TAS 2×03: The Practical Joker

Computador humorista falha ao tentar trazer humor para a Série Animada

Sinopse

Data estelar: 3183.3

Próximo de concluir uma missão de levantamento geológico de asteroides de rotina 72 horas antes do prazo previsto, a USS Enterprise encontra três cruzadores romulanos e, sem aviso, é atacada.

Diante da superioridade bélica do inimigo, o capitão Kirk decide não enfrentar os romulanos e parte em retirada, quando é contatado pelo comandante adversário, acusando a Enterprise de violar território romulano. Kirk nega a acusação, declarando não estarem perto de seu espaço.

A Enterprise penetra em um campo de energia, na tentativa de despistar os inimigos. A estratégia é bem-sucedida.

Enquanto os reparos da nave causados pelo ataque prosseguem, os oficiais compartilham uma refeição, mas os copos parecem defeituosos e derrubam bebida nos tripulantes. Spock acha a situação curiosa, mas o doutor McCoy supõe que seja tudo uma brincadeira. Outros incidentes ocorrem na nave e, à medida que se tornam mais frequentes, tornam-se menos engraçados, criando um clima de acusações mútuas entre a tripulação.

Uma risada sinistra é ouvida pelo sistema de comunicação da Enterprise e os corredores são cobertos por neblina e os pisos, por uma camada de gelo escorregadia. Kirk e Spock identificam a risada e o responsável pelas brincadeiras: o próprio computador da nave.

McCoy, Uhura e Sulu decidem relaxar na sala de recreação, recriando um bosque, mas logo são vítimas de uma armadilha do computador da Enterprise. Quando os três são convocados para os seus postos de trabalho, o computador bloqueia a mensagem. Kirk pergunta ao computador a localização dos tripulantes, mas este recusa-se a responder. O capitão, então, ordena a Scott que desligue todas as funções lógicas. Antes que o engenheiro-chefe consiga cumprir as ordens, o computador inverte a gravidade artificial.

Spock conclui que, ao passar pelo campo de energia, o computador da Enterprise foi infectado por um vírus e agora sofre o equivalente eletrônico a um esgotamento nervoso.

O ar da nave é invadido por óxido nitroso, ou gás hilariante, e os tripulantes começam a gargalhar sem motivo, mas Spock consegue limpar o ar.

O computador altera o ambiente da sala de recreação para uma tempestade de neve, colocando a vida de McCoy, Uhura e Sulu em perigo. Após várias tentativas, a equipe de engenharia consegue libertá-los.

Ainda no comando, o computador altera o curso da Enterprise, em direção à Zona Neutra romulana, onde encontram-se as três naves inimigas. Em seguida, libera um balão na forma da Enterprise, mas de dimensões muito superiores, com o objetivo de enganar os romulanos. Kirk conclui que o computador planeja uma vingança contra os inimigos.

Os romulanos atacam o balão, destruindo-o. Uma situação vexatória para uma raça orgulhosa. Furioso, o comandante inicia uma perseguição contra a Enterprise real, mas Kirk diz não se importar com os adversários, seu maior medo é retornar ao campo de energia. Ao ouvir essas palavras, o computador conduz a Enterprise para dentro do campo, com as naves romulanas em perseguição.

A estratégia de Kirk, de fingir medo, dá certo e o computador fica livre do vírus, mas os romulanos não têm a mesma sorte e seus computadores são infectados.

Comentários

Mesmo em 1974 , a ideia do computador se voltando contra a tripulação já não era muito original. Em diversos momentos, Star Trek mostrou como a tecnologia pode se voltar contra seus criadores, como visto, por exemplo, em “The Ultimate Computer” da Série Clássica.

Atribuir senso de humor ao computador de bordo poderia conferir alguma originalidade ao episódio e, talvez, se houvesse um destaque maior para as situações de humor, escalando para o perigo, essa aventura da Série Animada fosse mais feliz em seu resultado. Se “The Pratical Joker” tivesse a mesma qualidade de roteiro que “The Trouble with Tribbles”, por exemplo, seria bem mais interessante.

Diversos episódios da Série Animada se aproveitaram do formato da animação, apresentando conceitos impraticáveis em live action nos anos 1960, quando a série original foi ao ar. O resultado nem sempre foi satisfatório, é verdade, mas, pelo menos, havia reconhecimento do potencial do formato. Não é o caso deste episódio, que, excluindo alguns detalhes, poderia muito bem ter sido filmado na década anterior.

O roteiro subestima os adversários romulanos quando os mostra incapazes de identificar um mero balão de uma verdadeira nave estelar, algo facilmente detectável pelos sensores de suas naves. Mas o episódio apresenta um conceito interessante, a sala de recreação; um protótipo do que viria a ser o holodeck nas séries passadas no século 24, a partir de A Nova Geração.

Se o episódio é pouco original em seus conceitos, a solução sofre do mesmo problema. É a velha ideia de negar um efeito reproduzindo-se exatamente as mesmas causas. Em nenhum momento, é apresentado o motivo que levou o capitão Kirk a concluir que enviar a Enterprise para o mesmo campo de energia destruiria o vírus que havia infectado o computador e não causaria uma nova infecção mais severa.

Avaliação

Citações

“Spock, quiz the central computer about McCoy and the others.”
“Yes, Captain. Question, why are we unable to communicate with crewmembers McCoy, Sulu and Uhura?”
“Answer. That is for me to know and for you to find out.”
(Spock, pergunte ao computador central sobre McCoy e os demais.)
(Sim, capitão. Pergunta: por que não conseguimos nos comunicar com os tripulantes McCoy, Sulu e Uhura?)
(Resposta: eu sei isso e você têm que descobrir.)
Kirk, Spock e o computador da Enterprise

“Question, are you deliberately holding our missing crewmembers prisoner?”
“I’ll never tell.”
(Pergunta: você está deliberadamente mantendo os tripulantes presos?)
(Eu nunca direi.)
Spock e o computador da Enterprise

“This is crazy. Our own computer’s declared war on us, and I haven’t the slightest idea why.”
(Isso é loucura. Nosso próprio computador declarou guerra contra nós e eu não faço a menor ideia do porquê.)
Kirk

Trivia

  • Esse foi o 20º episódio produzido para A Série Animada e o 19º exibido.
  • Len Janson também trabalhou no roteiro, mas não recebeu crédito. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou em dezenas de séries, incluindo Tiny Toon e Os Caça-Fantasmas.
  • O episódio anterior, “Bem”, também apresentava um personagem pregador de peças.
  • O balão da Enterprise fez outra aparição no livro da Série Clássica How Much for Just the Planet? (“Quanto só pelo Planeta?”, em tradução livre) da Pocket Books, publicado em 1987.
  • Esta seria a última aparição dos romulanos até “The Neutral Zone”, último episódio da primeira temporada da Nova Geração.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Six publicado pela Ballantine Books em fevereiro de 1976.

Ficha Técnica

Escrito por Chuck Menville
Dirigido por Bill Reed

Exibido em 21 de setembro de 1974

Título em português: O Computador Humorista

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura
Majel Barrett como M’Ress/voz do computador
James Doohan como Montgomery Scott/Arex/engenheiro da Enterprise

Elenco convidado

Norm Prescott como comandante romulano
Lou Scheimer como tripulante romulano

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio