Morre designer dos títulos em filmes Star Trek

O designer gráfico e tipógrafo Ed Benguiat, que projetou fontes e logotipos para os títulos Star Trek Generations (1994), Star Trek: First Contact (1996) e Star Trek: Insurrection (1998), morreu na quinta-feira passada em sua casa em Cliffside Park, aos 92 anos.

Embora exista uma vasta quantidade de diferentes fontes para escrever o nome “Star Trek” feitas por fãs com base nos logotipos e sequências de títulos de filmes e séries, Jornada é uma das raras franquias que lançou fontes oficialmente.

Em 1992, a primeira empresa licenciada pelo estúdio foi a Bitstream, que introduziu inicialmente o “Star Trek Font Pack” para a Série Clássica e A Nova Geração.

Quanto aos filmes, novos designs foram necessários para se adequarem ao visual da telona. No final dos anos 70 e início dos 80, um alfabeto personalizado foi desenhado para as sequências de títulos dos filmes da Série Clássica. A fonte vista nos títulos de The Motion Picture é uma fonte personalizada criada por Richard A. Foy, conhecida na época como Star Trek Film (e agora conhecida em formato digital como Galaxy).

Com a chegada dos longas de A Nova Geração que substituiriam os da série original, o designer Ed Benguiat foi contratado para criar as letras para os títulos de abertura.

Em Generations, foi usado um novo tipo de letra, ITC Benguiat, criada pelo próprio designer. O novo visual de filmes não mais seria relacionado à fonte Serpentine, utilizada nos títulos de TV de A Nova Geração. As letras são preenchidas com um gradiente azul, com uma linha separando ‘Star Trek’ do título do filme.

Em First Contact, a mesma fonte Benguiat foi usada, mas pela primeira vez o título do filme é maior do que ‘Star Trek’, que precisa de linhas em ambos os lados para estabilização óptica.

Quanto a Insurrection, os títulos são alterados novamente, desta vez para uma fonte Elan. E o nome ‘Star Trek’ é menor que o título, que vem em uma fonte alta e estreita, um tanto genérica.

Benguiat criou cerca de 600 fontes e ficou famoso por seus designs dos logotipos das revistas The New York Times, Playboy, Reader’s Digest, Look, e propagandas da AT&T, Coca-Cola, entre outros. No cinema e televisão destaque para Planeta dos Macacos, Canhões de Navarone e a recente Stranger Things.

Fonte: TheSpaceshipper e TrekMovie