Easter eggs de “Kayshon, His Eyes Open”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

“Kayshon, His Eyes Open” é o segundo episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 19 de agosto nos Estados Unidos e Canadá. Alguns easter eggs e referências aos outros seriados já foram publicados aqui no Trek Brasilis, pois apareceram no trailer do seriado. Mas vamos repeti-los aqui, com mais detalhes. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar sua localização.

O episódio começa com os alferes, inclusive Jet, tomando, todos juntos, um banho no chuveiro sônico, uma tecnologia que usa vibrações de pulso sônico para remover sujeira, contaminantes e possivelmente pele morta de um corpo humanoide. Chuveiros sônicos estão presentes a bordo de naves estelares da Federação desde Jornada nas Estrelas: O Filme. Os de Lower Decks são baseados nos da quinta temporada de Voyager, com efeitos de coloração e distorção semelhantes aos vistos em Jornada nas Estrelas: O Filme. Por exemplo, no episódio “Juggernaut”, de Voyager, B’Elanna Torres usou um chuveiro sônico.

O nome de Fred Tastaciore continua na abertura, apesar de seu personagem, o tenente Shaxs, ter morrido no último capítulo da primeira temporada.

Um colecionador, Kerner Hause, morreu e deixou uma nave cheia de objetos, que podem ser perigosos. A Cerritos foi encarregada de catalogar os objetos. No episódio “The Most Toys”, de A Nova Geração, o colecionador Kivas Fajo (Saul Rubinek), também tinha uma nave cheia de objetos e falsificou a morte do Data para adicioná-lo à sua coleção. Esse fato é citado pela capitão Freeman, por Ransom e pelo Doutor Migleemo (Paul F. Tompkins), o conselheiro periquito da nave.

O falecido colecionador Kerner Hauze é um zibaliano, assim como Kivas Fajo. Eles usam as mesmas joias, gerador de campo de força pessoal e maquiagem e têm tatuagens e roupas semelhantes.

Um gravador de uma nave do tipo da USS Valiant, originalmente de “Where No Man Has Gone Before” é visto na coleção.

Um unicórnio também pode ser visto. No filme Jornada nas Estrelas: Generations, a fantasia induzida pelo Nexus em Jean-Luc Picard incluía um carrossel com unicórnios.

A capitão dá as boas-vindas ao novo chefe de segurança da Cerritos, tenente Kayshon, o primeiro oficial tamariano da Frota Estelar. A espécie apareceu no episódio “Darmok”, de A Nova Geração.

O tenente Kayshon, tem o dedão característico dos tamarianos, como visto no capitão Dathon no episódio “Darmok”.

A seguir, aparece a Titan, em batalha contra os pakleds. Riker diz a Boimler para usar “o padrão de ataque delta” na nave pakled. Esta parece ser uma referência a O Império Contra-Ataca, em que Luke diz aos snowspeeders do Esquadrão Rogue: “Padrão de ataque delta, vá agora!”

Riker fala quando a batalha contra os pakleds termina: “That’s a wrap.” Esta é uma frase famosa, usada por Jonathan Frakes quando ele dirige os episódios e filmes de Star Trek. Devido à sua eficiência, ele tem o apelido de Two Takes Frakes, o Frakes de duas tomadas.

Os alferes e o tenente Kayshon são teletransportados para a nave do colecionador.

O colecionador Siggi, que está cuidando da nave, fala para o grupo avançado: “O que você fez, parou para debater os direitos humanos de um robô?”. Esta é uma referência ao episódio “The Measure of a Man”, de A Nova Geração, onde se discute se Data tinha direitos humanos, para evitar seu desmonte, pois o comandante Bruce Maddox queria desmontá-lo para estudar seu cérebro positrônico.

 

Nesta cena vemos um quadro de armas que incluem:

  • Kar’takin Jem’Hadar como visto no episódio “To the Death” de Deep Space Nine
  • Lirpa vulcana como visto no episódio “Amok Time” da Série Classica
  • Ushaan-tor andoriano como visto no episódio “United” de Enterprise
  • Mek’leth e bat’leth klingons como vistos no episódio “Bar Association” de Deep Space Nine

Vemos também, acima da cabeça dos personagens, um estabilizador vertical da sonda alienígena que levou Picard a viver uma vida inteira no planeta Kataan, no episódio “The Inner Light” de A Nova Geração. O restante da sonda aparece pendurado nas vigas, em outra cena do episódio.

O quadro à esquerda da foto é o quadro que o capitão Picard estava pintando no episódio “A Matter of Perspective” de A Nova Geração.

Na visão panorâmica da nave, atrás do grupo avançado, podemos ver o rover Curiosity, que foi enviado, em 2012, a Marte pela NASA.

Observa-se ainda um tubarão empalhado na vitrine. No episódio “Countdown” de Star Trek: Enterprise, a organização de Operações de Comando de Assalto Militar (MACO – Military Assault Command Operations, do século 22 apresentava um tubarão-mako em seu símbolo.

Pode-se ver também um jogo de fliperama do século 20.

A roupa completa do Neelix em Voyager, incluindo o avental e o chapéu, que ele usava nas temporadas 1 e 2, pode ser vista no canto esquerdo da tela. Esta figura é do episódio “Flashback”.

Atrás do rover, podemos observar um jogo kadis-kot como visto no episódio “Endgame” de Voyager.

Na parede atrás de Siggi, observa-se uma bandeira com o símbolo do Império Terráqueo, vista em “In a Mirror, Darkly” de Enterprise.

Acima da bandeira podemos ver ainda uma cabeça empalhada do canino de Alfa 177, uma espécie de cão nativo do planeta Alfa 177. Era muito semelhante a um cão terrestre, com exceção de um chifre em sua cabeça, uma espinha dorsal escalonada, uma cauda longa sem cabelo, e antenas de ouro fina surgindo de sua cabeça. Um espécime desta espécie foi trazido a bordo da USS Enterprise no episódio “The Enemy Within” da Série Clássica. Uma cabeça empalhada estava em exibição na mansão de Trelane em Gothos, no episódio “The Squire of Gothos”, também da Série Clássica.

Mariner coloca um fone do jogo ktariano do episódio “The Game”, no busto do Picard, visto no Dia do Capitão Picard, no episódio

Abaixo da cabeça de papier machê de Picard, tem um taco e uma bola de beisebol, o esporte preferido de Sisko em Deep Space Nine. No episódio “Take Me Out to the Holosuite”, Sisko comanda o time da estação, os Niners, em um jogo contra os vulcanos da nave T’Kumbra, capitaneada pelo capitão Solok, colega de Sisko.

Na cena seguinte, pode-se ver uma caixa de presente betazóide, semelhante à que a conselheira Deanna Troi recebeu de Steven e Victoria Mille, como presente de casamento, já que ela tinha sido prometida ao seu filho, Wyatt, no episódio “Haven” de A Nova Geração.

Ao lado da caixa de presente betazoide, observamos um caixa de viagem dos medusanos, que foi vista no episódio “Is There in Truth No Beauty?” da Série Clássica.

Rutherford carrega um desintegrador antigo, na verdade um desintegrador isomagnético, semelhante a uma antiga bazuca humana, como visto no filme Jornada nas Estrelas: Inssureição.

Ao lado do desintegrador antigo, aparece uma caixa de Chateaux Picard, o vinho que o capitão Picard fabrica em seu vinhedo na França, que pode ser visto no 1º capítulo de Star Trek: Picard. O vinho nesta coleção era safra de 86, o ano referenciado por Raffi como a melhor safra, quando Picard foi visitá-la no episódio “The End Is the Beggining”. Curioso como o colecionador obteve esta caixa marcada 86, se o episódio se passa em 2381.

Em uma vitrine atrás de Rutherford, observa-se uma caixa de estase de um escravo visto no episódio “The Slaver Weapon” da Série Animada.

Na parede de trás, pode-se observar um quadro, cujo modelo é um binário, visto no episódio “11001001” de A Nova Geração. No episódio, um dos binários tinha listras roxas na cabeça e o outro tinha um implante. O modelo deste quadro apresenta as duas características, então deve ser especial.

Pode ser visto ainda um dos muitos quadros da coleção, uma das 30 versões da Catedral de Rouen, Fachada Oeste de Monet.

Outras obras de arte são Vaso com Rosas Cor-de-Rosa, de Vincent van Gogh, e Niagara, de Frederic Edwin Church.

O quadro Passarela Japonesa, de Claude Monet também pode ser visto.

Do lado esquerdo, vemos uma estátua do vampiro de sal, do planeta M-113, originalmente do episódio “The Man Trap”, da Serie Clássica. Ele também apareceu em vário outros episódios de Star Trek, como o Short Trek: “Ephraim and Dot”; “Veritas” e “Cupid’s Errant Arrow” da primeira temporada de Lower Decks. Esta estátua também foi vista na mansão de Trelane, no episódio “The Squire of Gothos” da Série Clássica.

Tendi carrega um scanner tridente, semelhante ao que Montgomery Scott usou nos episódios “The Doomsday Machine” e “The Ultimate Computer” da Série Original (#1); um Kurlan naiskos do episódio “The Chase” de A Nova Geração (#2) e um instrumento musical enaran do episódio “Remember” de Star Trek: Voyager (#3).

Kurlan naiskos é uma estatueta de cerâmica feita pela civilização Kurlan. Um naiskos era um grande corpo oco, do qual a metade superior poderia ser removida para revelar várias estatuetas menores dentro, semelhantes em forma à original. Um naiskos completo ou intacto era extremamente raro, tornando estes altamente valiosos para colecionadores e arqueólogos. Os kurlan naiskos de Picard estava em seu cofre no Arquivo Quântico, no Museu do Arquivo da Frota Estelar, como visto no episódio “Remembrance” de Star Trek: Picard.

Do lado esquerdo de Tendi, pode-se ver uma vitrine. Na parte inferior tem a máscara filtrante que James T. Kirk introduziu para a população troglyte de Ardana, em uma tentativa de libertá-los dos efeitos da respiração de gás nocivo enquanto mineravam zênite, no episódio “The Cloud Minders” da Série Clássica.

Nenhuma coleção séria estaria completa sem uma cópia da obra-prima de Todd Matthews, Hotel Royale, que pode ser vista na vitrine acima da máscara do item anterior. Uma cópia do romance foi levada pelo Coronel Stephen G. Richey da NASA a bordo de sua nave Charybdis, que caiu no planeta Theta VIII. Uma força alienígena desconhecida criou uma representação física do romance, incluindo o hotel e todos os seus personagens, em um ambiente artificial destinado a fornecer uma simulação de vida normal para Richey. Data, Riker e Worf visitaram o planeta no episódio “The Royale” de A Nova Geração.

Nas vitrines ao lado de Tendi, do lado direito podemos ver o balde de Odo, de Deep Space Nine.

Ao lado esquerdo vemos o ovo da horta, uma forma de vida não humanoide senciente, com ciclo de silício, nativa do planeta Janus VI, vista no episódio “The Devil in the Dark” da Série Clássica. A horta destruía máquinas e matava os mineiros, ameaçando toda a operação de mineração.

Tendi vê o capacete de fornicação de Kahless, cujo desenho foi baseado no capacete de A Boca de Sauron, um dos servos mais dedicados de Sauron, de O Senhor dos Anéis. Kahless o Inesquecível foi uma lendária figura mítica da história klingon. Foi o primeiro Rei Guerreiro e Imperador do Império Klingon, e o último klingon a unir todas as tribos até a Guerra Federação-Klingon, que foi iniciada com esse propósito por um klingon chamado T’Kuvma, preocupado que sua raça tivesse começado a “esquecer o Inesquecível”, como foi revelado no episódio “The Vulcan Hello” de Discovery.

Atrás da máscara de Kahless, podemos ver a minúscula cidade Terratin, na Terra 10, no episódio “The Terratin Incident” da Série Animada.

O torpedo que Jet e Rutherford carregam pode ser o caixão de Ira Graves do episódio “The Schizoid Man” de A Nova Geração.

Em uma das vitrines à esquerda, vemos um trombone, que parece uma referência a Riker. Como este episódio também faz referência direta a “Second Chances”, e à duplicada de Will Riker, Thomas Riker, é possível que este seja o trombone que Will deu a Thomas no final daquele episódio de A Nova Geração, pois o trombone que Riker usa atualmente está em seu gabinete na Titan.

Em uma das vitrines à direita, pode-se observar uma viseira, semelhante ao que Data usava nos jogos de pôquer a bordo da Enterprise-D, como visto, por exemplo nos episódios “Cause and Effect”, “Descent” e “All Good Things…” de A Nova Geração. A Dra. T’Ana usou uma viseira verde durante um jogo de pôquer na USS Cerrito, no episódio “Moist Vessel” da primeira temporada de Lower Decks.

Atrás de Jet, uma bateria está presente na coleção. No início do episódio “Second Chances” de A Nova Geração, Riker se apresentou tocando trombone com uma banda de jazz no bar Ten Forward, e entre os instrumentos, havia uma bateria.

O rinoceronte branco empalhado pode ser visto atrás da bateria. No episódio “New Ground” de A Nova Geração, Srta. Kyle, professora da escola primária da USS Enterprise-D, afirmou que “à medida que o valor de seus chifres aumentava, o número de rinocerontes brancos na natureza continuava caindo, até que eles finalmente se extinguiram” durante meados do século 22.

Quando as orbes voadoras estão atirando, aparece uma caixa de vidro contendo o que parece ser o uniforme da Uhura, da Série Clássica.

Ao lado desta, outra vitrine mostra óculos semelhantes ao do capitão Kirk. Ele era alérgico à Retinax V, o método farmacêutico de correção da visão, então o Dr. Leonard McCoy lhe deu um par de óculos do século XVIII em seu aniversário. No entanto, os óculos quebraram durante o conflito com Khan Noonien Singh e seus seguidores no filme Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan. No filme Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa, Kirk vendeu os óculos em uma loja de antiguidades na Terra do século 20.

Ao lado da sonda kataan, uma vitrine suspensa contém o kir’shara vulcano, um antigo artefato vulcano contendo os escritos de Surak, visto no episódio “Kir’Shara” de Star Trek: Enterprise.

Como o quarto de Data desde “The Offspring”, a coleção de Kerner Hauze apresenta uma pintura semelhante às de Piet Mondrian.

Quando Tendi foge correndo ela passa por uma vitrine onde está o tênis do Marty McFly de De Volta Para o Futuro, que tinha como principal característica o sistema de cadarços que se ajustavam automaticamente.

Na estante atrás da Tendi está a máscara de Masaka. No episódio “Masks” de A Nova Geração, a Enterprise-D encontrou o arquivo da civilização extinta D´Arsay, e o esta afetou Data, que começou a assumir personalidades da mitologia de D’Arsay, incluindo Masaka.

Ao lado da máscara, podemos ver o dispensador de ketracel-white, que O´Brien achou no episódio “The Abandoned” de Deep Space Nine. Ketracel-white é um composto químico criado para ser um narcótico viciante, que continha uma enzima isogênica. Os soldados Jem’Hadar do Dominion foram geneticamente modificados para não ter a enzima que o ketracel fornecia e exigiam doses frequentes da droga para sobreviver.

No painel da parede, que contém três espadas, uma delas (#1) é uma rapieira, usada em geral para esgrima. O capitão Jean-Luc Picard usou uma rapieira durante suas partidas de esgrima a bordo da USS Enterprise-D contra Guinan, tenente Dean e comandante Riker nos episódios “We’ll Always Have Paris”, “I Borg” e “Lessons” de A Nova Geração. O tenente Sulu era um esgrimista entusiasmado. No episódio “The Naked Time” da Série Clássica, quando foi afetado pelo vírus Psi 2000, ele perseguiu tripulantes pelos corredores com uma rapieira.

Outra é um tipo de espada cerimonial usada por alguns guerreiros klingon (#2). Worf mantinha duas espadas cruzadas em seus aposentos a bordo da Enterprise-D, nos episódios “Reunion” e “Night Terrors” da A Nova Geração.

Não conseguimos identificar a terceira espada, se alguém conseguir, coloque nos comentários.

Niners era a equipe de beisebol, composta principalmente pelo pessoal sênior da estação Deep Space Nine. No episódio “Take Me Out to the Holosuite”, seus oponentes foram os logicanos , que eram da tripulação vulcana da USS T’Kumbra, e usavam um boné com o IDIC, o símbolo de seu povo, que pode ser visto quando Tendi está fugindo das serpentes.

Mariner usa uma lirpa vulcana para se defender, semelhante à usada por Spock no episódio “Amok Time” da Série Clássica.

Mariner atira o orbe em uma vitrine que contém o colar de Khan, com o símbolo da Federação quebrado, visto no filme Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan.

A bola de polo aquático do capitão Archer, que estava em uma vitrine atrás do colar do Khan, cai quando a vitrine é despedaçada, pela confusão a bordo da nave do colecionador. A bola foi vista no episódio “Shockwave”, de Star Trek: Enterprise.

Quando Mariner e Jet estão brigando pelo marionete de Kayshon, na vitrine atrás do boneco está uma vela semelhante à vela da família Howard, vista no episódio “Sub Rosa” de A Nova Geração, no qual Beverly Crusher comparece ao enterro de sua avó. A vela era um recipiente para Ronin, uma forma de vida anfásica, que a usava para manter a coesão molecular e a ligação com um hospedeiro humano. A vela foi destruída por Crusher para evitar que Ronin se fundisse com ela.

Bem atrás da mão da Mariner, na parte superior da estante, vemos um controle do jogo Nintendo Switch.

E do lado esquerdo deste, um fidget spinner, aquele brinquedo giratório que fez muito sucesso há um tempo.

Quando entram na outra sala, Siggi está encostado no quadro que Data pintou de Spot, vista no episódio “Inheritance” de A Nova Geração (#1) e no filme Jornada nas Estrelas: Generations (#2).

O shuttle da USS Titan tem o nome Coltrane. Como o capitão Riker é fã de jazz, o nome deve ser uma homenagem a John William Coltrane, um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos mais importantes jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos.

Em dois momentos cruciais do episódio, Boimler defende a honra e a relativa frieza das aventuras de A Nova Geração, na Enterprise-D, que ele apenas chama de “a D”. Aqui estão as referências.

  • “Eles foram para outras dimensões… – Isso parece referir-se à ideia de que “a D” foi para outra dimensão no episódio “Where No One Has Gone Before”.
  • “Eles lutaram contra os Borgs…” – Isso faz referência a “Q, Who”, “The Best of Both Worlds” e “Descent”.
  • “Eles fizeram inssureição!” – Isso parece fazer referência a Jornada nas Estrelas: Insurreição. Mas não era a Enterprise-D, mas sim, a Enterprise-E! Os escritores do Lower Decks certamente sabem disso. Por que Boimler não sabe?
  • “Eles tinham um quarteto de cordas normal.” – Isso faz referência a vários episódios de A Nova Geração, notavelmente “Sarek” e “Inheritance”.

Na cena seguinte, um compactador de matéria inorgânica é acionado, e Rutherford começa a ser sugado para ele por causa de seu implante, que quase é arrancado. No último episódio da 1ª temporada de Lower Decks, Shaxs arrancou o implante de Rutherford, para que ele pudesse se livrar do malvado Badgey.

Quando o grupo avançado entra na sala de esqueletos, bem à esquerda da tela, podemos ver o esqueleto do ET, o Extra-Terreste, do filme de mesmo nome.

Temos também um esqueleto de sehlat, uma besta gigante, nativa de Vulcano. Os sehlats tinha presas de seis polegadas e não gostavam de subir, preferindo permanecer em solo baixo. No episódio “The Forge” de Enterprise, um sehlat selvagem perseguiu o capitão Jonathan Archer e T’Pol e Archer compara os gritos de um sehlat a uma ópera klingon que Hoshi Sato uma vez o fez ouvir.

Os alferes também deparam-se com o esqueleto do Spock Two gigante, do episódio “The Infinite Vulcan” da Série Animada.

Encontramos um esqueleto de Gorn, semelhante ao que o capitão Gabriel Lorca tinha em uma sala da Discovery, visto no episódio “Context Is for Kings” de Star Trek: Discovery. O esqueleto deste episódio está na mesma posição que o gorn original, visto em “Time Trap” da Série Clássica.

A seguir, vê-se o esqueleto de um mugato. O mugato é um tipo de carnívoro grande, que poderia ser descrito como um gorila com chifres, que habitava as regiões subtropicais de savana do planeta Neural visto no episódio “A Private Little War” da Série Clássica.

Os vácuos voadores que atacam os alferes são a versão moderna e voadora dos atuais aspiradores robôs.

Encontram uma vitrine onde está o esqueleto de Abrahan Lincoln e um dos seres de pedra, os excalbianos, vistos no episódio “The Savage Curtain” da Série Clássica. Neste episódio, Kirk e Spock são forçados a lutar ao lado de figuras históricas, como Abraham Lincoln da Terra e Surak de Vulcano, pois os excalbianos querem entender os conceitos de bem e mal.

Lincoln morre ajoelhado, com a mesma a pose do esqueleto.

No planeta onde a tripulação da Titan está, no morro, vê-se que os pakleds agora têm uma bandeira baseada nas fivelas de duas cores do uniforme, como visto em “Samaritan Snare” de A Nova Geração.

Os pakleds atiram com um disruptor de mão klingon, que solta um feixe verde, como os originais. Vários tipos de disruptores kligon, do século 23 e 24, foram encontrados em uma loja de armas no distrito de Klingon em Tulgana IV no episódio “Envoys” (veja aqui) da 1ª temporada de Lower Decks.

Jet imita a pose de Ransom, que por sua vez, é imitação da pose de Riker.

Boimler diz que não se juntou à Frota Estelar para entrar em lutas de fazer, mas para explorar, fazer descobertas, achar soluções diplomáticas pacíficas. Este é uma referência direta para A Nova Geração.

  • “Riker estava tocando trombone” – Riker toca trombone em muitos episódios, incluindo “The Next Phase”, “Future Imperfect” e, é claro, “Second Chances”.
  • “Pegando a doença do amor” – Provavelmente em “The Naked Now”.
  • “Atuação em peças” – Isso faz referência principalmente a Riker, atuando em uma das peças de Crusher em “Frame of Mind”.
  • “Conhecendo seu clone idêntico do transportador, Thomas.” Isso é uma referência a “Second Contact”. O clone do Boimler foi criado da mesma forma que o do Riker.

O clone de Boimler foi criado da mesma forma que o clone de Riker, visto no episódio “Second Contact” de A Nova Geração.

No gabinete do Riker podemos ver seu famoso trombone.

Em cima da mesa, pode ser visto um modelo dourado da USS Pegasus, comandada pelo capitão Erik Pressman, que incluia o alferes William T. Riker, em sua primeira missão fora da Academia, vista no episódio “The Pegasus” de A Nova Geração.

Ao lado do modelo da Pegasus, Riker tem um chapéu do Exército da União em sua mesa com o número 102 abaixo dele. Como revelado no episódio “Death Wish” de Voyager, um antepassado de Riker foi Thaddius Riker, que comandou a 102ª Infantaria de Nova York durante a Guerra Civil dos EUA. Riker nomeou seu filho em homenagem a este antepassado, conforme revelado no episódio “Nepenthe” de Star Trek: Picard.

Riker usa o mesmo recipiente que Mariner usou no 1º episódio de Lower Decks, que identificou a bebida como whisky romulano. Ele, entretanto, identifica a bebida corretamente como cerveja romulana.

Riker mantém em seu gabinete o horga’hn, uma pequena estátua que era o símbolo da sexualidade em Risa e foi explicado aqui. Depois que Picard o trouxe de Risa em “Captain’s Holiday”, foi visto nos aposentos de Riker nos episódios “Conundrum” e “Future Imperfect” de A Nova Geração.

No episódio “Envoys” da primeira temporada de Lower Decks, o horga´hn era o centro da fonte de Little Risa. No último episódio da 1ª temporada de Lower Decks, Riker fala para Deanna que existe uma pequena Risa em Tulgana IV e Deanna pergunta se devia levar o pequeno horga´hn. Riker responde que vão usar o de sempre.

Pouco antes de Boimler deixar o gabinete de Riker, William Boimler e Riker estão dividindo uma cerveja romulana e Riker diz “computador, toque Night Bird”. Isso também faz referência ao episódio “Second Chances”, em que Riker é incapaz de tocar o solo de trombone para esta canção. Night Bird parece ser uma canção inventada.

Jet está comendo uma deliciosa espiga de milho, e um grão se confunde com seus pins. Isso pode explicar não só as inconsistências de classificação do alferes/tenente Manhaver, mas também alguns dos pins adicionais do tenente Shaxs em “Second Contact” e “Moist Vessel”, da primeira temporada de Lower Decks. Este fato pode explicar as muitas inconsistências de Star Trek, como Sisko perdendo um pin em “Rules of Engagement” ou a mistura de pins de Geordi em “Man of the People” de A Nova Geração.

Será que o nosso eterno alferes Harry Kim poderia conseguir uma promoção assim?

Brevemente podemos observar que Tendi paga sua aposta perdida com Rutherford com o que parece uma peça de latinum.

Estes foram os easter eggs e referências que encontramos. Se você encontrar mais alguma, coloque nos comentários.

Star Trek: Lower Decks retorna em 26 de agosto com “We’ll Always Have Tom Paris” na Paramount+ nos Estados Unidos e CTV Sci Fi Channel no Canadá, seguido pela Amazon Prime Video (em regiões internacionais selecionadas) em 27 de agosto.

No Brasil, Lower Decks será exibido como Jornada nas Estrelas: Subalternos em setembro.

Fontes pesquisadas: Jörg Hillebrand @gaghyogi49; Den of Geek; Trekmovie; Trekcore; Reddit

Meu agradecimento a toda a equipe do Trek Brasilis pela ajuda e à minha amiga Ale Aoki, que ajudou muito.