Jeff Russo continua trabalho na música de Discovery

Como já noticiado pelo TrekBrasilis, a pós-produção da terceira temporada de Star Trek: Discovery está sendo feita em trabalho remoto, devido a pandemia do novo coronavírus. E um desses trabalhos é da trilha sonora, sob a batuta do compositor Jeff Russo.

No estúdio de sua casa, Russo disse que a música está sendo escrita, mas sua maior dificuldade tem sido orquestrar. Devido a pandemia, ele não tem como reunir os músicos num palco para gravar uma partitura, o que seria primordial para ouvir na prática.

No entanto, ele viu uma solução tirada de outro trabalho seu, a série The Umbrella Academy. Nesta série, Russo juntou 16 músicos, “todos gravando as partes individualmente por conta própria, em seus estúdios domésticos, e depois enviando de volta para mim. Nós editamos, compilamos e misturamos como se fosse a orquestra. Funcionou muito bem”, disse o compositor ao site Variety.

Esse método de gravação de “quebra-cabeças” está sendo experimentado em Discovery, como explicou durante um bate-papo no Facebook Live, na semana passada.

“O que estamos fazendo é gravar partes de composições individuais daqui em Los Angeles. Eles são fantásticos e a maioria das pessoas eu usei nas trilhas de Star Trek, Picard e Umbrella Academy. Então, gravaremos cada indivíduo em sua casa e depois combinaremos tudo para fazer a orquestra, para que não tenhamos que colocar todos na mesma sala”.

“Não é uma situação ideal, mas está funcionando. Estávamos muito esperançosos no começo de que iria funcionar e começou pequeno. Começamos com 4 e depois fomos para 8 pessoas e passamos para 10. E agora estamos prestes a subir para 26 pessoas e então esperamos chegar a 35 ou 40”.

É claro que isso não se compara a uma gravação com toda a orquestra, em estúdio. Mas, Russo acredita que o trabalho de mixagem, feita pelo engenheiro de som Michael Perfitt, possa se aproximar bastante de uma gravação ao vivo.

“Fizemos isso parecer ótimo. Então, quando você pergunta se a trilha sonora da terceira temporada de Star Trek: Discovery soa bem, eu digo que vai parecer ótima. Soará tão bem quanto nunca. Pode parecer um pouco diferente. Não tenho certeza se isso soará muito diferente. Acho que faremos tudo o que pudermos para que pareça o mais próximo possível. Estamos trabalhando em uma situação sem precedentes … Mas está funcionando muito bem”.

Quanto ao formato da trilha sonora desta terceira temporada, Russo disse que a composição básica da série se manterá, “Mas isso mudará de tom, tonalidade ou som? Não. Ainda estamos em Star Trek: Discovery. Ainda somos Star Trek. Eu acho que é o som disso. O som que eu criei na primeira e na segunda temporada vai chegar na terceira”, comentou o músico.

No entanto, uma nova configuração se formará diante de alguns novos elementos:

“Existem novos personagens, há novas situações, então haverá novos motivos musicais. Haverá novos temas. Musicalmente haverá novas coisas para fazer. Obviamente, há mudanças, mas não será uma partida significativa para isso. Será uma progressão natural”.

Ainda tem muito trabalho a ser feito com a edição das filmagens, a inclusão de efeitos especiais, sonoplastia, além da trilha sonora. Quando houve o anúncio da nova série Strange New Worlds, a CBS All Access afirmou que Discovery estava “voltando com a terceira temporada no final deste ano”. Vamos torcer para que isso se concretize.

Fonte: TrekMovie