Sara Mitich fala sobre sua nova fase em Discovery

A atriz canadense Sara Mitich embarcou na série Star Trek Discovey no papel da ciborgue Airiam, a oficial de operações da nave Discovery. Na segunda temporada, Mitich ensaiou outro papel, agora humano, como a oficial Nilsson, e tendo prosseguimento na temporada 3.

Numa entrevista a revista Star Trek, Sara Mitich comentou a respeito de sua entrada na franquia e a sensação de deixar um personagem para trás e assumir outro inteiramente novo na série.

Antes de aparecer em Star Trek, Mitich recebeu créditos em vários outros programas filmados no Pinewood Studios de Toronto, incluindo uma participação especial em Heroes Reborn, em Murdoch Mysteries e um papel recorrente como Gia na série SyFy The Expanse.

Airiam foi interpretada por Sara Mitich na primeira temporada e por Hannah Cheesman na segunda temporada.

A atriz conta sua experiência Trek e o que encontrou no cenário de gravação.

Oh, tem sido surreal. Tem sido um pouco louco. Quando criança, eu não era uma Trekkie. Eu tive que aprender tudo, e ainda estou assistindo. Há muito conteúdo Trek. Mas eu tive meu próprio arco pessoal, como Sara, dentro das três temporadas. Então, cada personagem teve um arco. Foi maravilhoso.  Eu fiz um grande programa, como The Expanse, mas eu não acho que há uma série americana maior do que Star Trek. Eu não sabia o que esperava. Eu não sabia se o cenário iria ser um lugar frio, porque este é o costume dos grandes programas. Mas todos – elenco, equipe, produtores – são adoráveis. Nós realmente somos uma família agora, o que é bom.

Ela também comenta como foi o processo de criação da personagem.

Fiquei fascinada por Airiam. Como uma atriz, adoro fazer coisas que exigem me transformar completamente. Eu nunca gosto de ser estigmatizada. Se você olhar na minha filmografia, cada personagem é completamente diferente. Airiam pegou isso a um nível totalmente novo no sentido de que você teve a prótese, e então com a prótese, eu queria encontrá-la na linguagem corporal. Eu já fui uma dançarina de balé, então estou muito em sintonia com meu corpo, com movimento, e eu queria criar essa linguagem corporal que reflete o que os showrunners queriam, o que eu queria, e o que os scripts pediam dela.

Para a terceira temporada, Mitich disse que veremos mais da tripulação da ponte, porque tiveram uma boa quantidade de cenas com o elenco da ponte, fora da ponte.

Nós não sabemos o que está acontecendo ou o que vai acontecer, mas há uma rocha de familiaridade que nos lembra que lá são algumas coisas que sempre serão válidas.