Brent Spiner apoia reboot para A Nova Geração

O site SYFY WIRE teve a oportunidade de entrevistar, recentemente, o veterano ator Brent Spiner sobre seu próximo livro, Fan Fiction: A Mem-Noir: Inspired by True Events. Durante a entrevista, ele também compartilhou alguns insights sobre Star Trek, o que pensa a respeito de se fazer uma reinicialização para A Nova Geração e um comentário quanto a Força Espacial dos EUA.

A Nova Geração

Brent Spiner trabalhou nas sete temporadas de A Nova Geração, incluindo os 4 filmes da série e um arco de 3 episódios de Enterprise, além da mais nova série Picard.

O ator se diz fã dos filmes mais recentes de JJ Abrams, que apresentam uma versão mais jovem dos personagens da série original, numa linha de tempo “reinicializada”. Embora ele não tenha conhecimento sobre o futuro da franquia no cinema, ele acha que A Nova Geração acabará recebendo o mesmo tratamento.

“Eu adorei os filmes recentes. Acho que mais cedo ou mais tarde, eles farão um reboot, uma versão cinematográfica de A Nova Geração, e escalarão alguns jovens para o nosso papel”.

E até brincou com uma má vontade em relação ao ator que poderia substituí-lo como Data:

“Bem, é claro que sim (risos). Mas não, estou ansioso para vê-lo. Acho que seria legal se eles inventassem isso na nossa série.”

Data, Lore e os Soongs

Relembrando seu tempo na franquia, Spiner comenta que também já interpretou outros personagens relacionados ao androide, incluindo Sherlock Holmes e que gostou muito:

“É uma faca de dois gumes você ser identificado com um papel, mas se eu vou ter que ser identificado para um único papel, pelo menos é um papel onde eu tenho que desempenhar todos os tipos de outros papéis diferentes. Eu realmente gostei de interpretar Sherlock Holmes quando fizemos isso [“Elementary, Dear Data” e “Ship in a Bottle”]. Fizemos todos os tipos de coisas e fui habitado por diferentes criaturas e personalidades. É um sonho, para um ator, poder fazer isso. E então realmente, eu penso em todos eles como a mesma coisa, de certa forma. Era tudo um personagem, embora os Soongs fossem humanos.”

Mas houve um personagem, em particular, que para Spiner foi especial de interpretar:

“Eu sempre gosto de interpretar Lore, porque Lore é realmente mais parecido comigo do que qualquer um dos outros personagens que eu já interpretei porque eu sou mau (risos). Caiu como uma luva! Mas, falando sério, eu gostei – realmente acabou sendo um papel perfeito para mim.”

Um fato interessante, contado por Spiner, a respeito da interpretação do Dr. Noonian Soong, foi que este papel seria interpretado por outro ator, Keye Luke, um veterano que já havia trabalho em Star Trek, mais precisamente na série original (Whom Gods Destroy).

Foi então, que Spiner, sem saber que a produção estava pensando em outro ator, sugeriu que ele mesmo deveria interpretar o criador de Data.

“Achei que faria muito sentido – já que construí essas criaturas à minha própria imagem e seria um personagem semelhante a um deus”.

Quando soube que Luke já estava escalado, Spiner tentou retirar sua sugestão, mas a produção já havia decidido seguir em frente com sua ideia.

“Entrei em pânico. Eu pensei – ‘Oh meu Deus, como vou fazer isso? – Porque ele era um homem velho, e eu realmente não sabia o que fazer.”

A ajuda veio de um especialista em maquiagem da série, Michael Westmore.

 “Quase um dia antes de irmos filmar, Michael Westmore – um dos maiores maquiadores de todos os tempos – projetou maquiagem para o Dr. Soong e disse: ‘Deixe-me colocá-la em você e ter certeza de que está tudo certo antes de nós filmarmos amanhã’. Quando ele colocou em mim e eu me olhei no espelho, eu sabia exatamente como interpretar o papel. Devo muito a ele, porque acho que colaboramos nisso.”

Spiner se aposentou como Data depois de reprisar o personagem uma última vez na primeira temporada de Star Trek: Picard (que agora está filmando sua segunda temporada).

Força Espacial

O recém-criado braço militar dos EUA, chamado Força Espacial, adotou um logotipo muito familiar ao da franquia Star Trek.

Donald Trump's US Space Force logo boldly goes where Star Trek went before

Ao ser perguntado sobre o assunto, Spiner concordou com a semelhança, mas acredita que, assim como na Federação, esta Força Espacial não seja para nos proteger de ameaças extraterrestres, mas para encontrar novos lugares onde humanos possam viver.

“A ideia de uma Força Espacial explorar e encontrar um lugar habitável para nós vivermos não é uma ideia terrível. E tenho quase certeza de que a primeira grande nave que eles enviarão se chamará Enterprise.”

O seu mais novo livro, Fan Fiction: A Mem-Noir: Inspired by True Events, é uma autobiografia ficcional que mistura a vida real de Spiner com sua própria imaginação. Ambientado em 1991, com Spiner no topo do sucesso de A Nova Geração, o ator recebe um pacote estranho e cartas misteriosas que o enviam em uma aventura para salvar não apenas sua carreira, mas sua vida.

O livro será lançado no dia 5 de outubro em capa dura, como um audiolivro e e-book. Fan Fiction está disponível para pré-encomenda na Amazon.com.