Anthony Rapp deseja dirigir um episódio de Star Trek

A quarta temporada de Star Trek: Discovery começou a ser produzida em novembro passado e está finalizando suas filmagens. O ator Anthony Rapp foi entrevistado pelo site TrekMovie e falou sobre sua intenção de dirigir um episódio da franquia e o que virá a seguir para seu personagem, tenente-comandante Stamets, na quarta temporada.

Comentando a respeito de sua nova fase profissional como diretor, Rapp revelou que estava no estágio de aprendizagem com Jonathan Frakes e que Discovery poderia servir de laboratório, mas ele não teve a chance de comandar um episódio desta temporada.

Eu não consegui dirigir o episódio da quarta temporada. Com os protocolos COVID, teria sido muito, muito difícil. Além de tudo o mais que está acontecendo, não dar uma chance para meu primeiro episódio no meio disso, foi uma decisão compreensível para a produção e para a CBS e Paramount Plus. Mas ainda estou cruzando os dedos para que a oportunidade chegue. Olatunde continua a ser um mentor tremendo para mim. Frakes continuou a ser um grande mentor para mim. Aproveitei ao máximo a oportunidade de continuar aprendendo e absorvendo tudo o que posso e com certeza ainda estou pronto para mergulhar, principalmente com Olatunde. Ele estaria presente em cada etapa do caminho para ajudar a garantir meu sucesso. Mas a ideia de meu primeiro trabalho profissional de direção de cinema ou televisão ser com esse programa – e eu conheço essa equipe há quatro anos – e seria o melhor ambiente para fazer isso. Eu teria muito apoio. Seria uma sensação incrível.

Alex Kurtzman chegou a comentar seu desejo de fazer um episódio musical baseado em Star Trek, mas Rapp negou que tenha conversado com o produtor sobre o assunto.

Eu não falei com ele sobre isso. Mas eu estive em painéis recentemente com [a co-showrunner] Michelle Paradise e isso continua nos planos. Wilson [Cruz] e eu continuamos cutucando ela sobre isso. Então, vamos ver. Não quero forçar ninguém a nada, mas seria divertido.

Falando sobre a quarta temporada da série, Rapp revela que foi decisão sua transmitir uma expressão de tristeza em Stamets, quando a capitã Michael se apresenta na ponte, mas que isso pode ser revertido na próxima temporada.

Emocionalmente, fazia muito sentido para mim que mesmo alguém tão racional e inteligente como Stamets pudesse ser apanhado da maneira que foi. O luto não é racional. Então, qualquer coisa que desencadeasse o trauma da perda profunda – embora ele tivesse Hugh de volta, ainda era um evento incrivelmente traumático. Fazia total sentido para mim que ele reagisse da maneira como reagiu.

Foi uma escolha pessoal. Não acho que Stamets diria: “Michael, você não pode ser o capitão”. Mas algo aconteceu entre nós que foi doloroso. Mas não é uma dor intransponível. Não é uma dor para sempre do tipo ‘nunca podemos estar perto de novo’. Mas foi doloroso. Então, faz sentido para mim que não estaria torcendo por ela agora. E isso foi apoiado por [Olatunde Osunsanmi], que foi nosso diretor do episódio final. Eu não queria fazer algo como, ‘Oh, meu Deus, eu vou te matar’, mas é uma coisa sutil sim, difícil para mim estar totalmente feliz agora.

Mas há um pouco de como lidar com isso … há algum tempo para as coisas se acalmarem. E a forma como é endereçada é interessante e honesta.

 

Rapp ainda opinou a respeito dos novos uniformes para a temporada.

São super confortáveis! Quase parecem pijamas. O material que está sendo usado fica muito bem pendurado e é macio e quente. E gostei muito do azul, principalmente para mim. Se eu estivesse usando mostarda, ficaria meio triste. Com a minha coloração, se eu estivesse usando mostarda, pareceria uma pessoa morta. Portanto, estou grato por poder usar o azul, ainda sendo um cientista. Sim, eles são muito, muito, muito confortáveis. Não achei os uniformes originais desconfortáveis, mas há uma boa diferença que estes são ainda mais confortáveis. E eu acho que as pessoas vão concordar que eles ficaram muito bem na câmera.

Em um painel recente, Rapp revelou que Stamets subirá para o posto de comandante, e isso o fará cientista-chefe e não engenheiro-chefe.

A ciência primária de Stamets é astromicologia e biologia, mas ele é tão inteligente que consegue mergulhar em qualquer aspecto disso. Ele tem uma ampla gama de interesses e é capaz, quando solicitado, de liderar um projeto de base científica e ele o fará por completo.

E agora ele também tem Adira não só como membro da família, mas também pessoa protegida e companheira. E Adira também é cientista brilhante, além de mais jovem do que Stamets. Mas sim, não há designação oficial para Stamets como o cientista-chefe, mas provavelmente ele se veria como o cientista-chefe.

É compreensível (a confusão de cientista com engenheiro) porque o motor de esporos faz parte da engenharia, porque tem que ser, é parte do que faz a nave se mover. E está localizado na engenharia. Ele meio que cooptou esse espaço e sabe coisas sobre o núcleo de dobra e os sistemas da nave, mas não é ele quem puxa todos os fios e toma todas as decisões.

O grande vilão da próxima temporada passa a ser uma anomalia, ligada a ciência. Nesta caso, diz Rapp, traz Stamets para o primeiro plano da história.

Sim, Stamets tem a tarefa de tentar descobrir que diabos essa coisa é e o que está fazendo, e por que está fazendo o que está fazendo. Acho que é uma forma de criar uma história que, de certa forma, responde ao que temos lidado em nosso planeta há mais ou menos um ano e meio. Há uma coisa que acontece que meio que desordena tudo e é inerentemente misteriosa quanto ao motivo de estar fazendo o que está fazendo. Mas temos que responder a isso, temos que tentar encontrar uma maneira de resolvê-lo e colocar todas as nossas cabeças juntas para fazê-lo parar, se pudermos. Mas, como não há um motivador facilmente identificável, isso torna tudo muito mais difícil.

Anthony Rapp e Sonequa Martin-Green estão confirmados para a grande convenção da Las Vegas Star Trek, no início de agosto. Mas o ator não sabe dizer se todos do elenco estarão presentes ao evento.

Sim, estou realmente encerrando minha parte na produção. Então, terminei. Definitivamente estou livre. Não posso falar com todo mundo, porque ainda há algumas filmagens em um local e Stamets não faz parte daquele local. Portanto, não faço parte desse ensaio. Então, eu honestamente não sei se todos definitivamente estarão em Vegas.

O Blu-ray e DVD da terceira temporada de Star Trek: Discovery está disponível para compra na Amazon. Já a estreia da quarta temporada não tem data oficial, no momento, mas acredita-se que aconteça ainda este ano.