Resumo de Star Trek Ongoing #8

Esta oitava edição da série em curso Star Trek Ongoing publicada pela editora IDW Publishing mostra a segunda parte de “A Vingança Vulcana”, o primeiro encontro com os romulanos do século 22 e o retorno da matéria vermelha mostrada no filme de J. J. Abrams. O Trek Brasilis apresenta para você um resumo dessa aventura escrita por Mike Johnson e supervisão do roteirista Roberto Orci .

A história segue após a Enterprise perseguir a nave vulcana até a fronteira da zona neutra romulana. Sem comunicação com o comando da Frota, Kirk toma a decisão de entrar na zona proibida numa nave auxiliar. McCoy e dois tripulantes: Zahra e o “cupcake” Hendorff (aquele da briga no bar) acompanham o capitão, juntamente com o prisioneiro. Kirk tenta recuperar a matéria vermelha antes que o Império perceba a sua presença. Sua camuflagem não dura muito, logo são cercados por naves Romulanas de patrulha e capturados. Kirk tenta justificar sua aparente violação ao tratado como uma missão de resgatar uma arma roubada da Federação e que poderia ser usada contra Romulus, mas não obtem êxito.

 

Essa será uma das muitas decisões que Kirk tomará por conta e risco, quando na impossibilidade de comunicação com a Frota, já que é uma de suas principais características como capitão, na série original. O visual dos quadrinhos inspira-se na série clássica, com relação a vestimenta e a arquitetura romulanas, tendo algumas diferenças de design mais arrojado e evoluído das naves de rapina.

A história é recheada de  diálogos bem estruturados, como os de Kirk com o tribunal romulano. O jovem capitão tenta usar uma de suas maiores qualidades, a persuasão, tentando convencê-los de que violou a zona neutra na melhor das intenções. Mas o tribunal mostra ter conhecimento da matéria vermelha e dos tripulantes da nave Vulcana como sendo de Nero. A decisão é pela condenação à prisão perpétua por espionagem.

Uma novidade nos quadrinhos é Sulu no comando da Enterprise estacionada na fronteira romulana, aguardando ordens de Kirk.

De volta a Romulus, os “tripulantes de Nero” estão hospedados aguardando a hora em que se apresentarão ao conselho como heróis, sendo que neste momento detonarão a matéria vermelha. O prisioneiro mascarado que estava com Kirk é conduzido ao quarto e observa a conversa sobre o plano suicida.

Numa reviravolta da história, o tripulante se revela como Spock, a carta na manga de Kirk. Sarek mostra surpresa por ver Spock e vice-versa. Spock tenta convencer os Vulcanos de desistirem da vingança. Os Vulcanos mantem o plano e aprisionam Spock no quarto. Sarek decide ficar com o filho.

Em outro ponto, Kirk e os tripulantes são levados para a prisão numa pequena nave transporte. Kirk lembra Hendorff da briga no bar em Star Trek e aí inicia-se a cena de luta com os soldados romulanos, bem ao estilo Série Clássica. Quando um dos romulanos consegue dominar McCoy, Spock e Sarek aparecem de forma salvadora.

Com a nave sob controle, Spock revela a Kirk o disfarce dos Vulcanos e o plano de acionar a matéria vermelha no Conselho.

No momento em que os Vulcanos se apresentam ao Conselho, Sarek chega para desmascará-los, mostrando o seu erro por ter ficado cego pela emoção. Os Vulcanos são dominados e o Conselho decide poupar Kirk e a tripulação por não haver indícios de espionagem e que mante-lo sob custódia poderia gerar atrito com a Federação. Decide liberar Sarek com a mensagem de que não tolerará outra incursão da Federação na zona neutra e prenderá qualquer vulcano em território romulano. No entanto, condena os demais Vulcanos a prisão. A matéria vermelha e o esquema da Narada ficarão guardados com o Senado, dizendo ser “uma troca justa”.

De volta a Enterprise, Kirk e Spock comentam sobre o acontecido, mencionando a aprovação de Pike pela decisão de Kirk e sendo o defensor do capitão diante do alto comando da Frota, mas temeroso pelo “balanço do poder” com os romulanos.

A próxima edição de número nove abordará um episódio da série, “‘The Return of the Archons”.