Sirtis achava que seria demitida em A Nova Geração

Quando desembarcou em Jornada para seu papel de Conselheira Deanna Troi em A Nova Geração, a atriz Marina Sirtis nunca sentiu que o sucesso lhe era assegurado. Durante a primeira temporada, Sirtis acreditava que seu papel não tinha muita utilidade e achava que seria demitida a qualquer momento.

Marina Sirtis apareceu em tudo quanto é série, desde séries de ficção científica, incluindo The Outer Limits , até séries sem muito atrativo.

Em entrevista a AV Club Sirtis comentou sobre seu período inicial de A Nova Geração.

Quando tomou conhecimento de Jornada pela primeira vez foi através de um teste originalmente para Tasha Yar, um papel que, em última análise, foi para Denise Crosby.

Quando você está na posição que eu estava por volta em 1987, não se trata de quais papéis você está atraído. É sobre quais diretores de elenco que você pode persuadir na sala de teste para qualquer papel. Então não me importava. Eles me disseram: “Ok, você está fazendo um teste para Tasha”, e depois de três testes, quando estava saindo disseram: “Ah, a propósito, pensamos que você realmente seria mais certa para esse outro papel”. E eu fui. Eu estava desesperada por um emprego.

No evento Star Trek : Missão Nova York em setembro de 2016, Sirtis disse que conseguiu o emprego porque, nos primeiros esboços da série, Gene Roddenberry considerava o papel de alguém que cuidava da saúde física e mental dos tripulantes, no futuro, como importante para viagens espaciais e ela poderia se encaixar no personagem.

Quando eu consegui entrar no elenco, Gene Roddenberry disse que era sua convicção de que, até o século 24, a saúde mental seria tão importante quanto a saúde física, e que você precisaria de um conselheiro a bordo de uma nave.

Hoje, Sirtis conta a verdade por detrás dos bastidores. Que o elenco de A Nova Geração não tinha ideia se a série realmente decolaria e ela temia que não durasse muito tempo.

Eu mesmo estava roendo as unhas, especialmente depois da primeira temporada. Eu quase nunca falei sobre isso recentemente porque era um pouco estranho. Nunca foi feita a pergunta. Quando finalmente me perguntaram, eu pensei: “Bem, na verdade, a razão pela qual eu não estava em muitos desses episódios na primeira temporada foi porque eu ia ser demitida”.

Durante o desenrolar da série, havia muita indefinição quanto a continuação de certos personagens e o que estava acontecendo nos bastidores fazia ela sentir que seu papel já não era mais necessário.

Bem, Gene sentiu que havia uma grande quantidade de mulheres na série. Você precisa de um médico [Gates McFadden como Beverly Crusher] e um chefe de segurança [Crosby como Tasha Yar], mas você realmente não precisa de um psicólogo. Era tão simples assim. O chefe de segurança é viável, um médico é viável – um psicólogo, nem tanto. Então eu estava sendo demitida. Perguntei a Majel Barrett-Roddenberry diretamente, porque éramos muito próximas e perguntei-lhe alguns anos antes dela morrer: “Eu ia ser demitida na primeira temporada, não era?” E ela respondeu: “Sim!”. A ironia de toda a situação é que, no final da primeira temporada, eu era a única fora das três.

 

Então veio a greve dos escritores e ela acabou aproximando-se da família Roddenberry, o que salvou o seu emprego.

 A maior coisa para mim foi que houve um longo hiato, porque houve uma greve de escritores, então tivemos um longo tempo de folga. Apesar de tudo o que estava acontecendo nos bastidores, fui adotada pela família Roddenberry porque Majel interpretou a mãe de [Deanna Troi] e fui convidada para todos os jantares de férias deles. Eles sempre se certificaram de que, se eu não tivesse um lugar para onde ir eu teria uma família para ir. Qualquer feriado, eles eram incríveis assim.

Então, no casamento de Jonathan Frakes, Gene Roddenberry me levou para um canto e disse: ‘Você sabe, eu só queria te dizer que quando voltarmos ao trabalho após a greve, o primeiro episódio da segunda temporada será um episódio de Troi”. E eu simplesmente me desmanchei em lágrimas. Porque basicamente, eu estive roendo minhas unhas durante toda a primeira temporada – não apenas profissionalmente, mas emocionalmente. Eu tinha conseguido o melhor trabalho de todos até aquele momento, e iria perdê-lo. Eu estava muito para baixo. Num minuto, estava muito feliz por estar trabalhando. No minuto seguinte, estava no fundo do desespero. Então, quando ele disse isso para mim, significou o mundo. Não só eu tinha um emprego, mas o primeiro episódio, após uma pausa de seis meses, seria um episódio de Troi. Foi o quanto eles pensaram em mim.

Apenas me libertou. Eu finalmente consegui relaxar. Agora eu poderia fazer o meu trabalho. E quando eu consegui fazer meu trabalho, eles escreveram mais e mais para mim. Então, houve uma boa parte disso, porque eu consegui muito mais para fazer, mas a pequena desvantagem é que eu tinha todo o material de amor e coisas de sexo”.

Para Sirtis, mesmo tendo roteiros mais românticos e sensuais endereçados a Troi, não era de todo frustrante.

Não, não era frustrante, por causa da natureza do meu personagem, sendo este empático e tendo essa habilidade, as coisas que consegui fazer eram como o sonho de uma atriz. Eu tenho que fazer coisas realmente surpreendentes. Eu tenho que perder meus poderes, ser transformada em Romulano, ser um anfíbio. Havia tantos problemas com os quais meu personagem tinha que lidar. Era como um smorgasbord (refeição de múltiplos pratos do tipo buffet) para mim de atuação. Sim, eu tinha muitos interesses de amor. Mas se você não vai ter eles quando você é jovem, quando você vai ter eles?

Por fim, Sirtis ainda opinou sobre a nova série Discovery.

Eu assisti Discovery, porque Jason Isaacs é um amigo. [Risos] É uma visualização obrigatória para mim. Eu gosto disso! Adoro o fato de você ver até onde avançamos da minha série. Nós temos as mulheres em papéis importantes agora. Eu acho que o que estão fazendo, o que estão tentando fazer está tendo um pouco de sucesso – você sabe, você tem que ser sincero. Volte para a primeira temporada de A Nova Geração; quantos episódios nós engolimos a seco? Nós mantivemos a coisa e pensávamos: “Oh, meu Deus, não posso acreditar que isso esteja no ar, é tão ruim”. Eles não tiveram isso, não é ruim. Eles estão começando de maneira mais avançada do que começamos.

Mas eu gosto do fato de que eles estão tentando manter o que o germe de Jornada era, qual era a filosofia inicial de Gene Roddenberry. Eu acho que isso se perdeu um pouco em algumas das encarnações, especialmente Deep Space Nine. Ouça, há pessoas que me darão um soco na cara se eu disser uma coisa ruim sobre Deep Space Nine, mas perdeu-se … Star Trek era sobre exploração espacial. Trata-se de sair para os universos, sobre sair e a descoberta humana. Não era sobre um hotel no espaço em que as pessoas vieram. Então, eu acho que é onde eles estiveram ligeiramente errados em Deep Space Nine. Mas Voyager e Enterprise, eles tentaram manter a filosofia de Gene. Eu acho que eles estão fazendo isso em Discovery também. Não sei como estão, em números, porque eu não sei, é uma coisa de transmissão. Mas isso diz muito sobre a franquia de Jornada quando a CBS lança um serviço de transmissão como esse.

Fonte: TrekToday.