Gretchen Berg e Aaron Harberts deixam série Discovery

De acordo com Lesley Goldberg do The Hollywood Reporter, os showrunners de Star Trek: DiscoveryGretchen Berg e Aaron Harberts deixaram a série. O co-criador e produtor executivo de Discovery, Alex Kurtzman, assumirá o controle.

“Fizemos algumas mudanças em Star Trek: Discovery”, disse um porta-voz da CBS Television Studios em um comunicado. “A série continua sob a visão criativa e liderança do produtor executivo e co-criador Alex Kurtzman. Discovery continua em curso para a segunda temporada em 2019, com novas e contínuas histórias que se baseiam em sua temporada de estréia de sucesso”.

A queda de Berg e Harberts deve-se por questões de liderança e operacionais (não criativas). De acordo com as fontes do THR, a dupla era verbalmente abusiva para com a equipe de roteiristas e, uma vez desafiados, desencorajavam os escritores a levarem suas preocupações aos superiores:

Berg e Harberts tornaram-se cada vez mais abusivos para a equipe de redação de Discovery, com o último dizendo ter se debruçado sobre a mesa dos escritores enquanto gritava um palavrão para um membro da equipe da série. Dizem que vários escritores se sentiram desconfortáveis ​​em trabalhar na série e ameaçaram registrar uma queixa ao setor de recursos humanos ou abandonar a série antes de informarem a Kurtzman sobre as questões que cercam Berg e Harberts. Depois de ouvir rumores de reclamações, diz-se que Harberts ameaçou a equipe para manter as preocupações com a produção como assunto interno.

Esta é a segunda mudança de showrunner na série após a saída de Bryan Fuller em 2016, (devido a problemas de restrições orçamentárias e prazos), substituído pelos mesmos Berg e Harberts.

Fontes do THR também disseram que o episódio de estréia da segunda temporada foi bem acima do orçamento, e que os orçamentos de episódios subseqüentes provavelmente sofreriam um baque devido ao excesso de gastos.

Outro que não vai continuar para a segunda temporada é o produtor executivo Akiva Goldsman.

Foi dito que o produtor tem “um estilo de gestão e personalidade que entraram em confronto com a equipe de roteiristas”. Não se sabe se ele manterá ou não algum crédito como produtor executivo para a segunda temporada.

Goldsman foi contratado depois de Berg e Harberts terem sido escolhidos para substituir Bryan Fuller. Juntos com Alex Kurtzman, Goldsman, Berg e Harberts, supervisionaram a maior parte da produção da primeira temporada.

Resta saber como esta notícia afetará a produção da temporada. A CBS parece satisfeita com o que viram até agora da segunda temporada. No momento, cinco episódios já foram gravados.

Alex Kurtzman assumirá como único showrunner, começando a partir do sexto episódio, que vem depois de um hiato de produção já planejado. É possível que outro showrunner seja recrutado nesse meio tempo.

Fonte: TrekMovie, Deadline, Variety