TNG 1×07: Justice

Tripulação da Enterprise encontra os pelados

Debate filosófico sobre a distinção entre lei e justiça acaba se limitando à superfície

Sinopse

Data estelar: 41255.6

A Enterprise ajuda a estabelecer uma colônia num planeta do sistema Strnad e depois ruma para Rubicun III em busca de um local para conceder licença à tripulação. Os edos, povo extremamente carinhoso e sensual que habita o planeta, dão as boas-vindas.

O grupo avançado descobre que esse é um mundo idílico, onde todos parecem ter tudo o que desejam e onde o crime não existe. Infelizmente, descobrem também a razão da ausência de crimes: todos os delitos, desde os menos graves até os mais sérios, são punidos de uma única forma – a pena de morte. Isso é descoberto quando Wesley Crusher acidentalmente quebra algumas plantas e é condenado à execução.

Pituquinha na ponte

Picard deve decidir se irá permitir que se faça justiça segundo as leis do planeta, ou se ignorará a Primeira Diretriz e resgatará Wesley. Para complicar a situação, há uma nave em órbita do planeta que alega ser o deus dos edos e exige que a Enterprise vá embora daquele setor do espaço, além de retirar a colônia que acabara de estabelecer no planeta próximo.

No fim, Picard decide pelo resgate do filho de Beverly, com base no princípio de que a lei, para ser justa, depende do bom senso na hora de estabelecer exceções, argumento que acaba recebendo a aprovação do deus dos edos.

Comentários

“Justice” se propõe a estabelecer uma discussão filosófica. No cerne dela, o conflito inevitável entre dois conceitos próximos, mas distintos: lei e justiça.

A verdadeira justiça pode ser entendida como o que cabe a cada um dos membros de uma sociedade, entre direitos e deveres. O principal problema é que se trata de conceito abstrato, ou seja, só existe na mente das pessoas. O que é justo para um é totalmente injusto para outro.

Title Card de Justice

Para cobrir esse terreno entre a abstração da justiça e a realidade da sociedade, existem as leis. Elas são uma aproximação, um “arredondamento”, do conceito de justiça, partindo de um consenso. É um conjunto de regras criado para permitir o convívio social.

A lei estabelece regras gerais de conduta. Mas, como toda regra geral, obrigatoriamente possui exceções. Se assim não o fosse, não seria possível se aproximar do conceito de justiça em casos especiais e não previstos pelas regras.

Tripulação grupo avançado

Esta justaposição delicada entre o justo e o legal é exatamente o dilema enfrentado por Picard durante o episódio: deve ele primar pela justiça ou respeitar as leis dos edos e a Primeira Diretriz?

Trata-se de tema rico e fascinante. Infelizmente, foi mal desenvolvido no episódio. O motivo: a história não consegue falar por si mesma.

O episódio termina por mera decisão de Picard. Ele diz “vamos embora”, troca meia dúzia de palavras com o deus edo e parte para a Enterprise com Wesley. Ponto final.

Data e Picard

Olhando estritamente para a história, poder-se-ia dizer que se trata de um enredo em torno de uma tempestade em copo d’água – tudo acontece porque Wesley amassa umas plantinhas de um jardim dos edos. A trama segue o costume de A Nova Geração em seus primeiros episódios de não se valer da sutileza. A ideia é intencionalmente absurda, com o objetivo de enfatizar – da forma mais contundente possível – a diferença entre lei e justiça. Mas isso acaba esvaziando a história enquanto aventura.

Em termos de produção, o planeta segue essa mesma linha: tudo meio constrangedor, exagerado, um monte de gente seminua em perucas loiras – que ficaram obviamente falsas e mal colocadas em certas cenas –, a despeito da boa escolha das locações. Acaba que é difícil levar a sério.

Avaliação

Citações

“They make love at the drop of a hat.”
“Any hat.”
(Eles fazem amor ao menor cumprimento.)
(De qualquer um.)
LaForge e Tasha

“There can be no justice as long as laws are absolute. Even life itself is an exercise in exceptions.”
“When has justice been as simple as a rulebook?”
(Não pode haver justiça enquanto as leis forem absolutas. Até mesmo a vida é um exercício em exceções.)
(Desde de quando a justiça foi tão simples quanto um livro de regras?)
Picard e Riker

“Would you choose one life over a thousand?”
“I refuse to let arithmetic decide questions like that.”
(Você escolheria uma vida em lugar de mil?)
(Recuso-me a deixar a aritmética decidir questões como essa.)
Data e Picard

Trivia

  • Ralph Willis é pseudônimo do veterano John D. F. Black, que decidiu não usar seu nome depois que a história foi bastante desfigurada com relação à versão original. Na premissa, a trama era mais violenta, aventureira, se passava em uma colônia e envolvia facções e leis totalitárias. Foi às telas uma versão bem aguada da história original.
  • Este foi o segundo roteiro a ser contratado, após “Encounter at Farpoint”, mas apenas o oitavo a ser produzido, por conta das incontáveis modificações.
  • Esse foi o primeiro episódio desde o piloto a utilizar locações externas para as filmagens. As cenas exteriores do planeta dos Edos foram filmadas em Tilman Water Reclamation Plant, localizada ao norte de Los Angeles, e a cena da queda de Wesley foi filmada no terreno da Biblioteca Huntington, em Pasadena.

Ficha Técnica

História de Ralph Wills e Worley Thorne
Roteiro de Worley Thorne
Dirigido por James L. Conway

Exibido em 09 de novembro de 1987

Título em português: “Justiça”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William T. Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha “Tasha” Yar

Elenco convidado

Brenda Bakke como Rivan
Jay Louden como Liator
Josh Clark como piloto
David Q. Combs e Richard Lavin como mediadores
Judith Jones como garota edo
Brad Zerbst como enfermeiro
Eric Matthew e David Michael Graves como garotos edos

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio