Antes de Star Trek 3, Enterprise combate romulanos

saavik00capaEm agosto de 1984, a DC Comics se propôs contar a origem de Saavik, a vulcana (que depois descobrimos ser meio romulana, meio vulcana) protegida de Spock vista pela primeira vez em Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan. O Trek Brasilis vasculhou esse documento histórico aqui, com a análise da edição 7 da HQ de Jornada publicada na época. Mas esse conto não foi encerrado lá, e sim duas edições depois (a saga pulou um número). E a história tomou um rumo inesperado, para nosso agrado!

A revista, de número 9, começa na data estelar 8185.35 com a USS Enterprise perseguindo a nave de Saavik até a borda da galáxia (vista em Where no Man Has Gone Before, da Série Clássica). Em Pon Farr, Saavik está desesperada para encontrar seu prometido noivo Xon, em missão secreta por ali. Saavik ameaça a Enterprise, comandada por Kirk, chegando a disparar contra a nave. Com uma manobra inteligente, o capitão Kirk consegue ludibriá-la, fazendo-a pensar que a NCC-1701 está imobilizada no espaço e prosseguindo com sua busca frenética a Xon. A Enterprise então liga seu sistema de camuflagem, similiar a dos Klingons e Romulanos, e começa a estudar uma estratégia. Esse sistema foi instalado na nave em histórias anteriores nesta série de revistas em quadrinhos.

Enquanto isso, num planeta na borda da galáxia, cientistas romulanos estão trabalhando arduamente em um novo e misterioso projeto: a criação de soldados geneticamente melhorados, e com um agravante. A energia da barreira da galáxia está sendo utilizada para reforçar o poder dessa novíssima classe de romulanos. Entre os cientistas está um adido do Império Romulano. O centurião Xon! Na verdade, desde sua primeira aparição, está claro que Xon não se vendeu aos romulanos. Ele é um agente secreto vulcano infiltrado nesse experimento.

saavik02

Após uma violenta explosão causada pela aplicação da energia da barreira, os romulanos alterados ganham vida, com olhos brilhantes exatamente como os de Gary Mitchell e Dra. Elizabeth Dehner em Where no Man Has Gone Before. Com diversos superpoderes, como telecinésia, força extrema e amplificação dos sentidos, um dos super romulanos detecta uma nave entrando no quadrante, a nave de Saavik. O cientista-chefe do experimento pede a Xon que verifique que nave é essa.

saavik03

Uma vez na superfície do planeta, Xon encontra Saavik que, louca de emoções pelo Pon Farr, lhe dá um beijo. E isso a deixa mais calma, permitindo que Xon explique o que está fazendo naquele planeta, e os motivos pelos quais não estava em Vulcano para aplacar o Pon Farr da moça. Nisso, três guardas aparecem e levam Xon preso. A farsa acabou, mas Saavik consegue se esconder e contata a USS Enterprise.

saavik04

Kirk fica supreso com a ligação da tenente, que conta o que está acontecendo. A Enterprise parte para o local. Na nave romulana em órbita do planeta, Xon é torturado e também examinado, sendo descoberto que ele é na verdade um vulcano. Xon é levado para a base científica e, com a ajuda do poder mental de todos os romulanos alterados, é forçado a falar.

A USS Enterprise chega ao planeta, desengata seu sistema de camuflagem e traz Saavik a bordo. A tenente assume o posto de Chekov no scanner e mira exatamente na instalaçao científica. A rajada de phaser disparada pela nave destrói a antena usada para a captação da energia da barreira da galáxia, tornando os romulanos alterados em pessoas comuns. Xon é teletransportado para a Enterprise que bate em retirada na velocidade de dobra máxima, sem o sistema de camuflagem que deu pau durante a ação de resgate.

saavik05

A ave-de-rapina romulana inicia uma perseguição em velocidade de dobra optimus e encosta na Enterprise, disparando torpedos de plasma. Mas numa rápida manobra de Kirk com a ajuda de Scotty, a nave dos romulanos se perde da rota e é absorvida pela barreira de energia cósmica da borda da galáxia, ficando inutilizada no espaço.

Aproveitando a vantagem, Kirk desce até a enfermaria para verificar os avanços do Dr. McCoy em trazer Xon de volta a vida, pois no processo de tortura seu cérebro deu uma bela fritada. McCoy, que na época ainda carregava sem saber o Katra de Spock na cabeça, consegue reviver o vulcano, e novamente se espanta com seu conhecimento da anatomia vulcana.

saavik06

Ao fim da história, a USS Enterprise retoma seu rumo original para encontrar-se com a USS Grisson, que levará Saavik e o filho de Kirk, David Marcus, para explorar o recém criado planeta Gênesis.

E o que acontecerá a partir daí, todos nós já sabemos.