Emmy homenageia René Auberjonois e DC Fontana

A 72ª cerimônia de entrega do prêmio Emmy, da Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA, ocorreu, de forma virtual, no domingo (20). Todas as categorias em que Star Trek: Picard  e Star Trek: Short Treks concorriam foram entregues durante a semana anterior, nos  prêmios  Emmys Criativos, com uma vitória, que pode ser vista aqui. Algumas lendas de Star Trek foram lembradas domingo, durante o segmento In Memoriam, que homenageia figuras notáveis da televisão, que faleceram no último ano.

O ator René Auberjonois teve uma carreira que durou décadas, a partir dos anos 1960, incluindo cinco temporadas em Boston Legal ao lado de William Shatner, e ganhou duas indicações ao Emmy e um prêmio Tony. Auberjonois esteve no Brasil, em 2018, participando da StarCon 25 Anos de Deep Space Nine. Ele faleceu em dezembro de 2019, aos 79 anos. É mais conhecido por seu papel de Odo, em sete temporadas de Star Trek: Deep Space Nine, e o segmento In Memoriam do Emmy mostrou o ator ao lado da icônica estação.

Dorothy “D.C.” Fontana começou sua carreira como assistente de Gene Roddenberry, criador de Star Trek, que reconheceu seu talento rapidamente. Ela logo começou a escrever para várias séries, e tornou-se uma das forças criativas da Série Original. Duas décadas depois, Roddenberry a trouxe de volta à franquia, para ajudar a desenvolver Star Trek: The Next Generation, pela qual ela ganhou um Prêmio Hugo. Ela também ganhou uma série de prêmios do Sindicato dos Roteiristas dos EUA (WGA – Writers Guild of America) e foi introduzida no Hall da Fama de Roteiristas. Faleceu em dezembro de 2019 aos 80 anos. A Academia de Televisão lembrou de Fontana em uma montagem de 2020, com sua imagem projetada na USS Enterprise-D.

O segmento completo In Memoriam dos prêmios Emmy pode ser assistido aqui: