Easter eggs de “First First Contact”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

First First Contact” é o 10º e último episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 15 de outubro nos Estados Unidos e Canadá. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

O título do episódio é uma referência ao filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, bem como ao episódio de estreia da série Lower Decks, “Second Contact“.

A Cerritos se encontra, em uma estação, com a USS Archimedes (NCC-83002), nomeada em homenagem ao famoso matemático grego. A sinopse inicial do episódio da Paramount+ identificou erroneamente a Arquimedes como uma nave da classe Excelsior, mas o produtor executivo Mike McMahan esclareceu que era da classe Obena, o nome do diretor de arte Nollan Obena, que é “inspirada” na classe Excelsior, mas “maior com algumas outras mudanças”. A sinopse oficial da Paramount+ agora simplesmente diz “outra nave de classe”. Veja aqui.

Phillipa Georgiou, de Star Trek: Discovery, serviu uma vez em uma nave do século 23 chamada USS Archimedes. A Arquimedes respondeu a uma transmissão enviada por Saru do planeta Kaminar. A nave auxiliar 03 foi então despachada, pilotada pela tenente Philippa Georgiou, fazendo de fato o primeiro contato com a espécie Kelpien, bem como com os ba’ul, como visto no Short Trek: “The Brightest Star” e em “The Sound of Thunder” de Discovery.

Freeman encontra com sua velha amiga Sonya Gomez, que que percorreu um longo caminho desde que derramou chocolate quente no capitão Picard, 16 anos antes, no episódio “Q Who” de A Nova Geração, onde ela era uma alferes estreante na engenharia da Enterprise.

Veja a cena original de Sonya Gomez em “Q Who”:

Cada capitão da Frota pode escolher qual uniforme sua tripulação vai usar, assim Sonya e a tripulação da Archimedes usam o uniforme usado pela primeira vez em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato.

Na estante do gabinete do almirante Freeman há um modelo de uma nave da classe Akira. A classe Akira foi projetada por Alex Jaeger, da Industrial Light & Magic, para Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato e existe apenas como um modelo CGI.

A tripulação, especialmente Boimler, está se preparando para celebrar o Dia da Capitão Freeman, uma espécie de feriado no espírito do Dia do Capitão Picard Day do episódio “The Pegasus”, de A Nova Geração.

O túnel de ancoragem das naves na doca espacial é semelhante ao do episódio “11001001” de A Nova Geração.

Sonya Gomez conforta a alferes que leva um tombo na ponte, brincando sobre seu próprio encontro com um “capitão muito mais intimidante”, uma referência ao seu incidente, quando ela derrubou chocolate quente no capitão Picard em “Q Who?” de A Nova Geração. (visto acima)

Visitando os lugares da nave que Tendi gosta, ela lembra de ter assistido o pulsar Trivoli nesse tubo Jefferies, que aconteceu no episódio “Envoys”, da 1ª temporada de Lower Decks.

Tendi pergunta se ela e Rutherford devem ver “a sala do patinho de borracha”, uma piada que só faz sentido se você souber sobre os muitos ovos de Páscoa visuais nos sistemas mestres da Enterprise-D, exibidos no gráficos e apenas claramente visível em trabalhos de referência como The Star Trek: The Next Generation Technical Manual.

Adicionados ao grande display da engenharia, na 3ª temporada de A Nova Geração, e tipicamente cobertos com fita preta quando a câmera se aproximava demais, os gráficos da piada são visíveis na tela em “Galaxy’s Child”, “Brothers” e “Inheritance”, graças ao remaster de alta definição e quase impossível de ver nas edições com a qualidade original de transmissão.

 

Esse gráfico original (Master System Display – MSD) foi criado para A Nova Geração por Mike Okuda, que retornou à Star Trek nesta temporada para expandir alguns dos projetos técnicos da Cerritos para Lower Decks.

“Depois que Kayshon sugere ir para dobra, se você ouvir com muito cuidado (fones de ouvido ajudam), você pode ouvir Shax gritar “DR. ERIN DIZ QUE NÃO PODEMOS FAZER ISSO!”, é quase audível, mas eu sou cânone?” A Dra. Erin Macdonald é astrofísica, engenheira aeroespacial e consultora de ciências de Star Trek e agora se considera cânone na franquia.

Depois de algumas referências a ele na temporada passada, em “Terminal Provocations” e “No Small Parts”, foi divertido finalmente ver que mesmo uma nave como a Cerritos tem um iate do capitão. Enquanto um aparece em esquemas da Enterprise-D, o único visto em uso até hoje foi o Cousteau, a bordo da Enterprise-E, em Jornada nas Estrelas: Insurreição.

O cara que passeia só de toalha no dormitório dos alferes não apareceu na 2ª temporada de Lower Decks. Mas nesse episódio aparece um cara novo só de toalha, um membro da espécie de Merp.

Freeman afirma que ela ainda detém o recorde de jetski na Academia. Vimos Freeman andando de jetski no episódio da primeira temporada “Crisis Point”, embora em forma holográfica.

Os controles magnéticos utilizados para ejetar o revestimento do casco externo da nave são projetados para emular controles semelhantes aos usados para libertar a matriz do defletor da Enterprise-E em Star Trek: First Contact.

O tema grego da Archimedes continua com uma nave auxiliar chamada Adonis, que, na mitologia grega, era um jovem de grande beleza, que nasceu das relações incestuosas que o rei Cíniras de Chipre manteve com a sua filha Mirra e despertou o amor das deusas Perséfone e Afrodite.

A placa com nome da Cerritos é ejetada. Será que na próxima temporada teremos uma USS Cerritos-A, como as várias numerações da Enterprise?

Depois do strip-tease da Cerritos, ela fica com a cor dourada, a mesma cor que tinha parte do modelo da Cerritos, sem a cobertura, que Rutherford e Tendi estavam montando no episódio “An Embarrassement of Dooplers”.

Quando Billups acha um controle de acesso fundido ele exclama” Dragon´s blood”, refletindo sua herança hisperiana, mostradas no episódio “Where Plesant Fountains Lie”.

A Cerritos tem um joystick manual para pilotar a nave com mais precisão através dos detritos estelares. Ao contrário do console volumoso na ponte da Enterprise-E, que Riker usou em Jornada nas Estrelas: Inssurreição, Ransom usa um que sai do apoio de braço da cadeira do primeiro oficial.

Quando Rutherford deleta suas memórias de Tendi, aparecem várias memórias de outros episódios e quatro memórias que não foram vistas em episódios anteriores

  • O casal participando de uma aula de arte, esboçando um Ransom nu;
  • Celebrando o Ano Novo de 2381, com óculos que tem os números do ano, como os usados atualmente
  • Pegos no quebra cabeça chinês, uma armadilha chinesa, igual à de Data no episódio “The Last Outpost” de A Nova Geração. É um tubo composto de tiras entrelaçadas de bambu. Um dedo é inserido em cada extremidade do tubo e quando uma tentativa é feita para removê-los, o tubo só aperta, prendendo os dedos do usuário.
  • Os dois com medo de uma vespa

Airian, a oficial aumentada em Discovery, também teve que lidar com suas memórias e deletar memórias diariamente, como Rutherford, mas ela estava um século antes de Lower Decks, então seu armazenamento de memória deve ter sido muito menor.

Também aparece uma memória que Rutherford não deveria lembrar, durante a instalação do implante, onde ele aparece no espelho só com um olho, dando a entender que o implante não foi uma escolha dele e colocando um mistério a ser resolvido na próxima temporada.

Finalmente vimos a Operações Cetáceos a bordo da USS Cerritos, depois que o lugar só tinha sido sugerido nos planos dos deques da Enterprise, em A Nova Geração, em uma placa na porta, sinalizando golfinhos de nariz de garrafa (Tursiops crew facility) em “We´ll Always Have Paris” e em Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa. Rutherford aparentemente tem turnos regulares lá, como citado no início do episódio.

Os tenentes juniores belugas Matt e Kimolu trabalham na pesquisa de navegação. Na Enterprise-D, a tripulação é de golfinhos nariz de garrafas (Tursiops)

As instalações de cetáceos a bordo da Enterprise-D, foram desenhados nos incríveis projetos de A Nova Geração de Rick Sternbach.

A Operação Cetáceos na USS Cerritos tem seu próprio logotipo! É inspirado no logotipo do Instituto Cetáceo de Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa, uma homenagem adequada, já que as baleias George e Gracie salvaram todo o planeta.

O capacete de Ransom, conectado à visão externa e ao computador, é semelhante ao usado por Kirk, no filme Star Trek e por Michael Burnham em Discovery.

Como o capacete de Harry Mudd, em “Magic to Make the Sanest Man Go Mad” de Discovery, o topo do traje espacial de Jennifer tem duas pequenas extensões para acomodar suas antenas andorianas.

Ao se recuperar do afogamento, Boimler diz a Tendi que ele teve a visão de um coala, a criatura que abrange o universo. O tenente O’Conner viu um coala sorridente enquanto ascendia espiritualmente a um plano de existência mais alto, em “Moist Vessel” da 1ª temporada de Lower Decks.

A timoneira da Arquimedes grita “´É a Cerritos!”, como Boimler gritou “É a Titan”, quando ela salvou o dia durante a batalha contra os Pakleds, no final da 1ª temporada

Várias naves da Frota Estelar se encontram com a Cerritos (1) e a Arquimedes (3) no final do episódio, para ajudar as naves danificadas:

  • Uma nave de ciências (faixa azul) da classe Califórnia (4)
  • Uma nave da classe Oberth (5)
  • Uma nave da classe Parliament (6)
  • Uma nave da classe Nova, na qual a Segurança da Frota Estelar leva a capitão Freeman embora.

Este episódio apresenta uma nave Oberth (5) no espaço pela primeira vez desde Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, em 1996, 25 anos atrás! Apareceu em vários episódios de A Nova Geração, como “The Naked Now” (USS Tsiolkovsky) e em vários filmes, como Jornada na Estrelas: À Procura de Spock (USS Grisson).

Apresenta ainda uma nova imagem de uma nave da classe Parliament (6). Todas as outras capturas de tela mostram a USS Vancouver de “Cupid´s Errand Arrow”, da 1ª temporada de Lower Decks. As duas imagens do meio mostram exatamente o mesmo ângulo, apenas em iluminação diferente.

A nave da classe Nova, que leva a capitão Freeman presa, é semelhante à USS Equinox do episódio “Equinox I” de Voyager.

Na enfermaria, fazem o transporte de uma vulcana ferida em uma cadeira de rodas igual às atuais. Será que em 2381 essas cadeiras ainda existem ou as do tipo do Pike, mais modernas, vistas também no episódio “An Embarrassment of Dooplers”, não podem ser usadas na enfermaria das naves?

O bajorano que Tendi trata na enfermaria é o mesmo tripulante que Rutherford quase matou durante sua rotação na enfermaria em “Envoys” da 1ª temporada de Lower Decks.

Tendi está entusiasmada com as perspectivas de se tornar uma oficial de ciência sênior como Jadzia Dax, mas a Dra. T’Ana subverte a ideia de Lower Decks de referenciar personagens da era dos anos 90, exclamando que ela não tem ideia de quem é. “Não, como Spock!”, exclama a caitiana, imitando muitas pessoas que nunca assistiram Deep Space Nine.

Boimler aproveita a faixa do Dia da Capitão Freeman para fazer a do Primeiro Contato, semelhante à do Dia do Capitão Picard em “The Pegasus” de A Nova Geração (ver acima).

Mariner se reconcilia com a alferes andoriana Jennifer Sh’reyan (Lauren Lapkus), que salva sua vida, passando do empurrão inicial à amizade.

Neste episódio temos outra variedade do emblema da Federação. Este é amarelo e laranja, quando o clássico emblema é azul e branco, como no episódio “Future Imperfect” de A Nova Geração.

Boimler fica animado com a chance de honrar a tradição da Frota Estelar de fazer fila nos corredores para ver tripulantes honrados saírem da nave, vistos anteriormente em “Redemption” de A Nova Geração e em “Homestead” de Voyager. A fila ocorre, mas vê a capitão Freeman ser presa.

Mais alguém ficou com calafrios e flashbacks quando viu aquela legenda com a fonte de A Nova Geração, “continua” no final, assim como a primeira vez que foi mostrada, depois que Riker pronunciou o comando “Fogo” em “Best of Both Worlds, Part 1”?

 

Será que isso significa que a 3ª temporada de Lower Decks começará com o “Anteriormente em Star Trek: Lower Decks…”? “E agora, a conclusão…”. A conferir.

Estes foram os easter eggs e referências que encontramos. Se você achar mais alguma, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha