Visor estilo Star Trek ajuda na visão de deficientes

eSight 3O personagem Geordi La Forge, na série A Nova Geração, era cego e usava um aparelho chamado de VISOR que o ajudava a ver novamente. Assim como La Forge, outras pessoas, no mundo real, poderão estar fazendo algo equivalente, através do eSight 3, da empresa ESight Corporation.

A ESight Corporation é uma empresa baseada em Kanata, Canadá, e desenvolveu um óculos para ajudar as pessoas com visão severamente limitada ou com pouca visão periférica. Ele contém uma câmera de alta resolução que vê o que o usuário está olhando, em tempo real. O sinal da câmera é enviado para um pequeno computador que pode alterar a imagem para acomodar a deficiência do usuário. Em seguida, é reproduzido em tempo real em duas pequenas telas LED dentro da viseira. “Esta imagem manipulada recebe um sinal melhor para o cérebro”, diz porta-voz da eSight. “Assim, as pessoas que não foram capazes de ver podem realmente ler, podem realmente ver.”

A tecnologia de lente líquida dentro do visor ajuda a câmera a se concentrar incrivelmente rápido: menos de 1 milissegundo, semelhante ao olho humano. Combinado com um recurso chamado “bioptic tilt”, os usuários também terão acesso à sua visão periférica, que é importante para as tarefas onde você está em movimento.

Esight-0043.jpg

Este controlador permite ao usuário ajustar a imagem a seu gosto.

 

Embora a eSight tenha reduzido o tamanho do visor em relação aos modelos anteriores, a empresa acredita que ainda há espaço para melhorias.

“Acho que o dia virá onde não será tão diferente do que um par de óculos regular, ou talvez até um par de lentes de contato”, disse o porta-voz. “Não estamos falando de 20 anos a partir de agora, estamos falando sobre talvez nos próximos cinco a 10 anos.”

Fonte: Cnet