Nova entrevista com Simon Pegg

pegg simonEstamos a poucos dias da primeira pré-estreia do filme Star Trek Sem Fronteiras em Sydney, Austrália e a menos de 20 dias da grande apresentação na Comic Con em San Diego. Mais uma entrevista do escritor e ator Simon Pegg foi concedida para a revista Popular Science, onde falou um pouco a respeito dos efeitos usados nos cenários, o foco da história, seu encontro com James Dooham, e muito mais.

Será que algum desses botões no cenário da Enterprise fazem alguma coisa?

Pegg: Um pede pizza, mas não temos certeza qual deles é. Os botões, na verdade, todos funcionam. Se você pressionar as coisas, elas acendem. Mas nada faz com que a nave espacial voe.

A sensação é tão realista quanto parece para nós fãs?

Pegg: A enorme atenção aos detalhes sobre a cenografia é extraordinária. Todos os controles na Enterprise são sensíveis ao touchscreen, e cada botão tem uma função. E não há uma maneira de governar a nave com vários joysticks e mostradores. Você pode nunca ver um close-up disto, no filme, mas como ator, isso faz você se sentir como se estivesse em um ambiente totalmente real.

Acho que fica mais fácil fingir que você está em uma nave espacial.

Pegg: Estes cenários são plenamente concretizados, e foi uma filmagem monumental. Pela primeira vez, a ponte foi construída em uma suspensão cardan para que ela balançasse e nós não tivéssemos que fingir que a nave estava sendo balançada, que é uma das mais queridas tradições de Jornada: As agitações da câmera e os atores vão para a esquerda e direita. Houve um leve tédio sobre isso: “Oh, não temos mais que fingir?”

Pegg: Meu relógio do Scotty. Eu usei-o em todos os filmes, mas eu acho que ninguém viu isso. Se você pressioná-lo, ele fica todo azul e chamativo. Eu gosto de pressioná-lo, por vezes, quando estou entediado. Eu tentei colocá-lo na filmagem, mas nunca entrou. Então é uma coisa invisível, bonito.

Jornada tem durado em torno de meio século. O que mudou desde que começou?

Pegg: O que é mantido da série no filme é essa ideia de esperança, a ideia de que realmente conseguimos não só viver, mas trabalhar juntos e sair para o universo e explorá-lo. Neste filme, nós tentamos questionar ligeiramente os pontos fortes da visão original de Roddenberry. Se o vilão é contrário a tudo que a Federação é, queríamos fazer com que a audiência quisesse saber se o vilão está certo e se a tripulação está apenas assimilando o universo, ao invés de sair com seu ideal Federalista, e fazer alianças e construir uma enorme comunidade. Nós queríamos fazer um balanço disso e perguntar: “Isso é a coisa certa a fazer? Ou você está apenas colonizando a galáxia? ”

Será que o elenco de Star Trek sempre sair na vida real?

Pegg: Nós nos conhecemos há muito tempo, e nós damos muito bem. Em Vancouver, onde filmamos este filme, você muitas vezes poderia entrar em uma boate ou num restaurante e ver toda a tripulação da Enterprise. Fomos em um clube e sentamos nesta grande mesa em forma de ferradura, Chris [Pine], Zach [Quinto], John [Cho], Anton [Yelchin] *, e Deep [Roy] e na tela acima dessa mesa, eles colocaram Star Trek, e nós ficamos pensando: “que diabos, homem ?! Nós realmente não queremos dizer, ‘Ei, estamos aqui!’ ”

Você acha que Scotty tem um pouco de inveja do relacionamento Kirk e Spock?

Pegg: Eu não acho que ele se importa. Eu meio que sinto que ele vive em seu próprio mundo. Eu acho que ele gosta de estar nas vísceras do material de fixação da nave. E, obviamente, nesta iteração, ele tem seu pequeno amigo, Keenser, que é como esta pequena ostra ou uma criatura bivalve. Agora ele é um dispositivo regular como o braço direito de Scotty … ou bivalve de confiança. Então, ele está bem.

Você conheceu o seu antecessor, James Doohan, antes de falecer em 2005?

Pegg: Estranhamente, eu o conheci em uma convenção SFX [ficção científica] Expo anos antes. Ele foi convidado de honra. Foi muito no fim de sua vida, ele estava em uma cadeira de rodas e estava muito frágil, mas eu o conheci. Isso sempre me pareceu tão estranho que fosse o meu futuro, e eu não sabia e não seria capaz de dizer a ele. Então, eu considero uma coisa extraordinária, eu ter de encontrá-lo por, mesmo que tivessem sido uns bons três anos, antes de eu fazer o personagem. Eu estava meio que, “Uau, isso é o universo se abrindo.”