TB conversa com os organizadores da Trekker Con

Setembro sempre é um mês especial para Star Trek. É aniversário da série no dia 8, Discovery estreia dia 25 na Netflix do Brasil, o Trek Brasilis faz aniversário dia 24, A Nova Geração completa seus 30 anos no dia 28… e a cidade de São Paulo verá um dos maiores eventos trekkers deste ano no dia 23 do concorrido mês. É a Trekker Con, realizada pelo canal de YouTube Diário do Capitão e pelo fã-clube Star Trekkers Brasil.

O Trek Brasilis, que terá seu editor Salvador Nogueira em alguns painéis no dia, conversou com os organizadores Thiago Maldonado (Diário do Capitão) e Fernando Augusto (Star Trekkers) para saber mais detalhes do que vai rolar no Senac Aclimação em cerca de um mês.

Fernando Augusto e Thiago Maldonado

Trek Brasilis: Como surgiu a ideia de fazer esse evento, unindo dois eventos realizados nos anos passados, a Star Trek Con e a ConTrekkers?

A ideia de fazer algo juntos não é de hoje, mas unir não é fácil. A quantidade de eventos para trekkers vem crescendo, mas eles continuam pequenos e um pouco desorganizados, então os dois, Diário do Capitão e Star Trekkers, conversaram e chegaram num acordo para termos a Trekker Con.

TB: Como é a organização? Quem está por trás da Trekker Con?

No caso do Diário do Capitão é só o Thiago, mas no Star Trekker é o grupo que participa do processo de decisão, a partir daí os dois fecharam em comum acordo.

TB: Você frequentaram convenções da Frota Estelar Brasil no passado? No que a Trekker Con pode ser comparada com elas? No que traz avanços?

Quem frequentou convenções da Frota Estelar Brasil no passado foi o Fernando (Star Trekkers). Podemos comparar que o espirito e a paixão são as mesmas e vamos ter um auditório com o formato estilo da Frota Estelar Brasil, com painéis, e o segundo andar com o formato Comic Con, repleto de atrações. A Trekker Con busca um formato totalmente novo para seu público, a experiência trekker em primeiro lugar. O avanço começa com o jogo Artemis que simula uma ponte de uma nave estelar, um templo klingon com arena com lutas, tiro e massagem do guerreiro, workshop, bar temático do Quark, programação simultânea nos dois palcos.

TB: Alguns nomes de destaque do fandom nacional, como Luiz Navarro e Salvador Nogueira, estão confirmados. Vocês notam que os fãs em geral estão mais colaborativos ultimamente, com o advento das Redes Sociais?

Redes Sociais ajudam muito o trekker a debater as notícias sim, e nos ajudam muito na divulgação do nosso trabalho. A participação do Luiz Navarro, presidente da antiga Frota Estelar Brasil, e Salvador Nogueira, do Trek Brasilis e co-autor do livro Jornada nas Estrelas – O Guia da Saga, traz um grande valor para o nosso trabalho.

TB: Além das palestras, quais outras atividades aguardam o trekker no dia 23 de setembro?

A Trekker Con é focada na interatividade, então vamos ter muita coisa além de palestras, como uma área de convivência descoberta, com alimentação e expositores, e o Palco Interatividade com Grito Klingon, Queda por Pinça Vulcana, Melhor Morte de Redshirt, WWE Cestus III, Cápsula do Tempo, Concurso Miss/Mister Universo Trekker II, Show de Caio Gaona do GeekBatera, Templo Klingon, e nas salas workshop de maquiagem, jogo Artemis e lojas com temática trekker.

TB: Haverá um momento de homenagem para A Nova Geração, que completa 30 anos no dia 28/09? O que essa série em especial representa para vocês?

Sim, essa homenagem terá um vídeo homenagem e depois um bate-papo com os especialista Luiz Navarro, Salvador Nogueira, Waldomiro Vitorino (do Seção 31), Roosevelt Garcia (da Frota e do canal ENPE), Marcelo Chewie e Cesar Augusto como mediador, falando como foi assistir essa série e o que ela mudou para nós, fãs do Brasil.

TB: O evento ocorre no fim de semana da estreia de Discovery. Como está a expectativa de vocês sobre a nova série?

Nossas expectativas são as maiores possíveis! Queremos muito ver essa série e matar o vazio que foi esses anos sem novidades. E claro, saber enfim o motivo do visual estar tão diferente. E no dia esperamos dar algum gostinho no palco dessa nova jornada com a ajuda do Salvador Nogueira.

TB: O movimento trekker no Brasil está renascido, graças a esforços de pessoas como vocês. O que planejam para o futuro?

O público realmente vem renascendo e se consolidando a cada momento no Brasil. O nosso plano para o futuro é que, com todas as ferramentas que temos e com os parceiros como vocês do Trek Brasilis, possamos unir todos os trekkers brasileiros em um só movimento e fazer mais coisas grandes.

SERVIÇO: A Trekker Con será no sábado, 23/09, das 10 às 17 horas no Senac Aclimação (Rua Pires da Mota, 838, Liberdade, São Paulo – a 600 metros do Metrô Vergueiro). O ingresso custa R$ 20. Para ver toda a programação e convidados, além de comprar seu ingresso, visite a página oficial aqui.