Futuro de Star Trek nas mãos de Jim Gianopulos

Como  relatamos no início deste mês, a Paramount Pictures estava à procura de um novo CEO, depois que o ex-chefe de estúdio, Brad Grey, saiu pelos resultados fracos de bilheteria em sua gestão. Agora, a Viacom anunciou que o ex-CEO da Fox Filmed Entertainment., Jim Gianopulos, foi escolhido para assumir a cadeira de presidente e diretor executivo da empresa. Qualquer que seja o futuro de Star Trek no cinema, caberá a Gianopulos decidir.

O site Deadline, que realmente deu a notícia antes do comunicado oficial sair, relata que Gianopulos será “encarregado de revigorar um estúdio que foi tudo, mas financeiramente escolhido limpo pelo regime anterior.”

No comunicado de imprensa oficial o CEO da Viacom, Bob Bakish disse:

“Jim é um executivo extraordinariamente talentoso com todas as ferramentas – visão estratégica, experiência empresarial forte, indústria profunda e relacionamentos criativos – para trazer filmes para a vida que ressoam em toda a cultura e entregar resultados comerciais. Estou muito contente por termos o benefício de sua experiência, conhecimentos experientes e globais, enquanto preparamos um caminho claro e começamos o próximo capítulo da história da Paramount.”

Gianopulos afirma:

“A Paramount é um dos estúdios verdadeiramente icônicos de Hollywood, e o papel que desempenhou na formação da indústria do entretenimento não pode ser exagerado. Olhando para o futuro, vejo uma forte oportunidade de posicionar o estúdio para o sucesso, criando oportunidades de franquia valiosas, desenvolvendo empreendimentos criativos e minerando o portfólio de marcas da Viacom para trazer novas narrativas emocionantes para a vida. Estou ansioso para começar a trabalhar com Bob e o resto das equipes da Viacom e Paramount para garantir que a Paramount continue a entregar ricos e poderosos filmes e programação de televisão para todas as audiências.

Gianopulos tem mais de 30 anos de experiência na indústria, trabalhando em distribuição, marketing e produção, incluindo 16 anos liderando a Fox. Gianopulos reconstruiu a moribunda divisão internacional do estúdio em uma potência que hoje gera uma média de US $ 2 bilhões por ano nas bilheterias, faturando em filmes como Dawn of the Planet of the Apes, X-Men: Days of Future Past.

Em seu tempo com a Fox, a Gianopulos estava particularmente focado nos mercados globais, onde expandiu significativamente a participação de mercado do estúdio.

A partir de agora não está claro qual efeito que a entrada deste executivo terá no próximo filme de Star Trek. Como relatado anteriormente, o novo CEO da Viacom disse que a corporação estava olhando para ter uma estratégia mais integrada, com mais filmes ligados às propriedades da Viacom TV, e uma lista menor para outros projetos da Paramount. No entanto, ele também citou especificamente Star Trek como parte da estratégia de grandes filmes do estúdio.

Como observado no último artigo sobre negócios corporativos dentro da Viacom e Paramount, nenhuma decisão sobre o futuro da franquia no cinema seria tomada até um novo CEO chegar. Mas é provável que Gianopulos vai começar por se concentrar em algumas questões de curto prazo, tais como garantir o financiamento chinês. A Viacom atualmente detém US $ 12 bilhões em dívidas e assim a Paramount realmente precisa de US $ 1 bilhão em dinheiro chinês apenas para manter seu atual estado de desenvolvimento avançando. Ele provavelmente começará a implementar a nova estratégia de integração da Viacom com suas propriedades de TV.

Quando sua atenção se virar para a franquia vamos ver o que vai decidir. Até lá, aguardemos novidades sobre a nova série Discovery.

Fonte: TrekMovie