Armin Shimerman comenta DS9: “What We Left Behind”

Faz 20 anos que Star Trek: Deep Space Nine terminou, e o ator Armin Shimerman desempenhou um papel fundamental na série, como Quark. Ele foi entrevistado pelo Trek Movie e ComicBook, onde falou do documentário “What We Left Behind” e de seu trabalho na franquia.

Começando com What We Left Behind, o que você espera que as pessoas tirem desse documentário?

O que eu acho que elas vão conseguir e espero que levem com elas, é a quantidade de amor que foi colocada na série. Eu sei que o amor é uma palavra que é usada em excesso, mas é parte do que fizemos e não apenas amor, mas trabalho duro. Porque era o “filho do meio”, como costumávamos dizer, nós trabalhamos um pouco mais. Nas outras séries – pelo menos do meu ponto de vista – eles tendiam a ter um bom tempo em seus sets. Eles brincavam e brincavam. Não havia muito na nossa série porque viemos trabalhar. Viemos fazer o melhor Star Trek que pudéssemos. Costumava haver um comercial na TV: “Somos a Avis, temos que nos esforçar mais”. Acho que é muito do que estávamos fazendo; nós estávamos nos esforçando mais. E acho que isso vem no documentário.

No documentário, quando se fala sobre essa “criança do meio” da noção de Jornada, você usou a palavra “nocivo”. Você pode expandir isso, existem exemplos de coisas dolorosas feitas ou ditas?

Resultado de imagem para deep space nineNão foi doloroso no sentido de “oh meu deus, fiquei arrasado com isso”. Aqui está um exemplo simples. As pessoas diziam: “O que você está fazendo agora, Armin?” E eu respondia: “Eu estou fazendo Star Trek”. E eles diziam: “É aquele com o capitão careca?” E eu respondia: “Não, é aquele com o capitão negro ”e eles ficavam com os olhos vidrados. E eu completei: “Realmente? Obviamente, você sabe sobre o personagem de Picard, mas você não sabe sobre o nosso?” Isso é doloroso no sentido de que você está sendo ignorado. Você sabe o que é estar em um grupo de pessoas e você não está sendo tratado como um igual. Isso foi doloroso. Novamente, não é terrível – não é algo que você diria ao seu terapeuta, mas, para ser considerado o segundo melhor ou mesmo não ser considerado, foi doloroso.

Eu acho que sou a pior pessoa para fazer essa pergunta. Sou um ludita. Eu não assisto a serviços de streaming. Eu não estou sintonizado na maioria das mídias sociais. Eu noto em convenções às vezes que há pessoas muito jovens que estão fazendo perguntas sobre a série, que obviamente não estavam vivas quando estávamos no ar. Mas eu acho que há muito, muito mais interesse agora do que costumava haver. Nós sempre pensamos em nós mesmos como o filho do meio e fomos relegados a essa posição. Percebi agora que as pessoas se tornaram muito demonstrativas do fato sobre o que fizemos. Eles nos parabenizam não apenas pela forma, mas pelas histórias que contamos e, no que diz respeito ao meu departamento, quanto à atuação que esteve envolvida no programa.

Você teve um caminho incomum para fazer Quark. Você interpretou um dos primeiros Ferengi a aparecer na tela em A Nova Geração e eles não foram bem recebidos na época. Você estava nervoso para voltar a um personagem Ferengi quando foi escalado como Quark em Deep Space Nine ?

Imagem relacionadaNervoso sim. Eu não chamaria isso de nervosismo, embora com certeza houvesse um pouco disso. Mas eu precisava recriar essa espécie. Fiquei muito desapontado com meu próprio trabalho em A Nova Geração como um ferengi. Não saiu do jeito que eu esperava que fosse, e é minha culpa, de mais ninguém. E assim Quark, para mim, sempre foi minha segunda mordida na maçã e tentar transformar o que eu criei para ser um personagem unidimensional de A Nova Geração em um personagem tridimensional. Era minha esperança que eu pudesse fazer isso com o personagem Quark, e talvez acabar com as memórias das pessoas do Ferengi naqueles primeiros estágios de A Nova Geração.

Eu acho que o Ferengi se tornou favorito dos fãs porque, o que eu não tinha conseguido fazer em A Nova Geração, mas o que eu tentei fazer em Deep Space Nine era torná-los os mais humanos dos alienígenas, que eram pessoas que, se você realmente, pareciam. No espelho, você poderia se ver dentro. Se você apenas colocar a maquiagem fora de sua mente.

Uma das outras coisas incomuns sobre Quark era que ele era um dos primeiros e ainda um dos únicos personagens principais de Star Trek que não fazia parte da Frota Estelar.

Está certo.

Você acha que isso contribuiu para o modo como você foi capaz de desenvolver o personagem, as histórias que você conseguiu contar e a dinâmica que você conseguiu construir em Deep Space Nine ?

Pode ser. Eu também atribuo isso ao fato de que os Ferengi estavam todos envoltos em uma grande quantidade de borracha protética, e sabíamos que nossos dias eram longos, e sabíamos que, se não bebêssemos água suficiente, ou se exagerássemos, seria aniquilado muito antes que os outros atores da série fossem eliminados. Estes sempre foram longos dias, e todos foram eliminados eventualmente, mas por causa dos limites de nossa maquiagem, nós sabíamos que nossa capacidade de pensar, executar, dar era muito mais limitada do que alguns dos outros personagens, e então eu acho que nossa necessidade de ser capaz de ensaiar para compensar o período de tempo no final do dia em que não poderíamos mais pensar, mas simplesmente ter memória muscular e saber o que as outras pessoas fariam, acho que isso contribuiu para o desejo de nos encontrar nos fins de semana, mesmo que não tenham sido pagos, para resolver nossas coisas.

Devo dizer também que não foi só o Ferengi que fizemos isso na minha casa. Foi um etos da série que todos queriam fazer o seu melhor, talvez porque éramos o filho do meio. Eu não sei. Mas todos nós queríamos fazer o melhor possível, e se isso significasse tirar um dos nossos dias de folga e trabalhar no roteiro, todos pareciam ansiosos para fazer isso.

Mas os escritores, Deus os abençoe, compensaram dando-me uma enorme vantagem da minha família e para lidar com os problemas familiares que tivemos na família Quark-Rom, e isso foi maravilhoso. E apesar disso, todos os personagens tinham episódios de família, esse era o foco para mim, e lidando com episódios de família, eu acho que isso era essencial para o que eu disse antes sobre se tornar o mais humano dos personagens. Estávamos lidando com problemas familiares que as pessoas, que assistiam ao programa, talvez não tivessem problemas semelhantes, mas pudessem se identificar com os problemas que estávamos passando.

Ao voltar com o elenco e a equipe da série para olhar para trás, você ouviu alguma história que o surpreendeu porque você não sabia sobre eles naquela época?

Resultado de imagem para star trek quarkHavia muito, na verdade. Muito pouco. Eu não posso colocar o dedo em nenhum deles agora. Houve um que se aplica a mim diretamente. Não está no documentário, mas foi durante o curso de preparação do documentário. Fazendo minhas entrevistas com Ira, isso surgiu, e foi surpreendentemente surpreendente para mim.

Ele meio que mencionou enquanto estava me entrevistando que havia um curto período de tempo quando havia a possibilidade de haver uma série autônoma do Quark. Isso foi novidade para mim, e eu ainda não sei como isso teria funcionado. Mas esse foi um elemento surpreendente. Ouvindo como as pessoas se sentiam em relação a mim, e novamente, isso não está no documentário. Alguns sussurros disso, mas as pessoas foram muito gentis durante o processo de entrevista ao dizerem o quanto elas apreciaram o que eu dei a elas, e seu trabalho, e o set, e que elas sentiram fortemente sobre isso, que era gratificante para mim, e é claro , comovente.

Há algum episódio particular que se destaca para você?

Um seria “The Siege of AR-558”. Essa é uma contraposição fenomenal a “Profit and Lace”. Outra versão anterior, chamada “Move Along Home”, foi o começo da análise da profundidade de Quark. Quando fiz esse episódio, achei que havia a possibilidade de que esse personagem não fosse simplesmente um personagem cômico bidimensional.

Foi notado no documentário que dois dos personagens Ferengi tinham esses arcos incríveis, especialmente Nog, que começou como amigo de Jake e acabou na Frota Estelar, além de perder a perna. E você teve Rom se casar e até acabar com Nagus …

Sem mencionar – e é realmente importante – como ele saiu do controle do Quark. Quark o comandou durante as duas primeiras temporadas e, eventualmente, ele se levantou para mim e isso foi uma grande coisa de transição para ele também.

Então, como você se sentiu sobre o arco de Quark ao longo da série, incluindo como eles deixaram as coisas no final com o Quark de volta, onde ele começou em seu bar?

Essa é uma pergunta muito interessante, e tentarei responder da melhor maneira possível. Até aquele episódio final, eu estava um pouco desanimado. Eu não achava que meu personagem amadureceu ou mudou tanto quanto alguns dos outros personagens. Quando cheguei a esse episódio, quando eles me pediram para pensar em voltar para onde eu havia começado, a quantidade de mudanças que eu não tinha percebido ficou repentinamente óbvia para mim, e fiquei enormemente satisfeito com isso. Foi um dos grandes presentes que os escritores me deram, para me fazer ver claramente o quanto meu personagem tinha chegado, embora eu não soubesse disso ao longo dos anos.

What We Left Behind faz sua estréia nos cinemas dia 13 de maio nos EUA e no Canadá.