Ron Moore diz que gostaria de voltar a Star Trek

Ronald D. Moore fez parte de sua carreira profissional trabalhando em Star Trek. Ele escreveu roteiros para A Nova Geração e Deep Space Nine, além de trabalhar como produtor executivo. Chegou a participar da produção de Voyager, em sua sexta temporada, mas por divergências, deixou a franquia.

Recentemente, ele voltou a franquia no documentário What We Left Behind: Looking Back at Star Trek: Deep Space Nine.

Em entrevista ao site Comicbook, Moore comentou sobre a hipotética oitava temporada de Deep Space Nine, que faz parte de um segmento do documentário.

Durante a produção de What We Left Behind, Ira Steven Behr, showrunner de Deep Space Nine, reuniu o grupo que havia trabalhado na série, incluindo Moore, para debater uma estréia hipotética da oitava temporada.

“Foi muito divertido”, disse Moore. “Quando o Ira e eu conversamos sobre isso, quando ele me apresentou, eu fiquei pensando: ‘Essa é uma ideia muito legal. Eu me pergunto como será isso?’ E então, demorou um pouco para eu começar a falar sobre isso como uma série novamente. Porque, no começo, você está apenas tentando se lembrar dos nomes dos personagens e o que estabelecemos, algo do tipo: ‘Ah, espere, onde deixamos o Dominion e o que foi isso?’ Depois de mais ou menos uma hora, tornou-se a sala dos escritores”.

Mas o divertimento transformou-se em frustração para Moore, uma vez que essas novas ideias não passavam de exercício de imaginação.

“No final daquele dia, nossa maior decepção foi que acabamos de contar uma história que não seria feita. Era como: ‘Uau, isso foi legal e divertido. O próximo passo deve ser alguém escrevendo o esboço da história, alguém que vai escrever o roteiro’. Mas depois caímos na realidade: ‘Oh, mas nós apenas fizemos isso por diversão’. A diversão parou quando percebemos que não ia ser feito, mas foi ótimo. Você acabou de se perder nisso. Você realmente, em um determinado momento, esqueceu que era um exercício e estava realmente debatendo histórias, lançando idéias e lançando coisas, lutando pela estrutura … Foi realmente divertido estar de volta nisso por um dia.”

Moore diz que não recusaria retornar a Star Trek, embora seu contrato atual com a Sony Television signifique que isso não acontecerá tão cedo.

“Não, eu sempre posso me ver voltando a isso”, diz ele. “Estou longe disso há um bom tempo e pode ser divertido novamente fazê-lo. Não é algo que eu possa fazer atualmente. Estou em um acordo na Sony Television e meu tempo está meio empatado, então não posso fazê-lo. Eu trabalho para uma empresa diferente. Mas sim, seria divertido jogar nesse universo novamente, fosse na TV ou em um filme, em um livro ou o que fosse. Ainda é algo que fala com uma parte muito pessoal de mim e acho que nunca terminarei.”