Frakes queria Q nos filmes de Star Trek

A tripulação de Star Trek: The Next Generation participou de quatro filmes longas-metragens. Além de interpretar William Riker, o primeiro oficial, Jonathan Frakes dirigiu várias partes da franquia Star Trek, incluindo dois filmes de A Nova Geração. No entanto, nenhum desses filmes apresentou Q, o primeiro adversário icônico do seriado de televisão. Frakes e o ator de Q, John de Lancie participaram de um painel da GalaxyCon, realizado no sábado (19) e comentaram a ausência de Q nos filmes.

O personagem imprevisível Q, um ser onipotente com poderes divinos, foi introduzido no piloto de Star Trek: The Next Generation, “Encounter at Farpoint” e retornou ao longo da série, mostrando um interesse particular em brincar com a tripulação da USS Enterprise-D e seu capitão Jean-Luc Picard. John de Lancie apareceu como Q em oito episódios de Star Trek: The Next Generation, e desempenhou um papel crítico em “All Good Things”, o episódio final do seriado. Ele também apareceu em episódios de Star Trek: Deep Space Nine e Voyager e vai aparecer, de forma animada, em um episódio de Star Trek: Lower Decks.

Q em “Encouter at Farpoint”

No evento GalaxyCon, durante uma discussão sobre o desenvolvimento do personagem Q, o moderador pediu à dupla para esclarecer algo que ele ouviu anteriormente, que havia um plano para que o segundo filme de A Nova Geração fosse a aventura final de Q. Frakes, que dirigiu o segundo filme, Star Trek: First Contact, disse que envolver Q foi sua ideia:

Esta foi minha ideia. Bem, tive sorte de me envolver com os filmes. Eu ficava dizendo: Quando nosso melhor inimigo vai estar nos filmes? Ainda estou surpreso que não tenha sido assim.

O segundo longa-metragem trouxe de volta outros adversários icônicos de A Nova Geração, os borgs, com Alice Krige interpretando a rainha borg. Ironicamente, os borgs foram introduzidos em um episódio com Q, “Q Who”. No segundo filme dirigido por Frakes, Star Trek: Insurrection, os Son’a foram introduzidos, com o principal adversário interpretado por F. Murray Abraham.

De Lancie concordou que era surpreendente Q não ter aparecido em nenhum dos filmes de A Nova Geração: “Sim, não faço ideia do que aconteceu”.

Quando um fã perguntou qual planeta de Star Trek gostariam de visitar na realidade, De Lancie aproveitou isso como uma oportunidade para falar sobre o que ele via como outra oportunidade perdida para o personagem: “Um lugar a que eles nunca foram, o que é muito ruim: o Q Continuum, além de uma estrada com um posto de gasolina”. Esta citação refere-se ao episódio “Death Wish” de Voyager, que mostrou uma versão do Q Continuum que os humanos poderiam entender, na forma de uma estrada empoeirada sem fim, com um velho posto de gasolina.

De Lancie também revelou que ele desenvolveu uma história sobre o Q Continuum por conta própria:

Na verdade, e não vou contar para ninguém, nem agora, eu criei uma história sobre isso, que teria sido muito interessante. Mas eu acho que é realmente um lugar que exigiria muita imaginação, e eu acho que o público gostaria. Então, eu gostaria que eles tivessem ido lá.

Fonte: TrekMovie