Doug Jones e Tomlinson falam sobre Discovery

No Virtual Trek Con 2 do fim de semana passada, os atores Doug Jones (Saru) e David Benjamin Tomlinson (Linus, Cosmo e outros) falaram sobre a preparação para a quarta temporada de Star Trek: Discovery e ainda comentaram sobre seus trabalhos na terceira temporada em andamento.

Os papéis interpretados por Doug Jones (Saru) e David Benjamin Tomlinson (Linus) requerem horas e horas de maquiagem.

Tomlinson interpretou mais de um personagem em Discovery e nesta terceira temporada, além de Linus, ele fez Cosmo Trait um Belteguesiano que perseguia Book no primeiro episódio.

Cosmo Traitt | Memory Alpha | Fandom

Ele observou que além do trabalho de maquiagem, teve de falar uma língua alienígena. As falas de Cosmo tinham legenda para dar o realismo de se ouvir idioma alienígena e o próprio ator aprendeu o novo idioma criado para este personagem, sem necessitar de alguém que fizesse a voz. Aprender este idioma quase o deixa “maluco” porque, como linguagem nova, não segue as regras comuns em que estamos acostumados.

Para este aprendizado, o ator teve que trabalhar com o famoso linguista de Star Trek, Marc Okrand, treinando no Skype durante suas sessões de ADR (Automated Dialog Replacement). “Ele foi incrivelmente favorável, incrivelmente bom para trabalhar e muito paciente”, relatou Tomlinson.

Ainda segundo Tomlinson, o som de Cosmo teria de ser muito gutural, muito robusto e ter aprendido um pouco a linguagem Klingon (ele fez um papel Klingon na primeira temporada) facilitou mais seu trabalho.

Doug Jones elogiou a paciência de Tomlinson no processo de maquiagem e sua capacidade de interpretar vários alienígenas com características diferenciadas, acrescentando que foi Okrand quem o ajudou na linguagem Kelpiana.

Aproveitando o assunto, Jones deu uma dica da terceira temporada, quando falou sobre o trabalho de Okrand:

Marc é um homem brilhante. Ele está criando essas línguas conforme precisamos delas … Ele e eu tivemos uma conversa engraçada quando tive que cantar em Kelpiano para o funeral de Airiam – e você pode ouvir Saru cantar novamente na terceira temporada em algum momento. [piscadelas]

Tomlinson  confirmou que veremos um pouco mais do misterioso Linus nesta temporada, sem dar spoilers, mas descreveu o comportamento do personagem:

A coisa sobre Linus é que ele é um pouco estranho, mas ele está completamente confortável em sua estranheza. Ele não se sente estranho com isso. Ele gosta do que gosta. Sem desculpas.

Jones opinou sobre Linus:

Eu amo muito Linus. Tenho tanta inveja de David interpretá-lo, mas não consigo imaginar ninguém fazendo um trabalho melhor. Eu não chegaria perto. Sempre que ele está na tela, é sempre bom para rir e é um momento alegre. E ele é tão adorável, você só quer acariciá-lo. Eu amo Linus.

A dupla elogiou a escrita para esta temporada, onde irão escrever uma nova história para a franquia.

“Eu acho que é uma oportunidade para os escritores simplesmente deixarem sua imaginação voar e conceber coisas novas e emocionantes”, disse Tomlinson acrescentando que é uma grande oportunidade criativa para uma narrativa ousada e os roteiristas se prepararam totalmente para entregar essa temporada.

Já Doug Jones comentou a respeito do cânone e da tecnologia no século 32:

E eles podem sair dos limites do cânone e continuar a criar cânone deste ponto em diante. Isso tem sido muito libertador para os escritores, eu acredito.

Temos novos cenários. Temos novos lugares para explorar, novas pessoas para conhecer. Essa foi a novidade da terceira temporada … Temos que nos ajustar à tecnologia. Avançamos 930 anos. A tecnologia evoluiu e estamos descobrindo isso passo a passo e perguntando: “Uau, você pode fazer isso agora?”

Quando perguntado sobre a nova tecnologia que aparece nos dois episódios, Jones adicionou mais alguns detalhes:

O que você está falando é a questão da matéria programável. Isso é algo que você verá mais na terceira temporada, com certeza.

Quarta temporada

Doug Jones também falou brevemente sobre a próxima produção da quarta temporada e alguns dos novos protocolos COVID:

Sinto que somos abençoados por estar de volta ao trabalho. No dia dois de novembro, as câmeras vão rodar. A preparação foi para todos nós americanos do elenco que tivemos que retornar para Toronto por tempo suficiente para ficar em quarentena por quatorze dias, pelos padrões do governo canadense. Já fiz dois testes COVID desde que cheguei aqui. Faremos o COVID testado três vezes por semana durante a produção. Haverá departamentalização de tudo no set, haverá bolhas de departamentos diferentes e muito menos se misturando com menos pessoas no set. E talvez um dia de trabalho mais curto também. Não temos certeza de como isso vai correr. Parece uma grande dança do COVID e vamos lançar algumas filmagens apenas para fazer uma série enquanto estamos nisso. [risos]

Se você quiser conhecer o painel na íntegra com os atores tecendo elogios ao ator indiano Aditya Sahil, e revelando coisas engraçadas nas filmagens, veja o video abaixo.

Fonte: TrekMovie