Easter eggs e referências de “wej Duj”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

wej Duj” é o 9º e penúltimo episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 7 de outubro nos Estados Unidos e Canadá. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

Sem contar episódios com nomes de indivíduos, como “Darmok”, “Su’Kal”, etc., “wej Duj”, que significa Três Naves em klingon, é o quinto episódio que contém apenas palavras alienígenas, depois de “Elogium” e “Tsunkatse” de Voyager, “Empok Nor” de Deep Space Nine e “Kir’Shara” de Enterprise, É o primeiro episódio de Star Trek a ter um título na tela em uma linguagem alienígena.

Boimler propõe um torneio de Stratagema para passar o tempo durante o dia de folga da tripulação da Cerritos. Esta é a primeira vez que o jogo holográfico é citado, desde “Peak Performance” de A Nova Geração.

Este episódio usa muitos intertítulos de tela inteira. Intertítulo é uma palavra ou descrição indicando a passagem do tempo ou estabelecendo a localização de um lugar que aparece na tela em um filme ou na televisão. Mas em geral é sobreposto à cena.

A nave klingon, IKS Che’Ta, é uma ave de rapina, que foi introduzida pela primeira vez em Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock, e foi vista várias vezes na franquia desde então. O nome da ave de rapina Klingon, Che’Ta, significa “batalha”.

Um dos subalternos klingons está afiando os dentes, como em “Broken Bow” de Enterprise e “Little Green Men” de Deep Space Nine, mas aqui ele usa uma lima comum e não um apontador de dente como Worf usava.

Como em vários episódios em que um dos subalternos usa só uma toalha na Cerritos, um dos klingons subalternos também é visto usando só uma toalha. Ele é anatomicamente correto, incluindo os chifres do pé, também vistos no episódio da semana passada. 🙂

Os klingons também conhecem a saudação vulcana, mas brincam falando “Evite a morte e se acovarde”

A nave vulcana Sh’Vahl pod ser uma atualização do século 24 para as naves espaciais tipo D’kyr, com anel, vistas no episódio “Cease Fire” de Star Trek: Enterprise.

T’Lyn provavelmente tem este nome em homenagem à Kathryn Lyn, que escreveu este episódio.

T’Lyn diz que encontrou uma onda anômala de partículas metreon. um elemento científico comum em Star Trek que foi referenciado em vários episódios, como “First Flight” de Enterprise, “New Eden” de Discovery, “Jetrel” e “Think Tank” de Voyager e “The Sound of Her Voice” de Deep Space Nine. Um metreon é uma partícula que pode tomar a forma de radiação e gás, que podem reagir com matéria escura, e até mesmo ter propriedades temporais. Em sua forma gasosa, partículas de metreon são extremamente voláteis, e são facilmente inflamadas através do tiro de armas.

Uma barreira de energia composta de radiação de metreon em torno de um planeta (esq) – Voyager acende uma nuvem de metreon (dir)

O laboratório de ciências da Sh’vhal é definitivamente inspirado no laboratório muito semelhante ao da Vahklas, no episódio “Fusion” de Star Trek: Enterprise. A Vahklas era uma nave de transporte civil vulcana.

O design da ponte klingon corresponde ao cenário visto no início de episódios de A Nova Geração, como “A Matter of Honor”.

Dorg se junta ao grande panteão de oficiais klingons que decidem tomar o destino do Império Klingon em suas próprias mãos, uma tradição que remonta ao capitão Kruge em Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock.

O sangue klingon é rosa avermelhado e foi introduzido no filme Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida.

A frase tamariana “Kimarnt, sua cabeça nublada?” é provavelmente uma referência ao diretor de Lower Decks, Kim Arndt, que dirigiu os episódios “I, Excretus”, “An Embarrassment of Dooplers”, “Kayshon, His Eyes Open”, “Veritas” e “Cupid’s Errant Arrow”.

Boimler diz que aprendeu a língua tamariana na Academia da Frota Estelar; “Karno na floresta, com Mira” é uma frase tamariana que implica em ganho de peso.

Shaxs fez parte da resistência bajorana durante a ocupação cardassiana de Bajor, assim como a Kira Nerys de Deep Space Nine

O capitão klingon Dorg tem um targ, um animal de estimação klingon, introduzido pela primeira vez no episódio “Where No One Has Gone Before” de A Nova Geração.

M’ach elogia o targ, dizendo ao capitão que era como o cão de Kor na batalha de Klach D’kel Brakt, uma famosa batalha klingon/romulana, mencionada pela primeira vez em “Blood Oath”, de Deep Space Nine, por Kor, um personagem introduzido no episódio “Errand of Mercy” da Série Clássica.

Todos os vulcanos pronunciam sensores (sensors) como “sens-oars” em inglês. Spock e Tuvok também falam assim, com sotaque vulcano

O gabinete do capitão da Sh’Vhal inclui uma lâmpada de meditação vulcana, igual à de Tuvok, bem como uma réplica do kir’shara em forma de pirâmide de Surak.

O programa da escalada da Dra. T’Ana e Tendi no holdeck replica a ascensão do capitão Kirk no El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, em Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira, embora as duas usem equipamentos de segurança em sua escalada holográfica, que Kirk não usava. Boimler representa Kirk e Spock quando visita o holodeck, vestindo a camisa “Vá escalar uma pedra” (Go Climb A Rock) de Kirk e as botas com foguetes de Spock.

Boimler entra no programa holográfico da capitão Freeman, onde ela joga com Mariner um jogo de Velocity, um jogo de treino de tiro ao alvo, visto pela primeira vez jogado pela capitão Janeway e Seven of Nine em “Hope and Fear” de Voyager

Freeman usa uma camiseta onde está escrito RITOS, enquanto está de folga, uma peça que remete às camisetas DISCO, usadas na USS Discovery, enquanto a tripulação se exercita.

A USS Cerritos tem holodecks no estilo de A Nova Geração, como em “Second Contact” de Lower Decks e “Phantasms” de A Nova Geração e holodecks no estilo da USS Voyager, como neste episódio e em “Hope and Fear” de Voyager. Talvez esta seja uma atualização posterior à destruição da Cerritos no último episódio da primeira temporada.

O interior do aparelho de respiração benzita foi fielmente recriado, aparecendo como em “Coming of Age” e “A Matter of Honor” ambos de A Nova Geração.

As duas áreas escuras na frente do dispositivo de respiração benzita agora piscam sempre que o gás benzita é liberado. O dispositivo é fielmente recriado a partir de sua aparição em “Coming of Age” e “A Matter of Honor” ambos de A Nova Geração.

O refeitório klingon foi projetado como o cenário visto várias vezes em Deep Space Nine.

Uma bandeira klingon é vista no refeitório da ave de rapina. É semelhante ao banner visto durante o julgamento em Qo’noS de Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida, com pequenas diferenças.

“A lógica é o começo da sabedoria, não o fim”, diz T’Lyn, citando uma das falas de Spock para Valeris em Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida. T’Lyn também usa uma faixa na cabeça semelhante à de Valeris.

Os PADDs vulcanos, introduzidos no episódio “Stigma” de Enterprise são vistos novamente, virados horizontalmente. Antes de serem modificados para a Enterprise, eles eram vistos como PADDs bajoranianos no episódio “Necessary Evil” de Deep Space Nine.

Rutherford está quase terminando de construir o modelo de Deep Space 9 que Tendi lhe deu no episódio “An Embarrassment of Dooplers”.

O comandante Ransom providenciou para que os membros “havaianos” da tripulação tivessem um luau no holodeck. Neelix também montou um luau no holodeck no episódio “Alter Ego” de Voyager

Um crânio klingon é visto pela primeira vez na parede do gabinete do capitão. Além disso, apenas um gráfico anatômico, criado por Dan Curry, apareceu brevemente em “Affliction” de Enterprise. Crânios klingon também foram vistos nas capas do livro Klingon Hamlet , a tradução de Hamlet para a linguagem klingon.

A sala de transporte da nave klingon é baseada no set usado em Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida.

Enquanto ele se dirige para o navio Pakled para completar seu plano de incitar mais conflitos entre os pakleds e a Federação, o capitão Dorg exclama: “Chore o caos, e deixe escapar os cães de guerra!”, uma linha de Julio Cesar de Shakespeare, que também foi dita pelo general klingon Chang no filme Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida. M’ach mais tarde confronta o capitão Dorg com “Outros klingons tentaram sabotar a paz antes”, referindo-se à conspiração do filme, que incluía o General Chang.

Mariner e Freeman estão jogando a versão da Frota Estelar do jogo de tabuleiro Clue, no Brasil, Detetive, onde o mapa no tabuleiro se assemelha a uma nave da classe Galaxy. O objetivo do jogo é adivinhar corretamente o autor de um assassinato, o lugar onde foi cometido, e a arma que foi usada. Mariner adivinha: “Acho que foi o chef, no laboratório biológico, com um rifle de precisão que pode atirar através das paredes.” Isso se refere ao protótipo do rifle TR-116, usado no episódio “Field of Fire” de Deep Space Nine

Rebner, capitão da nave pakled chamada Pakled, informa que testaram a bomba varuviana em um asteroide. Detonações de bombas veruvianas liberam partículas de metreon, que foi a energia detectada pela nave vulcana e pela Cerritos.

Um comunicador clássico klingon, como visto em Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa é usado pelo capitão klingon. Se você comparar as duas capturas de tela principais, você pode ver que ela é virada horizontalmente no episódio de Lower Decks.

Como Beverly Crusher, de A Nova Geração e a cadete Dorian Collins, do episódio “Valiant” de Deep Space Nine, Jack Ransom é uma “escuna lunar”, um humano nascido na Lua da Terra; ele é da cidade de Tycho, a cidade com um domo, que foi originalmente mencionada em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato.

Muitos da tripulação da Cerritos têm hobbies no estilo de A Nova Geração, seja arte, música clássica ou relaxamento em uma das muitas aventuras do holodeck. Quando o alerta vermelho suspende a folga, os tripulantes saem do holodeck vestindo as roupas que usavam nas aventuras, como trajes de`

  • Uniforme da marinha inglesa, semelhante aos que foram usados pela tripulação da Enterprise no holodeck no filme Jornada nas Estrelas: Generations
  • Colant de ginástica, iguais aos de Crusher e Troi no episódio “The Price” de A Nova Geração
  • Roupas de uma provável peça de Shakespeare, como a tripulação de A Nova Geração
  • Robin Hood, como usado por Picard no episódio “Qpid” de A Nova Geração
  • Uniformes de anbo-jyutsu, como os usados no episódio “The Icarus Factor” de A Nova Geração
  • Sherlock Holmes, como o de Data em “Elementary, Dear Data” e “Ship in a Bottle”, com seu roupão e cachimbo.

A forma como a nave vulcana chegou para proteger a Cerritos do fogo de feiser dos pakleds lembra a Enterprise-E protegendo a Defiant do fogo dos borgs em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato. O ângulo de filmagem é praticamente o mesmo.

 

O emblema da Casa de Martok, como aparece em uma faixa na Enciclopédia de Star Trek é visto na cadeira do capitão klingon. Isso faz com que este banner, nunca visto em um episódio de Star Trek, oficialmente canon. As duas últimas capturas de tela mostram uma bandeira diferente da Casa de Martok do episódio “You Are Cordially Invited” e o emblema da Casa de Martok de “Soldiers of the Empire”, ambos de Deep Space Nine.

No segundo episódio da temporada, o capitão Riker mencionou que a Inteligência da Frota Estelar acreditava que os pakleds estavam recebendo ajuda de uma fonte externa, e entendemos que o capitão klingon desonesto Dorg (Colton Dunn) é essa fonte, fornecendo aos alienígenas estúpidos não apenas informações e armas, mas os explosivos veruvianos mortais que queriam usar para atingir a Terra. Saber a influência klingon por trás das ações dos pakleds explica por que a tripulação da Titan os viu usando disruptores klingons.

Sempre que o episódio retornava às cenas a bordo do Che’ta, a partitura de Christ Westlake lembrava bastante o famoso tema klingon de Jerry Goldsmith de Jornada nas Estrelas: O Filme.

Mariner e T´Lyn: as mesmas vibrações. Tenho certeza de que seriam grandes amigas! Tomara que T´Lyn seja transferida para a Cerritos.

O cadete da Frota Estelar que procura Boimler usa um uniforme semelhante ao do alferes Davies e alferes interino Wesley Crusher no episódio “Pen Pals” de A Nova Geração.

A equipe da Cerritos inclui pelo menos quatro cadetes, todos usando versões da classe Califórnia do uniforme oficial provisório cinza que Wesley Crusher usava nas primeiras temporadas de Star Trek: The Next Generation.

Este é o primeiro episódio da franquia Star Trek que apresenta uma cena exibida durante os créditos finais, com os subalternos de um cubo borg. (Quem assistiu até o fim? Eu assisti!!!).

Estes foram os easter eggs e referências que encontramos. Se você achar mais algum, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha