiveram início no final de 2011, antes da produção começar. E os editores Mary Joe Markey e Maryann Brandon estavam trabalhando na sala de edição desde janeiro. Mas há ainda outros elementos da pós-produção que ainda estão para começar, como a trilha sonora por Michael Giacchino. Mas todos eles têm muito tempo para obter o produto final que eles querem.

E quanto … Teaser? Trailer? Alguma novidade na Comic-Con?

Ainda é cedo para uma propaganda forte, mas, de acordo com informações do site Trek Movie, ainda este ano poderemos ainda ver alguns momentos promocionais. O co-produtor e roteirista Damon Lindelof afirmou que a equipe espera mostrar “algo” no Comic Con de San Diego em julho. O primeiro teaser de Star Trek saiu em janeiro de 2008, que foi 11 meses antes do lançamento, por isso não seria nenhuma surpresa se virmos algo neste ano.

Continue ligado no Trek Brasilis!